Fundação Dorina Nowill Para Cegos apresenta a expografia cenográfica na Unibes Cultural até 26 de junho, com objetivo de aproximar o público da inclusão
Está em exposição na Unibes Cultural, Relevo da Palavra ↗sobre a vida e obra da educadora Dorina Nowill. A expografia cenográfica, promovida pela Fundação Dorina Nowill Para Cegos, proporciona ao visitante uma experiência que vai além da difusão de informações, oferecendo uma vivência transformadora.
Boa leitura!
Publicidade
Relevo da Palavra: Exposição acessível e inclusiva
Com 9 núcleos expositivos e 7 diferentes atmosferas para contar a vida e obra de Dona Dorina, “Relevo da Palavra” incorpora a arquitetura própria da Unibes Cultural e convida os visitantes a explorarem cada detalhe exposto por meio de um percurso único. A iniciativa tem o objetivo de aproximar o público da história da educadora e é uma forma de manter o seu legado vivo.
Além disso, a exposição – que é totalmente acessível e inclusiva, com recursos como audiodescrição e braille – apresenta a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, instituição pioneira na inclusão social de pessoas com deficiência visual e, ainda, valoriza a arte pela cidade de São Paulo.
Dorina de Gouvêa Nowill (1919 - 2010)
A existência e luta de Dorina Nowill foi fundamental para fortalecer os direitos e a dignidade da pessoa cega. O legado dela é baseado em uma história de esperança, caridade e paciência. Cega aos 17 anos, a educadora e filantropa, ficou conhecida como a “dama da inclusão”.
“Queremos sensibilizar a sociedade sobre a causa da inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão e contribuir culturalmente com a sociedade. Essa exposição tem como intuito imergir no tempo. A ideia é mostrar as raízes da nossa fundadora e toda a sua trajetória”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Serviço
Exposição Relevo da Palavra
- Local: Unibes Cultural
- Endereço: Rua Oscar Freire, nº 2.500 – Pinheiros, São Paulo/SP
- Data: De 26/05 até 26/06/22
- Horário: Das 12h às 20h (quintas, sextas, sábados e domingos)
Sobre a Fundação Dorina Nowill
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 76 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de baixa visão, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Sobre a Unibes Cultural
Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos.
Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Pingback: Musicistas com deficiência participam de testes da OPESP nos dias 15 e 20 de junho