Diversidade: 7 dicas para uma boa entrevista de emprego neste ano

Ilustração colorida com cinco pessoas representando a diversidade humana para ilustrar 7 dicas para uma boa entrevista de emprego neste ano.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem colorida ilustrando 7 dicas para uma boa entrevista de emprego neste ano. No canto esquerdo superior, sobreposição da logo Empodera, na cor branca, sobre área verde. Na porção direita da imagem, sobre uma área branca, está a ilustração de cinco pessoas representando a diversidade humana, uma delas em cadeira de rodas. (Imagem: Reprodução. Créditos: Plataforma Empodera)

Head de operações da plataforma de educação Empodera, André Alves apresenta 7 dicas para uma boa entrevista de emprego em 2022

Uma das principais metas quando se inicia o ano é conseguir um emprego. E, depois de praticamente dois anos de pandemia, o mercado se mostra otimista com as contratações. Mas sendo bem sincero, você sabe como se preparar para um processo seletivo?

Para auxiliar nessa etapa tão importante e decisiva pedimos ao André Alves, Head de operações da Empodera – plataforma de educação que faz a ponte entre as empresas e pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência -, algumas dicas para ajudar a construir um currículo e contribuir para o crescimento profissional.

Publicidade

  • Você conhece a empresa que vai fazer entrevista?

Pesquisar sobre a empresa antes do processo seletivo é fundamental. Ninguém viaja para algum lugar sem antes saber alguns detalhes, certo? Então, saiba qual é o campo de atuação, se é nacional ou multinacional e há quanto tempo a empresa atua no mercado. Como funciona este mercado, qual o papel da empresa e o tamanho dela.

  • Mostre quem você é, isso conta bastante

Atualmente as empresas procuram profissionais que estejam realmente ligados com a cultura da empresa e que sejam “verdadeiros”, soa engraçado, mas ser real é mostrar que você tem personalidade e passa confiança.

Ilustração colorida, sobre plano de fundo branco, com três pessoas que representam a diversidade humana, sentadas em proximidade.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração colorida, sobre plano de fundo branco. Sobreposição da logo Empodera, nas cores verde e amarela, no canto direito superior. A ilustração mostra três pessoas que representam a diversidade humana, sentadas em proximidade. Sobre o fundo branco aparecem imagens discretas, em cores claras, que remetem a formação e educação. (Imagem: Reprodução. Créditos: Plataforma Empodera)
  • Conheça as suas ‘Soft Skills e Hard Skills’

Você sabe o que é Soft Skills e Hard Skills? Não! A gente te explica aqui: 

Soft Skills são habilidades comportamentais ou interpessoais que são difíceis de ser mensuradas. Por exemplo, criatividade, empatia, adaptabilidade, dentre outros. 

Já as Hard Skills, são habilidades técnicas que podem ser comprovados através de uma graduação, pós-graduação ou cursos de aperfeiçoamento que você fez. Tendo estes dois termos em mente você já pode traçar o que pode dizer.

  • Experiências informais também tem valor

Muitas empresas aceitam experiências não formais, como trabalhos voluntários, participação em organizações estudantis. Afinal de contas não deixam de ser vivências e, devem sim, ser colocadas no currículo, mas sempre destaque o que você fez e aprendeu, principalmente se tiver relação direta ou indireta com a função solicitada no cargo. 

Inclusive, para quem está tentando o primeiro emprego formal é uma ótima ideia incluir no currículo experiências como voluntário, em ONGs e outras

  • Se prepare para as perguntas

Duas perguntas são normalmente realizadas, “quais são seus objetivos” ou “o que você tem de melhorar” e, suas respostas vão mudar toda a situação. Responda sempre de maneira diferenciada dos outros, diga o diferente. Dizer que seu objetivo é “contribuir para as vendas da empresa” já foi bastante utilizado. Diga que com sua experiência e conhecimentos você motivará a equipe a ter melhores vendas e manter o cliente cativado. Olha que diferente!!!

Ilustração colorida, sobre plano de fundo branco, três pessoas representando a diversidade humana, uma delas em cadeira de rodas.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração colorida, sobre plano de fundo branco. Sobreposição da logo Empodera, nas cores verde e amarela, no canto esquerdo inferior. A ilustração mostra três pessoas representando a diversidade humana, uma delas em cadeira de rodas. Sobre o fundo branco aparecem imagens discretas, em cinza, que remetem a web. (Imagem: Reprodução. Créditos: Plataforma Empodera)
  • Pitch! Se conheça e se descreva

A entrevista é, sem dúvidas, uma etapa decisiva e o tempo nem sempre é seu aliado, então, o Pitch é fundamental. Ele funciona da seguinte maneira: você tem pouco tempo para apresentar os seus melhores pontos, ou seja, é se vender no menor tempo possível. Separe de dois a três minutos para dizer sobre você: seu nome, seus diferenciais, onde mora e com quem mora, idade e o que faz, o que já fez… 

Procure chamar a atenção dos recrutadores, com o que de mais diferente aconteceu em sua trajetória, principalmente as superações e conquistas, finalizando com o que pode oferecer para empresa. Já é bom ir treinando!!!

  • Saiba onde é o local do processo seletivo ou se for online se prepare antes

A pandemia da COVID-19 mudou bastante a maneira como os processos seletivos têm ocorrido. Antes os processos eram todos presenciais, agora passaram a ser parcialmente ou de forma remota (online). Mas mesmo o processo sendo virtual, procure saber por qual plataforma será realizada. Se possível, faça testes de som e imagem para que não ocorra falhas. Fique em um local silencioso, deixe papel e caneta próximos e sua garrafinha de água também. 

Caso a entrevista seja presencial, pesquise antes o local e a maneira de chegar, busque chegar um pouco antes do horário combinado, caso haja algum contratempo.

SOBRE A EMPODERA

A Empodera é uma plataforma de educação para desenvolvimento de carreira e oportunidade de vagas de estágio, trainee e efetivo. O propósito da empresa é promover a diversidade como alavanca para inovação, eficiência, sustentabilidade e melhor performance nos negócios. Além de identificar e desenvolver novos talentos jovens com diversidade, e formar novas lideranças.

• Siga nas redes sociais:

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar de Carreira-Tips2022

    Voce pode, sim, fazer uma pausa para pensar no que vai dizer e demonstrar que esta levando a conversa a serio. Apenas evite preencher o silencio com frases do tipo “Essa e uma boa pergunta”. Afinal, voce nao esta la para avaliar as perguntas, mas para responde-las. Por fim, adote uma abordagem proativa e faca perguntas. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, pergunte ao seu futuro empregador sobre a cultura da empresa. Essas perguntas mostram que voce esta envolvido e que tem sido um ouvinte ativo.

    1. Avatar de Rafael Ferraz

      Excelente comentário. Ficamos muito felizes com sua participação. É realmente muito importante mostrar-se interessado pela cultura da empresa. Gratidão por somar.

Deixe um comentário