A Banda do Serafim: Teatro gaúcho leva espetáculo de bonecos acessível a escolas de SP, PR e RS

Foto com dois personagens do espetáculo de bonecos e o nome “A banda do Serafim”.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida com sobreposição do nome do espetáculo de bonecos “A banda do Serafim – Para ver, ouvir, sentir e se divertir”. Na imagem há dois personagens da peça. À esquerda está o boneco que interpreta Seu Serafim. Ele tem bigodes e usa uma cartola. À direita está o boneco jumento Joca, que quer tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação. Créditos: Ana Lúcia Silvia)

Com tradução em Libras, atividades sensoriais pelo tato e espaços acessíveis, a peça teatral de bonecos é idealizada pelo grupo Pregando Peça

Estudantes de escolas públicas de cidades das regiões Sul e Sudeste terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre inclusão social com alegria, diversão e acessibilidade. A proposta do grupo Pregando Peça, de Santa Maria (RS), é abordar o tema no espetáculo de bonecos “A Banda do Serafim”. A montagem de animação com bonecos é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. 

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Espetáculo de bonecos “A Banda do Serafim”

    A peça fala de animais com dificuldades específicas, que superam desafios para realizarem seus sonhos. São quatro personagens: o jumento Joca, que quer tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático; a girafa Josefina, que sonha em ser bailarina, mas tem as pernas muito finas e pouco firmes; o cachorro Nicolau, que quer ser trapezista ou equilibrista, mas tem limitações de visão pelo alto grau de miopia; e a gata Angelita, uma sonhadora que deseja ser cantora, mas não tem uma boa afinação.

    Durante o espetáculo, segundo nota enviada à imprensa, os quatro bonecos/personagens acabam se encontrando, se identificando em suas dificuldades e partem juntos para derrubar as barreiras. A história segue com os quatro novos amigos que acabam formando uma banda para tocar no “Circo do Seu Serafim”. 

    Acessibilidade de acordo com o público

    O projeto ‘A Banda do Serafim – Para Ver, Ouvir e Se Divertir’ trata da inclusão social sob dois aspectos: o primeiro, a partir do tema do próprio espetáculo, com questões relacionadas à inclusão, respeito às diferenças, direito ao exercício da cidadania por pessoas com deficiência, entre outros. “O segundo aspecto se refere à acessibilidade do público, com adaptações de acordo com a realidade de cada local”, diz Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto ao lado do grupo Pregando Peça.

    A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio de Nova Palma Energia, Romagnole, Onix Distribuidora de Produtos Elétricos, Camnpal e Grupo Comtrafo.

    Dentro da proposta de inclusão, as demandas dos estudantes serão previamente mapeadas. Onde houver alunos com deficiência auditiva na plateia, será contratada tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para deficientes visuais, serão realizados workshops ao final da apresentação para interação com os bonecos, com o cenário e toda estrutura da peça teatral, permitindo o toque e a experiência sensorial. Em locais com a presença de crianças com baixa mobilidade, o espaço escolhido será totalmente acessível.

    Publicidade

    Acesso à cultura para todas e todos

    O acesso à cultura também é um objetivo do projeto, priorizando localidades distantes dos grandes centros para oportunizar a crianças e adolescentes uma aproximação com a arte. “Queremos oferecer oportunidades iguais de acesso ao espetáculo, além de provocar o debate sobre os direitos e os deveres de pessoas com deficiência, sobre práticas inclusivas do dia a dia”, ressalta Luciane. Em cada cidade, haverá também um workshop apresentando a técnica do teatro de bonecos para alunos e professores.

    O espetáculo já passou por São Paulo (Pindamonhangaba e Itápolis) e agora segue para o Paraná, em Londrina, nos dias 30 e 31 de maio, e Cornélio Procópio, no dia 1º de junho. Na sequência, segue para o Rio Grande do Sul, com apresentações em Portão, nos dias 6 e 7 de junho e agenda em outras oito cidades (Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, Silveira Martins, Ivorá, São João do Polêsine, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e ainda a comunidade de Canhemborá, no município de Nova Palma).

    O grupo Pregando Peça é especialista nesse tipo de ação. Criado em 1984, desde 1993 se dedica à linguagem do teatro de bonecos. Seus espetáculos são dirigidos ao público infantil, com apresentações principalmente no interior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Mais informações nos links abaixo.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário