Investimentos em inclusão aumentaram 78% em 2020

Quatro mulheres em cadeira de rodas ilustra artigo - Investimentos em inclusão aumentaram 78%
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra o artigo “Investimentos em inclusão aumentaram 78%” uma fotografia com quatro mulheres em cadeira de rodas, que são da equipe da Talento Incluir. Todas usam calça e camiseta preta. Elas estão atravessando a rua, em fila, sobre a faixa de pedestres, em alusão a popular foto da banda inglesa The Beatles. Créditos: Divulgação

Maior demanda por consultoria aponta que investimentos em inclusão aumentaram 78% nas empresas

Apesar do aumento nos investimentos em programas de fortalecimento da cultura de inclusão em 2020, o número de vagas ofertadas a profissionais com deficiência no mercado de trabalho caiu pela metade, segundo a Talento Incluir

De acordo com levantamentos da Talento Incluir, consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho e já proporcionou emprego mais de 7 mil profissionais com deficiência, em 2020 as empresas investiram 78% a mais que no ano anterior em programas para o fortalecimento da cultura de inclusão.

Com um crescimento de 25% em relação ao faturamento de 2019, a Talento Incluir também aponta que, mesmo em um ano tão desafiador para a geração de empregos, promoveu a contratação de 231 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Porém, o número reflete uma diminuição em relação a 2019, quando a consultoria inseriu 474 pessoas com deficiência em vagas de trabalho.

Entre os clientes da Talento Incluir, os setores que mais empregaram pessoas com deficiência em 2020 foram o Financeiro, seguido do Agrícola e de Saúde. Desse total de vagas preenchidas por pessoas com deficiência em 2020, 90,91% foram para áreas administrativas das empresas contratantes, 6,06% para áreas operacionais, 2,16% para áreas técnicas e 0,87% para áreas comerciais.

Publicidade

Também em 2020, a Talento Incluir – com o objetivo ampliar a atuação e promover a cultura de inclusão e diversidade para empresas nos demais países da América Latina – anunciou a parceria com a Incluyeme.com , uma plataforma argentina que atua no mesmo segmento na região. Juntas, as duas empresas terão mais facilidade para dar continuidade em trabalhos iniciados no Brasil, mas que também tenham operações em outros países da América Latina.

No ano passado, 14.300 pessoas foram impactadas por treinamentos, lives e eventos online realizados pela Talento Incluir, seja em empresas ou em eventos sobre o tema durante o ano. Os conteúdos estão disponíveis no canal da empresa no YouTube: Talento Incluir  e no site www.talentoincluir.com.br . A Talento Incluir também lançou o curso EaD sobre “Vieses inconscientes”, com 10 aulas destinadas a empresas e profissionais da área de Recursos Humanos.

Dois homens negros, um deles cadeirante, Talento Incluir, ilustra artigo - Investimentos em inclusão aumentaram 78%
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de dois homens negros usando roupa social, dentro de escritório. Eles estão de costas, usando computador em uma mesa. Um deles é cadeirante, e usa cabelo black. Outro tem a cabeça raspada. Créditos: AdobeStock

Pesquisas em 2020

Para entender melhor os impactos da pandemia na empregabilidade das pessoas com deficiência, a Talento Incluir realizou duas grandes pesquisas:

  • “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”

Realizada em uma parceria entre a Talento Incluir e a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, com o tema Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a pesquisa constatou que 85,5% das pessoas entrevistadas não se consideram inseridas no grupo de risco da Covid-19 apenas por sua deficiência.

O levantamento contou com 5.574 respondentes com deficiência que se declararam: trabalhando (home office ou fora de casa), empreendendo, desempregados, afastados ou aposentados. Do total dos respondentes que se declararam empregados, 446 profissionais foram afastados das suas funções durante a pandemia, sendo que mais da metade deles (63,7%) foi afastada por decisão exclusiva e equivocada das empresas onde trabalham. Quase todos (96,7%) pretendem voltar à sua rotina assim que possível.

  • “Marketing e profissionais com deficiência: desafios e necessidades sobre acessibilidade”

Com o objetivo de mapear a acessibilidade de profissionais de marketing com deficiência no Brasil, a Talento Incluir em parceria com a RD Station (RD), a Web Para Todos, a Digital House e a ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) realizaram a pesquisa: “Marketing e profissionais com deficiência: desafios e necessidades sobre acessibilidade”.

O estudo constatou que 67% dos profissionais de marketing com deficiência entrevistados avaliam que o setor não oferece oportunidade de ingresso desenvolvimento profissional no País. Também apontou que a comunicação digital das empresas em geral não está preparada ou não se preocupa em ser mais inclusiva. Para 43% dos entrevistados, a falta de conhecimento é a principal razão para a ausência de conteúdos mais acessíveis elaborados por empresas.

Publicidade

Sobre a Carolina Ignarra

Ainda em 2020, de acordo com a lista da revista Forbes, Carolina Ignarra, empreendedora e a fundadora da Talento Incluir, foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil.

O reconhecimento se deve ao trabalho que realiza à frente da Talento Incluir, para levar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 300 empresas por meio de treinamentos personalizados e colocar mais de 7 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Foto da Carolina Ignarra - Talento Incluir, ilustra artigo - Investimentos em inclusão aumentaram 78%
Descrição da imagem #PraCegoVer: Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir. Mulher branca com cabelos castanhos na altura dos ombros. Usa calça preta e blusa vermelha. Está sentada na cadeira de rodas, sorrindo, com as mãos sobre a perna. Créditos: Daniela Batista

“Se por um lado tivemos a diminuição nas ofertas de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho em 2020, por outro tivemos o aumento de investimentos das empresas em cultura de inclusão, provocado principalmente pela exposição mundial de episódios que envolviam racismo, violência contra mulher e demais marcadores sociais. O tema “inclusão” passou a ter ainda mais relevância nas empresas, que começaram a abrir altos cargos para cuidar de gente sob o conceito da diversidade. Isso é um bom sinal. Trabalhamos para que o mundo não precise mais ser obrigado por lei a realizar inclusão e para que ela aconteça de forma natural e por convicção”, destaca a CEO da Talento Incluir, Carolina Ignarra.

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada em 2008, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 7 mil pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos diferenciados para formar cultura inclusiva em mais de 300 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras. 

Deixe um comentário