Desafios de estomizados e cadeirantes, com o diretor-geral da Coloplast

Montagem com homem fisiculturista estomizado e Luiz Tavares ilustra a entrevista Desafios de Estomizados e Cadeirantes, com o Diretor-geral da Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração da entrevista sobre os desafios de estomizados e cadeirantes é uma imagem com duas fotografias. Em tamanho maior, o fisiculturista estomizada Frank Miguel usa bolsa coletora, na região abdominal. Usa calça vermelha, sem camiseta e segura um halter em cada mão. Na lateral esquerda da imagem, uma fotografia recortada em forma de círculo com a legenda “Entrevista com Luiz Tavares, diretor-geral da Coloplast no Brasil. Ele é um homem branco, de cabelos pretos curtos, barba e bigode. Usa óculos de grau, camisa e paletó. Imagem tem moldura fina, verde clara. Créditos: Divulgação/Edição JI

Diretor-geral da Coloplast no Brasil, Luiz Tavares fala dos principais desafios de estomizados e cadeirantes, apresentando programa gratuito para pessoas com estomia e continência urinária

Tema que precisa deixar de ser tabu é o uso de bolsas coletoras por estomizados, pessoas que passam por procedimento cirúrgico que cria novo trajeto para eliminação da urina e fezes, por exemplo. Realidade de muitas pessoas, que também vale para cadeirantes e lesados medulares que, ao perderem os movimentos, precisam usar cateteres urinários diariamente – diversas vezes ao dia – para esvaziar a bexiga, que se torna neurogênica.

Diante de uma nova realidade e condição de saúde, é normal que surjam diversas perguntas:

Qual bolsa de estomia comprar? O que é adjuvante? Quantas preciso por dia? Como fazer a troca? E se infeccionar? Como faço para dormir com ela? O que fazer para evitar o cheiro e o constrangimento? Como tomo banho sem molhar a bolsa? E na hora do sexo? Posso me exercitar? E se eu engravidar, o que acontece? O que posso comer depois de me tornar uma pessoa estomizada? É possível ter acesso às bolsas via SUS? E pelo plano de saúde?

Com relação aos cadeirantes com bexiga neurogênica, por exemplo, as dúvidas são outras, mas também pertinentes: 

Como escolher as sondas? Qual é o calibre certo? Quais são os modelos? Como introduzo o cateter? Quais os cuidados que devo tomar? Eu tenho que beber mais ou menos líquido? É normal ter infecções urinárias? O que devo fazer para evitar?

Imagem de pessoa estomizada ilustra Desafios de Estomizados e Cadeirantes, com o Diretor-geral da Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia mostra a região abdominal de pessoa estomizada. Utiliza dispositivo de anel móvel com adesivo, que adere na pele para o encaixe da bolsa coletora. A pessoa tele branca, usa calça preta e camisa branca, que está levantada para manipular o dispositivo. No canto esquerdo superior está o logo Coloplast. No rodapé, sobre uma faixa verde clara, a frase: ‘Pessoas estomizadas e com outras condições podem se beneficiar através do SUS’. Créditos: YouTube Coloplast/Edição JI

Publicidade

Para atender a todas essas questões, existe o Coloplast Ativa , programa de suporte ao usuário com estomia ou continência urinária, 100% gratuito. Considerado o maior do Brasil, está presente em todos os Estados e já atendeu mais de 115 mil usuários desde 2002.

O Coloplast Ativa conta com uma equipe multidisciplinar, com enfermeiras estomaterapeutas (especializadas nesse tipo de tratamento), psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas para orientar os usuários em todas as suas dúvidas. 

Ao se cadastrar no programa, além do atendimento via telefone na Central Coloplast Ativa, o usuário tem direito a uma orientação profissional, humanizada e personalizada, recebendo, inclusive a visita de uma enfermeira, seja em casa ou no hospital, totalmente gratuita. 

Segundo a assessoria de imprensa, dados mostram que a Região Sudeste é a que oferece o maior número de polos do SUS, para a coleta de bolsas de forma gratuita: São 112 no total, o que representa mais de 40% de todo o Brasil. Além disso, no último trimestre de 2020, representou 67% dos atendimentos Ativa, sendo a região campeã no número de usuários que buscam informações. 

Conveen, Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem em fundo branco com os seguintes logos: Conveen, no canto esquerdo superior, Coloplast Ativa, canto esquerdo inferior e Coloplast, canto direito inferior. Dentro de um retângulo com moldura verde, três modelos de cateteres externos autoadesivos e bolsa coletora de urina. Créditos: Divulgação.

Desafios de estomizados e cadeirantes: Intestino e/ou bexiga neurogênica. E agora?

Rotina, estilo de vida, alimentação, independência, como lidar com crianças nessa situação, cuidados com a pele, como aceitar o estoma, como recorrer ao SUS para ter acesso às bolsas e adjuvantes prescritos, como exigir seus direitos pela condição de pessoas com deficiência são temas recorrentes dessa população.

Foi pensando nesse público, que a Coloplast – empresa multinacional dinamarquesa de dispositivos e serviços médicos relacionados a ostomia, urologia, continência e tratamento de feridas, lançou o Programa Ativa.

O programa oferece suporte vitalício e ininterrupto, em todas as fases, desde a adaptação e conhecimento dos produtos essenciais à nova condição de saúde até o retorno à rotina de vida. Todo o atendimento grátis pode ser solicitado a qualquer momento que o usuário necessite.

Nos atendimentos presenciais, a enfermeira do Programa estará sempre equipada com amostras grátis dos produtos para estomia e continência, e materiais fundamentais ao cuidado, como espelho, tesoura etc. Assim, os usuários podem testar o modelo mais indicado para sua qualidade de vida na rotina diária.

Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem em fundo branco com o logo Coloplast, centralizado no topo. Abaixo, na lateral esquerda, o texto com a pergunta: Já faz parte do programa Coloplast Ativa? Na sequência as informações: Cadastre-se por telefone, 0800 285 8687 – ou por e-mail ativa@coloplast.com. Receba um atendimento com todas as orientações para ter o melhor padrão de cuidado. E tem mais! Veja todos os artigos sobre cateterismo intermitente disponíveis no site www.coloplastativa.com.br | Créditos: Divulgação

Publicidade

Além disso, a presença da profissional se valerá do olhar clínico, com instruções sobre a anatomia de cada usuário, sua fisiologia (como seu organismo funciona), informações sobre uma cirurgia recente de estomia e o diagnóstico para o uso de um produto específico. 

O Programa atua ainda como complemento às orientações recebidas nos hospitais, assim como nos polos do SUS. É importante que todo usuário conheça o modelo ideal para suas necessidades, melhorando sua qualidade de vida, sem se sentir excluído da sociedade. 

Outro ponto importante é a questão de que a estomia, assim como a sondagem, jamais devem ser encaradas problemas, pelo contrário: São as soluções. Para os estomizados, é uma nova chance de aproveitar a vida. Já para os cadeirantes que precisam esvaziar a bexiga utilizando os cateteres, com um tratamento e produto adequado, é possível reduzir em até 55% as chances de infecção urinária.

Pensando nisso, o editor do portal Jornalista Inclusivo, Rafael F. Carpi – tetraplégico com lesão medular desde 2011, conversou com Luiz Tavares, Diretor-geral da Coloplast no Brasil.

Confira a entrevista abaixo:

Luiz Tavares ilustra a entrevista Desafios de Estomizados e Cadeirantes, com o Diretor-geral da Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Luiz Tavares, Diretor-geral da Coloplast no Brasil, é um homem branco, com cabelos pretos curtos, barba e bigode. Usa óculos de grau, camisa social azul, e paletó escuro. Créditos: Divulgação

Como o desconhecimento impacta o dia a dia de um estomizado ou de um cadeirante usuário de cateter urinário?  

O usuário, seja cadeirante ou estomizado, passa por grandes alterações físicas, onde precisa reaprender os cuidados íntimos. Poderá impactar negativamente sua vida social, psicológica ou até mesmo fisiológica quando esse usuário não recebe as informações necessárias para esse cuidado. A falta do cateterismo intermitente, por exemplo, poderá acarretar o aumento do risco de infecções urinárias em até 57%. Já para o estomizado, não receber as informações corretas para esse cuidado diário, poderá gerar complicações de pele advindos do vazamento, complicação essa comum em 61% dos usuários, segundo estudos. 

Na prática, quais são as principais dúvidas de pessoas que vivem com estoma, e as que realizam cateterismo intermitente?  

Para os estomizados, as principais dúvidas são sobre os cuidados diários: como higienizar, recortar corretamente a base adesiva, frequência de troca do equipamento coletor, além de dúvidas sobre alimentação e atividade física. 

Para os cadeirantes, alimentação torna-se uma dúvida frequente também, principalmente ao que diz respeito à ingestão hídrica. A realização do cateterismo fora de casa, torna-se um desafio regado de muitas dúvidas, já que no Brasil lidamos com a falta de acessibilidade em muitos locais. 

Como é o feedback de quem entra em contato e acaba conhecendo o Programa Ativa da Coloplast?  

No programa Ativa, fazemos o primeiro contato com o usuário 7 dias após a visita da enfermeira de campo, e nesse contato temos uma receptividade positiva quanto ao trabalho prestado pela enfermeira. Além disso, esse acompanhamento pós-visita faz toda a diferença, já que muitos usuários possuem dúvidas no decorrer dessa nova jornada. Contar com o apoio de uma equipe multiprofissional auxilia nessa reintegração à sociedade. Esse feedback vem de diversas formas: através de WhatsApp pela própria enfermeira que atendeu, e-mails formais, telefonemas, SMS, e alguns fazendo questão de publicar ou gravar vídeos em suas redes sociais para divulgar todo o trabalho prestado e recebido pelo Coloplast Ativa. 

Publicidade

Banner ilustrativo com a palavra em inglês "Care", para a entrevista sobre Desafios de Estomizados e Cadeirantes, com o Diretor-geral da Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem retangular em fundo branco com a palavra “Care”, que em português significa “Cuidado”. Em fonte azul, grande, cada letra da palavra tem uma pessoa, representando o seguinte público: Mulher idosa sentada na letra C; homem idoso atrás da letra A; cadeirante apoia o braço na letra D; homem com roupa branca atrás da letra E. Créditos: Reprodução/Divulgação

Seria possível citar algum caso marcante que teve conhecimento?  

Histórias como essa tornam nossa missão de tornar a vida das pessoas com necessidades intimas de saúde mais fácil: Uma usuária cadeirante, que necessitava do cateterismo intermitente, prestava os cuidados através do auxílio do marido. Ela necessitava fazer o procedimento na cama para que seu marido realizasse a drenagem da urina através do cateter, o que gerava um grande constrangimento para ela. Além da dependência para a realização do procedimento, a usuária não conseguia fazer a quantidade de cateterismo adequada e indicada pelo médico, pois seu marido trabalhava fora, e por isso tinha infecções urinárias de repetição. Após o atendimento do Coloplast Ativa, possibilitamos através de um treinamento personalizado com que a usuária realizasse o auto cateterismo, melhorando assim sua qualidade de vida, já que não dependia mais do marido para realização do procedimento. Além disso, melhorou seu relacionamento conjugal e eliminando os episódios de infecção urinária por repetição. Essa é uma das milhares de histórias que o Coloplast ativa tem nesses anos de atuação no Brasil. 

No quesito preparo emocional, como é possível ajudar a quem se vê nessas novas condições de saúde?  

Quando o usuário se depara com essa nova condição, sente-se sozinho, pois a grande maioria, não conhece outras pessoas que realizam aquele procedimento. Além de prestar os cuidados gerais sobre essa nova condição, através de um enfermeiro na área de Estomaterapia, é importante integrar esse usuário ao compartilhamento de outras histórias e experiências. As associações de usuários são um ótimo caminho para receberem esse suporte. 

A Central Ativa é um outro canal para receberem o suporte profissional necessário. Contamos com psicólogas para auxiliar nessas questões emocionais e poder orientar que os usuários busquem um auxílio periódico através de terapias, quando necessário. Esse apoio emocional não necessariamente será importante apenas para os usuários, mas também aos familiares que estão passando pela situação. 

Humanizar o atendimento é essencial nos dias de hoje, já que muito se fala na experiência do usuário? Por que?  

Sem dúvida alguma essa humanização é importante. A Coloplast surgiu dessa humanização, quando a enfermeira Elise Sorensen identificou as dificuldades da sua irmã que era estomizada, e dessa necessidade, inventou a primeira bolsa de colostomia adesiva. 
É muito importante explorar as necessidades do usuário, para entender e entregar a solução efetiva. Além disso, a percepção de qualidade de vida é diferente para cada ser humano, por isso precisamos entender de maneira individualizada essas necessidades e sempre se colocando no lugar do outro. Ser estomizado ou cadeirante é uma condição que pode ser adquirida em qualquer momento da nossa vida. Já tivemos casos na empresa em que familiares de colaboradores se tornaram usuários dos nossos produtos. Por isso, a importância de se colocar sempre no lugar do outro e prestar o melhor serviço ao usuário. 

