Personagem com doença rara chega na Turma da Mônica

Nova revistinha e novo Personagem com doença rara chega na Turma da Mônica
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem do texto “Personagem com doença rara chega na Turma da Mônica” com a capa da nova revistinha da Turma da Mônica, ao lado do novo personagem, Edu. Revista tem o titulo “Distrofia Muscular de Duchenne”, e no rodapé a frase “Cada passo importa”. Cebolinha e Cascão estão brincando com travesseiros ao lado da Magali, em cima da cama, e a Mônica está acenando. No canto esquerdo aparece o Edu, e seu primo Leonardo, que utiliza cadeira de rodas. No canto direito da imagem, ao lado da revista de história em quadrinhos, em tamanho ampliado, está o Edu. Créditos: Divulgação

Novo personagem com doença rara será lançado ao vivo por Maurício de Souza em HQ do projeto Cada Passo Importa, na 1ª Bienal Virtual; iniciativa acaba de ganhar Troféu HQMIX

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Edu, o novo personagem da Turma da Mônica, é um menino de 9 anos que tem uma doença rara, a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Acolhido de forma carinhosa pela famosa turminha, ele protagoniza sua quarta revistinha, que será apresentada por Mauricio de Sousa e pela Sarepta Farmacêutica durante uma live, nessa quinta-feira, 10 de dezembro, às 15h, na 1ª Bienal Virtual

    O evento online faz parte da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (www.bienalvirtualsp.org.br ), realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e que segue virtualmente até o dia 13 de dezembro.

    Cada Passo Importa

    A revistinha faz parte do projeto Cada Passo Importa,  desenvolvido pela Sarepta, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. E tem o objetivo de conscientizar sobre essa doença que afeta um a cada 3.500 a 5.000 meninos globalmente, e não tem cura. 

    No portal www.cadapassoimporta.com.br  é possível ler as histórias, fazer o download das revistinhas e se cadastrar para receber informações sobre novos lançamentos.

    “Graças ao talento e a sensibilidade do Mauricio de Sousa e sua equipe, podemos fazer a diferença na vida de crianças e famílias com a Distrofia Muscular de Duchenne, provando que qualquer assunto ou história pode ser contada e levada adiante através dos quadrinhos”, pontua o diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich. 

    Clique na imagem abaixo, ou digite este link www.cadapassoimporta.com.br para acessar o site do projeto e fazer o download em PDF das revistinhas:

    Site do projeto Cada Passo Importa para Personagem com doença rara chega na Turma da Mônica
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração com o selo “Cada passo importa” e o texto, “Leia a revista digital e conheça mais sobre o Edu, o novo amiguinho da Turma da Mônica, e a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD)”. E abaixo a frase, “Faça o download de passatempos divertidos!”. Na sequência estão as capas das três primeiras histórias em quadrinhos do projeto.” Créditos: Reprodução/Site

    Personagem com doença rara

    A nova historinha destaca a chegada de um novo personagem que, assim como Edu, também convive com a distrofia: seu primo Leonardo, que precisa de cadeira de rodas para se locomover. Nesta edição, os personagens da Turma da Mônica se reúnem para uma festa do pijama, com direito a muita diversão e uma pitada de terror. 

    Tanto na nova revistinha, quanto nas anteriores, a turminha reforça a integração do novo amigo em suas atividades e demonstram bastante interesse em entender um pouco mais sobre a rotina de Edu e Leo. Eles contam sobre seus alongamentos diários, exercícios respiratórios e o uso de órteses – botas que mantém as pernas alinhadas – na hora de dormir.

    A live no dia 10 de dezembro também terá outros convidados e abordará outros personagens especiaiscriados pelo desenhista Mauricio de Sousa, que afirma:

    “É muito importante apresentarmos às crianças as inúmeras diferenças que existem entre nós, para que possam se familiarizar e, principalmente, incluir esses amiguinhos em seus ciclos e vidas”. 

    Assista ao vídeo dos bastidores

    Informação na palma da mão

    Nessa nova edição especial, a revistinha vem acompanhada de um Cartão de Alerta Médico DMD, que pode ser personalizado com os dados do paciente, e leva informações de qualidade, relevantes e efetivas, que podem salvar vidas. O pequeno cartão cabe dentro da carteira e traz as principais recomendações e cuidados que um médico não especialista precisa saber em um momento de emergência.

    “Na ausência de um especialista, o cartão é de grande utilidade para agilizar e facilitar qualquer assistência médica necessária, garantindo a conduta adequada e preservando a vida do paciente com Duchenne”, comenta Karina Hamada Iamasaqui Züge, presidente da Aliança Distrofia Brasil (ADB),  instituição referência no apoio a pacientes e familiares que convivem com essa doença rara.

    DMD é caracterizada pela deterioração muscular progressiva de rápida evolução, que pode limitar completamente os movimentos do corpo. Por este motivo, se faz tão importante conscientizar a população e a comunidade médica em relação aos principais cuidados com estes pacientes.

    Premiação virtual do 32º TROFÉU HQMIX
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner colorido de divulgação do prêmio com as informações: On-line, HQ Mix – troféu. Premiado, homenagem – Cada Passo Importa. Na lateral direita aparece o personagem Edu, que segura uma placa com o nome do projeto “Cada Passo Importa. No rodapé, dentro de três retângulos coloridos, estão as informações: 32º (trigésimo segundo) HQMIX; 12 (doze) de dezembro, 18hs (dezoito horas); logo do Sesc – Centro de Pesquisa e Formação. Mais abaixo está o link: bit.ly/HQMix2020 | Créditos: Reprodução/Facebook
    Serviço

    Lançamento 4ª Revistinha

    Troféu HQMIX

    Assista ao vídeo do 32º Troféu HQMIX

    A cerimônia de premiação do 32º TROFÉU HQMIX acontecerá neste ano de forma virtual nas redes sociais do Sesc (links acima). A novidade deste ano é que os premiados nas categorias de “Novo Talento Desenhista” e “Novo Talento Roteirista” só serão revelados durante a transmissão ao vivo, com apresentação de Serginho Groisman.

    Confira a cerimônia de premiação:

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem 4 comentários

    Deixe um comentário