Congresso da Unifesp aborda direitos da pcd e reabilitação do futuro a partir de 30 de novembro

Pessoa negra em cadeira de rodas, parada em área externa, de costas. Sobreposição de logo com texto: Os Direitos das Pessoas com deficiência e a Reabilitação do Futuro. Congresso da Unifesp sobre direitos da pessoa com deficiência tem inscrições gratuitas até 29 de novembro.
Acesso universal e integral à saúde da pessoa com deficiência é tema de congresso da Unifesp. (Imagem: Edição de arte. Foto: pch.vector/Freepik)

Parceria com Instituto Jô Clemente, Congresso da Unifesp celebra 15 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; inscrições gratuitas até 29/11 

Em 2022 celebramos 15 anos da Convenção internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência , elaborada ao longo de 4 anos com participação de 192 países membros da ONU, para promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo dos Direitos Humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Direitos da PcD

    Para celebrar essa data, engajar diferentes atores na discussão de direitos e de modelos de reabilitação que funcionem de forma integrada e com grande alcance social, acontece o I Congresso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Reabilitação do Futuro.

    O evento será realizado de forma virtual entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, através da plataforma ‘Confweb RNP’ – o link de participação será enviado por e-mail após a inscrição. Já o encerramento está marcado para o domingo, dia 4 de dezembro, com programação presencial no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

    A realização é uma parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC) – organização que promove a saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

    Acesso universal e integral à saúde

    No Brasil, os direitos fundamentais das pessoas com deficiência são constitucionais. A Constituição Federal declara expressamente que todas as pessoas, independente de deficiência ou outra característa, devem ser tratadas sem preconceitos e delibera ao poder público a assistência, proteção, garantia e integração social.

    No cerne desta discussão, está do direito das pessoas com deficiência ao acesso universal e integral à saúde

    “Para tal, é necessário construir modelos de Centros de Referência em Reabilitação que integrem assistência, pesquisa, ensino, extensão, cultura, inovação e assistência, com grande alcance social, tendo pacientes como protagonistas deste processo”, conforme divulgação do congresso.

    Reabilitação do Futuro

    Este modelo inovador e integrativo de pensar a Reabilitação a partir de uma visão salutogênica vem sendo discutido profundamente no Grupo de Trabalho do Centro de Reabilitação Unifesp, bem como no Núcleo de Cuidados Integrativos (NUCI) e o Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (NUMEPI) da Unifesp.

    Dessa forma, o congresso organizado pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp, pela Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, também conta com apoio do .

    O espaço universitário integra, de forma indissociável, o ensino, a pesquisa e a extensão e protagoniza a missão emancipadora e transformadora da universidade, na perspectiva de uma sociedade mais justa, na atuação pelo aprofundamento da democracia, dos direitos humanos, na luta contra a exclusão social e a degradação ambiental, na defesa pela equidade e diversidade cultural, étnico-racial, sexual e de gênero.

    Para isso, a Coordenadoria de Direitos Humanos da Unifesp fomenta, acompanha, fortalece e sistematiza as ações extensionistas, promovidas pela comunidade acadêmica em diálogo com a comunidade externa à universidade e em atenção às demandas sociais e de Direitos Humanos.

    Programação simplificada
    • 30 de novembro (quarta-feira)

    O Retrato das Pessoas com Deficiência no Brasil de 2022

    • 1 de dezembro (quinta-feira)

    Ciência e Tecnologia a Serviço da Promoção e Reabilitação em Saúde 

    • 2 de dezembro(sexta-feira)

    X Jornada Científica de Cuidados Integrativos da UNIFESP (cont.)

    • 3 de dezembro (sábado)

    Reabilitação: Construindo Engrenagens para o Futuro

    • 4 de dezembro (domingo – presencial)

    Celebrando os 15 anos da Convenção Internacional  sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência com as Práticas Integrativas 

    Serviço

    Os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Reabilitação do Futuro (Unifesp)

    > Data: De 30 de novembro a 4 de dezembro de 2022

    > Horários: Das 8h30 às 18h

    > 30/11 a 03/12: Plataforma ConferênciaWeb RNP (link será enviado por e-mail aos inscritos)

    > 04/12: Fechamento presencial – Parque do Ibirapuera

    > Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo/SP

    > Programação completa no link

    > Inscrições no link

    Deixe um comentário