Doar cupons fiscais é promover a inclusão de pessoas com deficiência

Mão de uma pessoa negra segurando uma nota fiscal paulista para doar cupons fiscais.
Pessoas podem doar cupons fiscais ao programa Nota Fiscal Paulista, que só no Instituto Jô Clemente beneficiou quase 700 crianças com deficiência intelectual em 2022. (Foto: Bing Image Creator)

Entre os meses de janeiro e junho de 2023, foram destinados R$ 122,2 milhões às 3.012 entidades sem fins lucrativos cadastradas no programa; saiba como fazer a doação.

Ao comprar produtos sobre os quais incida o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a pessoa consumidora paulista pode transformar o cupom da nota fiscal em créditos para financiar pesquisas e projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Isso, porque o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional nessa temática, integra o rol de entidades beneficiadas pelo programa Nota Fiscal Paulista.

Publicidade

Em 2022, a captação de recursos via Nota Fiscal Paulista cresceu 30% no IJC, em relação ao ano anterior, somando 1,3 milhão de reais. Graças a esse recurso, foi possível manter o atendimento a 677 crianças ao longo de um ano, já que com 1.920 reais é possível apadrinhar uma criança de 0 a 12 anos por 12 meses no Projeto da Estimulação e Habilitação.

“Essas doações têm um impacto importante e tangível na capacidade dessas organizações de realizar seu valioso trabalho. Ao optar pela doação automática do seu cupom fiscal, o cidadão paulista pode apoiar diretamente o trabalho do IJC, ajudando a promover a inclusão e melhorar a vida das pessoas com deficiência intelectual”, destaca Carla da Nóbrega, gerente de Mobilização de Recursos do Instituto.

Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista é um programa que devolve até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento às suas pessoas consumidoras, incentivando assim a cidadania fiscal. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), entre janeiro e junho de 2023, já foram entregues mais de 227,7 milhões de reais em créditos aos participantes do programa , sendo 122,2 milhões de reais destinados às 3.012 entidades sem fins lucrativos cadastradas e que podem se beneficiar significativamente dessas doações.

Como doar cupons fiscais pelo site da Nota Fiscal Paulista?

O benefício às entidades cadastradas ocorre por meio da doação do cupom fiscal, via aplicativo oficial ou pelo site do programa no link . Após realizar o login, basta acessar o campo “Entidades” e, em seguida, “Doação de cupons com CPF (automática)”. Busque o Instituto Jô Clemente (IJC), pelo CNPJ: 60.502.242/0001-05, clique em “Voltar” e selecione “confirmar sua doação automática”.

Siga o passo a passo:

1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista(www.nfp.fazenda.sp.gov.br)e faça login com seu CPF e senha.

2. Clique na opção “Entidades” e depois em “Doação de Cupons com CPF (automática)”.

3. Escolha a entidade que deseja ajudar, como o Instituto Jô Clemente, e clique em “Confirmar Doação Automática”.

4. Pronto! Agora, todas as vezes que você informar seu CPF ao realizar uma compra, os créditos gerados pelos cupons fiscais serão automaticamente direcionados para a entidade escolhida.

Lembrando que também é possível doar manualmente seus cupons fiscais pelo site da Nota Fiscal Paulista, clicando na opção “Doação de Cupons sem CPF” e seguindo as instruções. É importante ressaltar que a doação de cupons fiscais é uma forma simples e eficaz de ajudar instituições como o Instituto Jô Clemente a continuarem realizando seu importante trabalho.

Publicidade

Sobre o IJC

 O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O IJC apoia a inclusão social, defende direitos e realiza pesquisas científicas. O Laboratório do IJC é o maior do Brasil em Teste do Pezinho e oferece o Teste do Pezinho Ampliado, diagnosticando cerca de 50 doenças, incluindo condições raras. O IJC também produz conhecimento sobre deficiência intelectual, TEA e doenças raras, além de apoiar projetos de pesquisa e inovação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC no link .

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário