ABNT realiza curso de acessibilidade no Banco do Brasil

Instrutores e funcionários em curso de acessibilidade no Banco do Brasil. Duas funcionárias utilizam protetor ocular. Texto: Capacitação ABNT. Acessibilidade - Banco do Brasil.

Funcionárias com protetor ocular durante capacitação em acessibilidade no Banco do Brasil.
(Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação ABNT)

Cerca de 300 funcionárias(os) do BB serão capacitadas(os) em interpretação e aplicação da principal norma em acessibilidade da ABNT

Até o final de dezembro de 2022, pelo menos 300 funcionários do Banco do Brasil serão capacitados pelo programa in company da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O curso “Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, conforme as normas da ABNT” é direcionado a engenheiras(os), arquitetas(os) e urbanistas da instituição financeira.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Curso de acessibilidade no Banco do Brasil

    A capacitação é ministrada pelo instrutor Edison Passafaro e a instrutora Silvana Cambiaghi, que são pessoas com deficiência física, e membros do Comitê Brasileiro de Acessibilidade ABNT/CB-040. O curso aborda o conteúdo e interpretações da Norma ABNT NBR 9050:2020, de comunicação e prestação de serviços e diretrizes gerais para acessibilidade a pessoas com deficiências sensoriais/ou cognitiva, baixa visão e idosos.

    Além de teoria, com ênfase em aspectos como desenho universal, legislação, normas técnicas, comunicação e sinalização, o curso propõe aos participantes simularem algumas das limitações enfrentadas por pessoas com deficiência. Segundo assessoria de imprensa, as funcionárias(os) são desafiadas(os), por exemplo, a utilizarem cadeira de rodas, bengalas, protetores auriculares e oculares.

    Acessibilidade plena no BB

    Essa iniciativa faz parte das ações desenvolvidas para que clientes e funcionários tenham a acessibilidade plena em todos os espaços do BB, explica Gustavo Lellis, diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do Banco do Brasil. 

    “Queremos, com essa parceria junto à ABNT, desenvolver nossos colegas para terem um olhar cada vez mais inclusivo seja na execução dos projetos e obras seja na segurança do trabalho de nossos colaboradores”, complementa o executivo.

    Mário William Esper, presidente da ABNT, também comenta a iniciativa.

    “Garantir os direitos de livre acesso a toda população, independentemente do perfil do cidadão é uma demanda urgente da sociedade brasileira, que precisa, cada vez mais, de profissionais capacitados para auxiliar o poder público a cumprir com essa agenda. A ABNT apoia essa causa e contribui para implementação de políticas públicas, promovendo o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os brasileiros”, enfatiza Esper.

    Outros cursos da ABNT

    A ABNT conta com mais de 120 cursos nas modalidades in company, on-line e presenciais, em áreas como acessibilidade, acústica, compliance e tecnologia da informação, eletricidade e construção, gestão da qualidade, de ativos e riscos, laboratórios, meio ambiente, saúde, trabalhos acadêmicos, turismo, têxtil e vestuário. Já são mais de dois mil alunos capacitados. Confira na seção de capacitação do site da ABNT no link .

    Sobre a ABNT

    A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. 

    A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

    Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. 

    A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. 

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação