Programa Equoterapia Inclusiva em SP abre inscrições

Em ambiente externo, sobre chão de terra, há uma cadeira de rodas, à esquerda. À direita da imagem podemos ver parte de um cavalo branco com uma criança durante Programa Equoterapia Inclusiva em SP e as pernas de uma pessoa terapeuta. Ao fundo, em segundo plano, há cercado, vegetação e residências.
De acordo com Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa Equoterapia Inclusiva em SP é gratuito e as inscrições seguem até o dia 15 de julho. (Foto: AdobeStock)

Ação terapêutica proporciona o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes com deficiência através de atividades com cavalos.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) abriu, nesta quarta-feira (5), as inscrições para crianças e adolescentes com deficiência entre 3 e 18 anos, residentes na cidade de São Paulo e região, interessados em participar do programa Equoterapia Inclusiva, ação da pasta estadual em parceria com a Associação de Equoterapia Educacional – Texas Ranch . As inscrições se encerram em 15 de julho.

Publicidade

Programa Equoterapia Inclusiva em SP

O programa é gratuito e proporciona o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência estimulando a socialização, a autoconfiança e a melhora do equilíbrio, da força muscular e da coordenação motora, além de promover momentos de lazer através de uma abordagem interdisciplinar utilizando atividades lúdicas e os estímulos sensório-motores oriundos do movimento terapêutico do cavalo.

“A equoterapia acontece fora do ambiente clínico, em contato com a natureza, o que já proporciona uma sensação de bem-estar essencial para a inclusão da pessoa com deficiência à sociedade. Ao montar em um animal de grande porte como o cavalo, a criança e o adolescente se beneficiam do movimento ritmado que exige a participação do corpo inteiro e estimula, sem que eles sequer percebam, uma melhora na força muscular, na coordenação motora e no equilíbrio”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Onde são as sessões e como se inscrever?

A Equoterapia Inclusiva ocorre no Parque da Água Branca, na cidade de São Paulo, com tratamentos individuais que duram, em média, um ano, podendo ser reduzidos ou estendidos de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Durante as atividades, as pessoas participantes contam com o apoio de equipe multidisciplinar composta por pessoas fisioterapeutas, psicólogas, pedagogas, instrutoras de equitação, condutoras, veterinárias e tratadoras.

O cadastro de interesse deve ser feito através do formulário online no link , de 5 a 15 de julho. Com a finalização dos tratamentos das pessoas participantes atuais, as vagas ficarão disponíveis e as outras interessadas serão chamadas conforme disponibilidade. Quem se inscrever passará por anamnese, avaliação multidisciplinar e liberação médica com indicativo da necessidade da terapia (em etapas distintas).

O público-alvo do programa Equoterapia Inclusiva são Pessoas com deficiência entre 3 e 18 anos que residam na capital de SP e região. Dúvidas e informações podem ser enviadas ao e-mail: equoterapia.spdp@sp.gov.br .

Publicidade

O que é equoterapia e quais os benefícios?

A equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas. De acordo com o portal Tua Saúde , a equoterapia é indicada a pessoas que possuem deficiências físicas ou intelectuais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, paraplegia e tetraplegia, por exemplo, entre outras.

Os principais benefícios da equoterapia são: desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio; aumento da autoestima e da autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhora o tônus muscular; melhora na postura; permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

A equoterapia alcança ótimos resultados em pacientes autistas porque melhora a interação social, a linguagem e a área emocional. Isso porque a criança aprende a superar alguns medos, melhora a expressão facial, olha nos olhos, acena dizendo tchau e busca fazer amizade com as pessoas que estão presentes nas sessões.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário