BTG Soma Diversidade: Programa de aceleração de negócios sociais recebe inscrições até 19 de agosto

Pessoas atravessando a rua na faixa de pedestres, com as cores do arco-íris e sobreposição dos nomes BTG Soma Diversidade e ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em área externa, com sobreposição do nome “BTG Soma Diversidade”, no canto esquerdo inferior. No canto direito superior, a logo ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças. Fotografia mostra diversas pessoas, da cintura para baixo, atravessando a rua sobre. Elas estão sobre a faixa de pedestres, que foram pintadas com as cores do arco-íris, em alusão à diversidade e à comunidade LGBTQIAP+. Uma das pessoas usa prótese de perna. (Imagem: Edição de arte. Foto: Unsplash. Créditos: Greg Rosenke)

Em parceria com a ASID Brasil, o programa vai selecionar dez organizações promotoras de equidade, diversidade e inclusão de mulheres, pessoas com deficiência, pretas e pardas ou LGBTQIAP+

Estão abertas as inscrições do BTG Soma Diversidade, programa de aceleração voltado às organizações sociais que atuam com medidas de inclusão social, equidade e diversidade. O programa é uma iniciativa do banco de investimentos BTG Pactual (BPAC11), em parceria com a ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, organização social sem fins lucrativos. Para participar da seleção, as organizações precisam se inscrever no site , até o dia 19 de agosto.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    BTG Soma Diversidade: Capacitação e mentoria

    Serão selecionadas dez organizações que terão acesso a mais de 60 horas de aulas e workshops com profissionais referência no setor, que abordarão temáticas de liderança de alto impacto, modelo de negócios, sustentabilidade financeira e expansão de impacto. Além disso, as organizações receberão mentorias com especialistas do BTG Pactual. No total, serão seis meses de capacitação e mentoria online.

    Temáticas das organizações elegíveis

    São elegíveis projetos que atuem nas temáticas: negócio social, de impacto, ou outro tipo de organização com foco social, com ou sem fins lucrativos. Outra exigência é ter, no mínimo, um ano de existência formal, comprovável por meio de estatuto ou contrato social, e atestar a sua atuação em linha com a proposta da promoção da equidade, diversidade e inclusão de um ou mais dos públicos minorizados, como as mulheres, pessoas com deficiência, pretas e pardas ou LGBTQIAP+.

    Apoiando a causa da "Diversidade e Inclusão"

    “Estamos muito felizes com os resultados do BTG Soma que, em quase três anos de existência, já capacitou 36 organizações. Já tínhamos o programa com enfoque em Educação e Meio Ambiente, pilares de atuação do BTG, mas entendemos que fazia sentido ampliar a capacitação abrangendo as temáticas da Diversidade e Inclusão, por acreditar e apoiar a causa”, explica Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

    Foto de grupo de pessoas diversas com roupas coloridas formando uma bandeira pró-diversidade. Sobreposição dos nomes BTG Soma Diversidade e ASID Brasil.
    Foto de grupo de pessoas diversas com roupas coloridas formando uma bandeira pró-diversidade. Sobreposição dos nomes BTG Soma Diversidade e ASID Brasil. Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte em fundo branco com logos e foto. Na lateral esquerda, o título: BTG Soma Diversidade. No canto inferior esquerdo, logo da ASID Brasil. Na lateral esquerda, fotografia frontal, do alto para baixo, com um grupo de pessoas diversas usando roupas coloridas. Entre homens e mulheres brancas, negras e pardas, estão enfileiradas formando uma bandeira pró-diversidade. (Imagem: Edição de arte. Foto: Reprodução. Créditos: BTG Pactual)

    “A oportunidade para as organizações sociais em ingressar em uma aceleração de gestão e de expansão do seu impacto, que é o BTG Soma, é incrível e beneficia muita gente. O programa consegue acelerar a maturidade da administração de uma organização e a expansão do seu impacto social. Isso só é possível pela jornada muito bem pensada e assertiva que o programa proporciona e que, a cada edição, é realizada com extrema atenção e dedicação”, destaca a CEO da ASID Brasil, Isabela Bonet. 

    Como nas outras edições, o BTG Soma Diversidade contará com um comitê social, formado por grandes nomes do mercado, entre eles, Morena Carvalho, sócia do BTG Pactual, Maitê Lourenço, CEO e Fundadora da BlackRocks Startups e Leonardo Gontijo, Diretor do Instituto Mano Down.

    Publicidade

    BTG Soma

    Desde 2020 o BTG Pactual fomenta o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade financeira de organizações brasileiras por meio do BTG Soma, que está na 4ª edição e, a partir deste ano, contará com três edições em frentes de atuações diferentes: uma focada em educação, outra direcionada a iniciativas de meio ambiente e, agora, um programa voltado para diversidade e inclusão.

    Em um curto prazo, o BTG Soma evoluiu muito e prova que tem resultado. Até agora, o programa apoiou 36 instituições com mais de 350 horas de capacitação e workshops, além de quase mil horas de mentoria, ministradas por mais de 140 voluntários do BTG. Em média, as ONGs que passam pelo programa alcançam mais de 90% das metas estipuladas no plano de desenvolvimento do programa. Entre os temas trabalhados estão liderança e gestão, sustentabilidade financeira e expansão de impacto.

    Sobre a ASID Brasil

    A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. A ASID também possui reconhecimento a partir de prêmios nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época e o United People Global. Mais informações no site www.asidbrasil.org.br .

    Sobre o BTG Pactual

    O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado com base na cultura meritocrática de partnership, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. A instituição se consolidou como uma das mais inovadoras do setor, tendo conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, conta com mais de 4 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário