Celebridades com Deficiência: E a Causa PcD?

Arte com o Paulo Fabião, episódio nº 7. Celebridades com Deficiência: E a Causa PcD?
(Celebridades com Deficiência: E a Causa PcD?) Descrição da Imagem #PraCegoVer: Texto no canto superior: Episódio nº 7. Fotografia do Paulo Fabião na cadeira de rodas. Homem branco com cabelos pretos. Está segurando um microfone. Edição com efeitos gráficos com chifres vermelhos, auréola dourada e chamas de fogo atrás da cadeira. No canto inferior esquerdo está o nome da vídeocoluna Mau Exemplo de Superação, por Paulo Fabião. (Créditos: Edição)

Por que artistas, intelectuais e celebridades com deficiência nada fazem em prol da causa e ativismo PcD?

Por que eles não contribuem em nada com a causa de movimentos que defendem os direitos dessas pessoas?

“É aquilo que eu sempre falei da questão socioeconômica, quanto maior sua capacidade socioeconômica, quanto mais dinheiro você tem, menos dificuldades você passa, ainda que você passe dificuldades”, reconhece Paulo Fabião.

Infelizmente, grandes nomes, um jornalista, escritor e cineasta, outro compositor, cantor e guitarrista, e até uma ex-atleta seriam vozes importantes, mas se calam.

“Mas por quê? Porque eles não passam tantas dificuldades”, reconhece. Paulo Fabião explica que não é só a questão socioeconômica, mas do tamanho e importância que essas pessoas já tinham, antes de se tornarem PCDs.

Para ele, essas pessoas não podem só olhar para as próprias dificuldades como se fosse algo individual:

Então se você tem deficiência, mas tem alguma visibilidade, use essa visibilidade em prol da causa PCD.

Entenda mais sobre o assunto, no novo episódio da videocoluna do site Jornalista Inclusivo, por @opaulofabiao .