fbpx

Acessibilidade Para Todos: Campanha do 18º ODS chega à Argentina, mas precisa de maior adesão

Arte com ícones coloridos e textos. À esquerda, sobre o fundo azul: Acessibilidade para Todos e 18º ODS, no canto direito inferior, sobre fundo branco.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com ícones coloridos e textos. À esquerda, sobre o fundo azul: “Acessibilidade para Todos” e “18º ODS”, no canto direito inferior, sobre fundo branco. No centro, a imagem do globo terrestre com sobreposição do símbolo internacional de acessibilidade. No entorno do globo estão os ícones com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Logo da ONU no canto direito superior. (Imagem: Edição. Créditos: Divulgação/ ONU)

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão da lateral esquerda. Para tradução em Libras, acione a Hand Talk , no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima utilize o player de narração abaixo.

Abaixo-assinado que inclui a acessibilidade como 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável busca apoio de organizações globais e outros países para ampliar alcance

Campanha que pede a Organização das Nações Unidas (ONU) a criação do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, “Acessibilidade Para Todos” vai à Argentina e a outros países da América Latina, segundo atualização do abaixo-assinado online no Change.org .

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    CONTINUA APÓS PUBLICIDADE 

    Acessibilidade Para Todos como 18º ODS

    No dia 18 de dezembro 2021 foi lançado o abaixo-assinado online pedindo que a Acessibilidade para pessoas com deficiência seja incluída como 18º objetivo na Agenda de Desenvolvimento Sustentável, criada pela ONU.

    A iniciativa é de Cid Torquato, CEO do ICOM Libras e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e da jornalista Ciça Cordeiro, coordenadora de comunicação na Talento Incluir.

    Confira a atualização do abaixo-assinado

    Pessoal, tudo bem?

    Agradecemos pelo apoio ao nosso abaixo assinado pela criação do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 

    TODOS PELA ACESSIBILIDADE!

    Acabamos de fechar parceria para levar nossa campanha à Argentina e países da América Latina. Paralelamente, estamos articulando com organizações globais e de vários países para ampliarmos nosso alcance.

    Já estamos com mais de 70 mil visualizações e 6 mil assinaturas, mas precisamos ampliar estes números. 

    “Contamos com você, signatário! Por favor, envie e reenvie nosso link para sua rede de contatos. Nossa meta é chegar a 20 mil signatários até o fim de abril”

    Bora divulgar! 

    Abraços!

    Cid Torquato

    Você sabe quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

    A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

    1. Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
    1. Fome Zero e Agricultura Sustentável: Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
    1. Saúde e Bem-Estar: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
    1. Educação de Qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
    1. Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
    1. Água Potável e Saneamento: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;
    1. Energia Limpa e Acessível: Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos;
    1. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;
    1. Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
    1. Redução das Desigualdades: Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países;
    1. Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    1. Consumo e Produção Responsáveis: Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis;
    1. Ação Contra a Mudança Global do Clima: Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
    1. Vida na Água: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
    1. Vida Terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade; 
    1. Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;
    1. Parcerias e Meios de Implementação: Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável;
    1. Acessibilidade Para Todos: Promover acesso e acessibilidade à informação, à comunicação, ao lazer, ao trabalho, à saúde, à educação, à cultura, com segurança e autonomia, possibilitando o uso de todos os produtos e serviços disponíveis, beneficiando estruturalmente as pessoas com deficiência e toda a sociedade, sem exceção, garantindo liberdade, igualdade e dignidade, direitos estabelecidos no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    Arte com ícones coloridos e texto, centralizado no topo: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Imagem com 18 quadrado e nome de cada objetivo.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem é uma tabela com o título: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Abaixo, há 18 quadrados coloridos distribuídos em três fileiras com seis quadrados em cada uma. Dentro de cada quadrado está um dos os 17 objetivos da versão original dessa tabela. A imagem foi escurecida na edição, destacando o último quadrado com a Acessibilidade para Todos e o símbolo de Acessibilidade ONU, como 18º Objetivo desta campanha. (Imagem: Edição. Créditos: Divulgação/ ONU)

    Conheça a campanha: Acessibilidade Para Todos

    Criamos (Cid Torquato e Ciça Cordeiro) este abaixo-assinado porque entendemos que acessibilidade, seja ela física, comunicacional ou atitudinal, entre outras, é fundamental para a estruturação de sociedades realmente sustentáveis. Como disse Ban Ki-moon, ex-Secretário Geral da ONU, em 2012:

    “Acessibilidade é crítica para que seja conseguido o futuro que queremos”

    Nesse sentido, acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade são conceitos essencialmente interligados, interconectados e interdependentes, sem os quais não venceremos os desafios humanos e ambientais que, hoje, colocam em xeque o futuro do planeta.

    Se os ODSs são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, a acessibilidade precisa constar nesta lista. Sem acessibilidade estrutural, situação que vive a maior parte do planeta, cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência, segundo a OMS, se veem impedidas de usufruir plenamente de seus direitos.

    Defendemos, então, que acessibilidade conste explicitamente como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e não esteja apenas subliminarmente inserida em outras metas.

    CONTINUA APÓS PUBLICIDADE 

    É preciso promover acesso e acessibilidade à informação, à comunicação, ao lazer, ao trabalho, à saúde, à educação, à cultura, com segurança e autonomia, possibilitando o uso de todos os produtos e serviços disponíveis, o que beneficiaria estruturalmente as pessoas com deficiência e toda a sociedade, sem exceção, garantindo liberdade, igualdade e dignidade, direitos estabelecidos no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Portanto, pedimos seu apoio, divulgação e sua assinatura a este abaixo-assinado, cujo resultado final será encaminhado ao escritório da ONU no Brasil, bem como, buscaremos meios de apresentá-lo na próxima reunião da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova York.  

    Acessibilidade para todos, como o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável!

    Adesão da sociedade

    Até a data de publicação desta matéria, o abaixo-assinado online indicava que 6.297 pessoas já haviam assinado. Para ajudar a chegar a mais pessoas é importante que você dê o próximo passo e assine, compartilhe ou turbine o abaixo-assinado.

    Para assinar, basta acessar o link: https://chng.it/VFRPCmYGPz

    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no telegram
    Compartilhar no email
    RFerraz Carpi
    RFerraz Carpi

    Editor criador do Jornalista Inclusivo. Responsável pelo conteúdo (MTB: 0089466/SP). Formado em Comunicação Social (2006), repórter em jornais impressos, rádio AM, assessor de imprensa e fotógrafo em navios de cruzeiro. Especialista em conteúdo digital acessível, ativista socioambiental e consultor em diversidade e inclusão.

    Todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Este site usa Cookies

    Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. 

    Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies e nossa Política de Privacidade.