SpeediCath: Coloplast oferece amostras gratuitas
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador acessando a loja online da Coloplast. Na homepage do site está a o SpeediCath Navi, novo cateter flexível para homens e realização do cateterismo intermitente. Abaixo, outras opções como Estomia, Continência e Ferida. Créditos: Reprodução/loja.coloplast.com.br

Publicidade

Como lidar com usuários que se revoltam com essa mudança de vida?  

Muitas vezes a revolta está vinculada ao desconhecido, e trazer informações sobre essa nova condição auxiliará no empoderamento desse usuário, o auto cuidado muitas vezes auxiliará nessa aceitação. Além disso, como mencionado na questão emocional, compartilhar histórias de outros usuários através das associações, ou até mesmo através do nosso site exclusivo onde temos testemunhos de usuários, poderá contribuir nessa mudança de vida. 

Como tem sido a aceitação do público brasileiro em relação aos produtos da Coloplast, visto que foi lançado o e-commerce no Brasil há poucos meses? 

A Coloplast é líder de mercado no segmento de estomia no Brasil há 20 anos. Desde a nossa abertura, somos movidos por essa missão de entregar ao usuário os melhores produtos para que ele tenha uma qualidade de vida excelente com a sua condição. O lançamento da nossa loja online foi mais um passo na nossa estratégia global de possibilitar ao usuário um amplo acesso aos produtos, elevando o padrão de cuidado para o seu cuidado íntimo. A aceitação da loja tem sido bastante positiva.

Desde o lançamento em maio de 2020, a loja Coloplast cresce em vendas a cada mês, o que nos mostra que essa necessidade era real e esperada pelos usuários, que muitas vezes não conseguem ter a quantidade de materiais suficientes para o seu auto cuidado na esfera pública ou privada. E nós, como empresa, estamos entregando para ele essa experiência com a nossa loja, para que cada vez mais ele tenha uma vida melhor com a sua condição. Estamos felizes com o resultado, impactando cada vez mais os usuários. 

Banner da loja online Coloplast
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem com o texto: Usuário Coloplast Ativa tem 20% de desconto na nossa loja online. Aproveite! Na lateral direita, mão segurando celular acessando o site da loja.coloplast.com.br, com a imagem de um homem de pele parda, e produtos de Estomia, Continência e Ferida. No rodapé, a informação: *Desconto aplicável para compras feitas após uma primeira aquisição na loja online. Consulte regulamento na página informações. Créditos: Reprodução/Facebook

Confira o regulamento completo neste link: http://coloplast.to/regulamentobeneficioativa

Sobre a Coloplast     

Com mais de 60 anos de história, a Coloplast desenvolve produtos e serviços que tornam melhor a vida de pessoas com condições médicas muito íntimas. Operando em todo o globo, atua com muita proximidade junto aos usuários finais e profissionais de saúde, criando soluções personalizadas de acordo com suas necessidades. Os negócios da Coloplast incluem cuidados com estomia, continência, tratamento de feridas e urologia, além de cuidados com a pele. São mais de 13 mil colaboradores ao redor do mundo trabalhando para tornar melhor a vida das pessoas com necessidades íntimas de saúde.    

Este ano, a empresa também anunciou o primeiro e-commerce B2C do Brasil no segmento (loja.coloplast.com.br ) e um site de amostras grátis (https://bit.ly/soliciteumaamostra ), pelo qual é possível pedir produtos para testagem. Os dois canais, inéditos no País, são para o consumidor final e contribuem para aumentar a comodidade, segurança e acesso a produtos Coloplast. Além disso, todo usuário cadastrado no programa Coloplast Ativa têm 20% de desconto em todas as compras feitas na loja online.

A empresa também tem um canal de comunicação com os usuários nas redes sociais, separadas por área de atuação da Coloplast:

Institucionalmente, a Coloplast também está presente no LinkedIn e no YouTube .

Para mais informações acesse o site da empresa: Coloplast  

Ou ligue para: 0800.285.8687  

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn
• Siga nas redes sociais:

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário