4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21

Jovem com síndrome de down sorrindo, para 4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração para 4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21, a fotografia colorida com um jovem rapaz sorrindo. Ele tem cabelos pretos, pele branca e síndrome de Down. Está com os olhos fechados, usando camisa xadrez azul. Créditos: Shutterstock

Conheça os principais cuidados com a saúde bucal da pessoa com Síndrome de Down

Saiba como cuidar dos dentes com 4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21, e conheça a cartilha gratuita do Movimento Down, que desde 2012 contribui com a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual

Segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de Trissomia do Cromossomo 21 (T21), que totaliza em torno de 270 mil pessoas com a síndrome de Down. No mundo, a incidência estimada é de um em cada 1 mil nascidos vivos e a cada ano, cerca de 3 a 5 mil crianças nascem com a síndrome.

Publicidade

Desde a descoberta da trissomia 21, em 1866, por John Langdon Down, a medicina evoluiu muito, aumentando a expectativa e a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual. E apesar de terem a mesma necessidade de tratamentos e prevenções de saúde das demais, as pessoas com T21 precisam de atenção especial para alguns fatores, a exemplo da saúde bocal.

Pensando nisso, o dentista Eduardo Castro, da rede OdontoCompany, separou algumas informações e dicas. Confira abaixo:

1) Visitas ao dentista

A primeira abordagem deve ser feita antes dos seis meses de vida, para uma avaliação e orientações. Todo paciente com down precisa de uma periodicidade média de três em três meses de retorno para consulta de manutenção e intensificação de novas orientações. “Uma dica é quando for ao dentista, levar a escova de dentes do seu filho com você para que o profissional possa observar como ele escova os dentes. Desta forma o profissional será capaz de fazer uma demonstração de como deve ser a escovação e dar conselhos sobre como mudar ou melhorar a técnica utilizada no ato”, explica. 

2) Principais alterações sistêmicas que podem interferir na saúde bucal 

Hipotireoidismo, diabetes mellitus e hepatite crônica ativa são alguns exemplos de patologias autoimunes, cuja incidência está aumentada em pessoas com síndrome de Down podendo interferir na saúde geral, assim como na saúde bucal, por esse motivo é fundamental o diagnóstico precoce para que sejam intensificados os cuidados com a saúde bucal do paciente.

Criança com síndrome de down sorrindo, para 4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida de uma criança com trissomia 21. Tem pele branca, cabelos curtos ruivos e usa óculos de grau. Ela está sentada na cadeira de consultório odontológico, usa babador descartável e está sorrindo. Créditos: Shutterstock

3) Alteração na composição saliva 

O fluxo salivar de pacientes com síndrome de Down é, em média, 50% menor do que em pacientes sem a síndrome. Esta redução está vinculada, preferencialmente, ao metabolismo da glândula parótida, onde pela hipossalivação podem ficar mais suscetíveis a algumas doenças bucais, sendo importante avaliação profissional para definir a possível necessidade de saliva artificial.

4) Aparelhos ortodonticos

Um dos fatores que acometem com assiduidade os pacientes com a síndrome de Down são os apinhamentos dentários, ou seja, os dentes trepados, tortos. Desta forma, muitas vezes o uso de aparelhos ortodônticos é fundamental, pois, além da correção dentária, permitem melhora na função mastigatória assim como evitam que se machuquem mordiscando as bochechas ou lábios, por exemplo. Todos os tipos de aparelho ortodôntico podem ser utilizados, mas caso tenha indicação, os melhores são os alinhadores ortodônticos pela praticidade e simplicidade na sua mecânica. 

Publicidade

Cartilha ‘Cuidados com a saúde bucal’: Movimento Down

Porta-voz nacional das pessoas com a trissomia do cromossomo 21 e outras deficiências intelectuais, o Movimento Down – iniciativa do Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS) , realizado em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, disponibiliza diversas Cartilhas de Saúde, entre elas a de Cuidados com a saúde bucal’.

Criança com T21, Movimento Down, sorrindo, para 4 dicas para a saúde bucal na trissomia 21.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida recortada em círculo com o logo Movimento Down. Criança branca de cabelos curtos pretos, sorrindo e olhando para o lado. Créditos: Reprodução/Andreia Andrade (Acervo Movimento Down)

Já na introdução da cartilha, o texto diz que “estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal, inclusive acostumar a criança a ir ao dentista desde cedo, pode reduzir as chances dela apresentar problemas nos dentes no futuro”.

Disponível em formato PDF para download gratuito no site do Movimento Down, no link (bit.ly/T21saudebucal ), a cartilha esclarece ainda que “é muito importante, como ressaltam as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, publicadas pelo Ministério da Saúde, que o acompanhamento odontológico seja iniciado no primeiro ano de vida e tenha periodicidade anual”.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 1.000 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros, exceto Acre. Há 30 anos no mercado e 10 no franchising, a rede recebeu no final de 2019 significante investimento da L Catterton, a maior gestora americana de “private equity” voltada para negócios de consumo do mundo e também integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. 

Mais informações no site: odontocompany.com

Sobre o Movimento Down

O acesso à informação faz toda a diferença na vida de uma pessoa com síndrome de Down e de sua família, desde o seu nascimento. Por meio de informações atualizadas e de qualidade, é possível compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades. O Movimento Down foi criado em 21/3/2012 para reunir conteúdos e iniciativas que colaborem para o desenvolvimento dessas potencialidades e que contribuam para a inclusão de indivíduos com síndrome de Down e deficiência intelectual em todos os espaços da sociedade.

O Movimento Down produz conteúdos diversificados para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão. O resultado pode ser conferido gratuitamente em nosso portal e em publicações sobre temas como acolhimento, estimulação precoce e educação inclusiva. Aqui você encontra mais informações sobre nossos projetos.

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário