Entre os meses de janeiro e junho de 2023, foram destinados R$ 122,2 milhões às 3.012 entidades sem fins lucrativos cadastradas no programa; saiba como fazer a doação.
Ao comprar produtos sobre os quais incida o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a pessoa consumidora paulista pode transformar o cupom da nota fiscal em créditos para financiar pesquisas e projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Isso, porque o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional nessa temática, integra o rol de entidades beneficiadas pelo programa Nota Fiscal Paulista.
Em 2022, a captação de recursos via Nota Fiscal Paulista cresceu 30% no IJC, em relação ao ano anterior, somando 1,3 milhão de reais. Graças a esse recurso, foi possível manter o atendimento a 677 crianças ao longo de um ano, já que com 1.920 reais é possível apadrinhar uma criança de 0 a 12 anos por 12 meses no Projeto da Estimulação e Habilitação.
“Essas doações têm um impacto importante e tangível na capacidade dessas organizações de realizar seu valioso trabalho. Ao optar pela doação automática do seu cupom fiscal, o cidadão paulista pode apoiar diretamente o trabalho do IJC, ajudando a promover a inclusão e melhorar a vida das pessoas com deficiência intelectual”, destaca Carla da Nóbrega, gerente de Mobilização de Recursos do Instituto.
Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista é um programa que devolve até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento às suas pessoas consumidoras, incentivando assim a cidadania fiscal. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), entre janeiro e junho de 2023, já foram entregues mais de 227,7 milhões de reais em créditos aos participantes do programa ↗, sendo 122,2 milhões de reais destinados às 3.012 entidades sem fins lucrativos cadastradas e que podem se beneficiar significativamente dessas doações.
Como doar cupons fiscais pelo site da Nota Fiscal Paulista?
O benefício às entidades cadastradas ocorre por meio da doação do cupom fiscal, via aplicativo oficial ou pelo site do programa no link ↗. Após realizar o login, basta acessar o campo “Entidades” e, em seguida, “Doação de cupons com CPF (automática)”. Busque o Instituto Jô Clemente (IJC), pelo CNPJ: 60.502.242/0001-05, clique em “Voltar” e selecione “confirmar sua doação automática”.
Siga o passo a passo:
1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista(www.nfp.fazenda.sp.gov.br)e faça login com seu CPF e senha.
2. Clique na opção “Entidades” e depois em “Doação de Cupons com CPF (automática)”.
3. Escolha a entidade que deseja ajudar, como o Instituto Jô Clemente, e clique em “Confirmar Doação Automática”.
4. Pronto! Agora, todas as vezes que você informar seu CPF ao realizar uma compra, os créditos gerados pelos cupons fiscais serão automaticamente direcionados para a entidade escolhida.
Lembrando que também é possível doar manualmente seus cupons fiscais pelo site da Nota Fiscal Paulista, clicando na opção “Doação de Cupons sem CPF” e seguindo as instruções. É importante ressaltar que a doação de cupons fiscais é uma forma simples e eficaz de ajudar instituições como o Instituto Jô Clemente a continuarem realizando seu importante trabalho.
Sobre o IJC
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O IJC apoia a inclusão social, defende direitos e realiza pesquisas científicas. O Laboratório do IJC é o maior do Brasil em Teste do Pezinho e oferece o Teste do Pezinho Ampliado, diagnosticando cerca de 50 doenças, incluindo condições raras. O IJC também produz conhecimento sobre deficiência intelectual, TEA e doenças raras, além de apoiar projetos de pesquisa e inovação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC no link ↗.
Da Equipe de Redação