fbpx

10ª edição do Assim Vivemos: Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Arte com mulher sinalizando com as mãos e texto descrito na legenda, da 10ª edição do Assim Vivemos.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem de capa ilustrando “10ª edição do Assim Vivemos” é a arte com cena de um filme e informações em texto. Texto: Assim Vivemos. 10º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Presencial: CCBB Rio, CCBB Distrito Federal, CCBB SP. Online: www.assimvivemos.com.br – Audiodescrição, LIBRAS e Legendas. Na imagem está a personagem do filme russo “Eu sou Irina”. Mulher de pele branca e cabelos curtos roxos. Está sinalizando com as mãos. Crédito: Reprodução/YouTube

Utilize os recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão redondo flutuante, na lateral esquerda. Para a tradução em Libras, acione a Maya, tradutora virtual da Hand Talk , no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima utilize o player de narração abaixo.

Evento híbrido e gratuito exibe 29 produções inéditas de 14 países, de 22 de setembro a 11 de outubro

Com sessões online e presenciais no CCBB Rio, 10ª edição do Assim Vivemos terá filmes nacionais, dos EUA, Rússia, Espanha, Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido

O Assim Vivemos  Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema – realiza sua décima edição nos Centros Culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. O CCBB Rio é o primeiro a receber o evento, entre os dias 22 de setembro e 11 de outubro, em formato híbrido: com sessões presenciais e virtuais.

Realização do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Nº 8.313/1991 ), a produção da Cinema Falado Produções programou a exibição de 29 produções de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens. Além das exibições, serão realizados quatro debates online

Assista, abaixo, a vinheta do Festival, com audiodescrição:

A 10ª edição do Festival traz sete filmes do Brasil, cinco dos Estados Unidos e da Rússia, dois filmes da Espanha e uma produção de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido.

No Assim Vivemos, as produções contam histórias com personagens ricos e diversos. São pessoas que buscam a realização de seus sonhos; que exigem serem ouvidas pela comunidade; que se expressam através da arte ou compartilham trajetórias de luta por seus direitos. Temas como educação inclusiva, sexualidade e esporte também são abordados.

Cartaz com texto descrito na legenda, cena do filme "Seremos Ouvidas", que estreia em Nova edição do Assim Vivemos 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem é uma cena do “Seremos Ouvidas”, filme nacional dirigido por Larissa Nepomuceno. Na imagem está um grupo de mulheres segurando cartazes. Em destaque, um cartaz com a seguinte frase: “Mulheres Surdas. Pelo direito de se comunicar em Libras nas delegacias da mulher!”. Créditos: Divulgação

“É com muita alegria que chegamos a 10ª edição desse festival tão importante que acompanha as conquistas, lutas, perdas e ganhos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas. O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem suas histórias, através dos filmes e debates. Estamos preparando uma edição linda e dessa vez com os debates e parte dos filmes também disponibilizados de forma online, ampliando assim o acesso de todos“, comenta Graciela Pozzobon, diretora do festival.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE 

Sessões Presenciais no RJ e Virtuais com acessibilidade

O público poderá participar do Assim Vivemos de duas formas: na sala de cinema do CCBB Rio ou acessando virtualmente parte da programação. Reaberto desde setembro do ano passado e seguindo as normas sanitárias, o Centro Cultural está preparado para receber a todos com segurança. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria no mesmo dia de exibição ou no link: https://www.eventim.com.br .

Homem branco com deficiência pintando um quadro. Descrição detalhada na legenda abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Cena de filme que estreia no Assim Vivemos mostra Jeremy, pessoa com deficiência, pintando um quadro. Tem pele branca, cabelos e barba castanhos curtos. Ele está de perfil, usa blusa preta e órtese na mão direita em que segura o pincel. Atrás dele há uma parede com outras telas. Cena faz parte do filme norte-americano “As belas cores de Jeremy Sicile-Kira” (em inglês, The beautiful colors of Jeremy Sicile-Kira), dirigido por Aaron Lemle, do ano 2020. Créditos: Divulgação

De 22 de setembro a 4 de outubro o CCBB recebe as sessões presenciais. Já as sessões online serão disponibilizadas aos poucos. A cada semana estarão no site do festival filmes relacionados aos debates semanais e na última semana, uma sessão extra.

Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções, sendo sete relacionadas aos temas debatidos: 

  1. A força da Arte; 
  2. Educação para todos; 
  3. Parceria colaborativa; 
  4. Em busca de uma voz. 

Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. O link para participar será disponibilizado no site do festival no dia do encontro .

Cena de filme com dois homens, um deles calvo e com deficiência. Descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Na imagem há dois homens e parte de outra pessoa no canto esquerdo. Homem branco com cabelos castanhos curtos está sentado à mesa, com uma caneta na mão. Veste paletó marrom e está olhando para o lado a outro homem, que está em pé, ao seu lado. A pessoa ao lado é um homem com deficiência, calvo e com pele branca. Usa óculos de grau e camiseta vermelha, enquanto gesticula. A cena é parte da produção australiana “Volta” (em inglês, The Loop), dirigida por Johanis Lyons-Reid e Lorcan Hopper, que estão na imagem. Créditos: Divulgação

Filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Os debates ao vivo terão interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site , assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE 

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.

Confira a programação completa do Assim Vivemos 2021, no site: www.assimvivemos.com.br

Imagem com mulher em cadeira de rodas se exercitando. A descrição detalhada está na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Cena do filme russo Imbatível Bunina (Unbeatable). Na imagem está a atleta Olga Bunina, em sua cadeira de rodas. Mulher branca com cabelos pretos curtos está se exercitando em equipamentos de musculação. Ela usa camiseta preta. A produção dirigida por Alexander Zinenko, retrata a força espiritual da atleta que foi 13 vezes campeã mundial de Queda de Braço, tida como a mulher mais forte do planeta. Créditos: Divulgação

SOBRE O CCBB RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. A entrada do público é permitida apenas com agendamento online no site eventim.com.br , o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio. Ainda conta com fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. Nos teatros e cinemas a lotação está reduzida para 40%.

Desde 15 de setembro, em atenção ao decreto municipal nº 49335 , o acesso ao CCBB só é permitido ao público que apresentar na entrada da instituição a comprovação de vacinação contra a COVID-19. 

SOBRE O FESTIVAL ASSIM VIVEMOS

Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil. Evento bienal, promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto.

Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas deficientes e consequentemente toda a sociedade. Em todas as sessões são disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e interpretação de LIBRAS.

Banner em fundo amarelo claro e texto na cor vinho: Assim Vivemos - 10º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em fundo amarelo claro e o logo na cor vinho. Texto: Assim Vivemos - 10º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Créditos: Divulgação

O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão, já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos.

SERVIÇO:

  • O quê: Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
  • Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – CCBB RJ
  • Local: Cinema I, capacidade de 33 lugares por sessão | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
  • Quando: De 22 de setembro a 11 de outubro de 2021
  • Horários: Domingo, segunda-feira e quarta-feira, de 9h às 19h | Quinta-feira, sexta-feira e sábado, de 9h às 20h
  • Como: De 22/09 a 4/10 – sessões presenciais | De 22/09 a 11/10 – sessões online de filmes relacionados aos debates e de filmes extras disponibilizados semanalmente
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Jornalista Inclusivo

Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação JI
Editor responsável (MTB: 0089466/SP)

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. 

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies e nossa Política de Privacidade.