Escute Seu Caminho: VLT Carioca promove experiência sensorial para pessoas cegas no trajeto da Linha 1

Fotografia do VLT Carioca com sobreposição do nome Escute Seu Caminho, projeto do Grupo CCR.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente externo, com sobreposição da logo “Escute Seu Caminho”. Na foto está o VLT Carioca, parado sobre os trilhos entre o Museu do Amanhã – prédio projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que aparece ao fundo, e a Praça Mauá, na zona portuária. Na imagem também é possível visualizar o monumento ao Visconde de Mauá. (Foto: Divulgação. Créditos: Alex Ferro/VLT Carioca)

Através do projeto de inclusão com audiodescrição, pontos turísticos, prédios históricos e belezas naturais do Rio de Janeiro agora podem ser “escutadas”

A cidade do Rio de Janeiro é reconhecida como uma das mais belas cidades do mundo. E a Linha 1 do VLT é o meio mais adequado para se conhecer alguns de seus importantes atrativos e pontos turísticos, como a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal e o Museu do Amanhã, entre outros.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Escute Seu Caminho

    Democratizando acesso às belezas da cidade, o Grupo CCR e o VLT Carioca lançam “Escute Seu Caminho”, uma experiência sensorial e inclusiva, dedicada a um grupo bastante expressivo de moradores e turistas cegos e com baixa visão, que circulam pela cidade. A ação traduz em áudio as belezas de diversos locais e está à disposição nas principais plataformas de streaming.

    Para a elaboração do projeto foram selecionados os pontos turísticos e trechos com mais atrativos do trajeto da Linha 1. Em seguida, alguns dos principais monumentos foram descritos com precisão de detalhes, como o estilo arquitetônico, a quantidade de janelas, a altura entre outros pontos. Por fim, foram adicionados efeitos sonoros para criar uma experiência imersiva de audiodescrição.

    Publicidade

    Experiência sensorial: Lugar de fala

    O projeto teve orientação de Marcos Lima, criador do “Histórias de Cego” , maior canal brasileiro para cegos e pessoas com baixa visão, que publicou sobre o Escute Seu Caminho:

    “É um projeto feito para os mais de 600 mil cariocas com deficiência visual. Uma experiência de áudio imersiva descrevendo o cenário do Rio enquanto ele passa pelas janelas do trem. Edifícios históricos, belezas naturais, praças famosas, marcos da cidade. Cada faixa corresponde a um trecho do trajeto do VLT. E todas foram lançadas nas maiores plataformas de streaming.”

    Inclusão e cidadania

    “Este programa é sobre praticar nosso propósito para oferecer novos caminhos e transformar a vida das pessoas”, afirma Paulo Ferreira, Diretor Presidente do VLT Carioca. “Escutar a descrição detalhada de belezas naturais, prédios históricos e pontos turísticos, que ficam no entorno de nossas paradas e estações significa reduzir diferenças que limitam o pleno exercício da cidadania. É muito gratificante operar um sistema que permite essa experiência aos nossos usuários”, comenta.

    Descrição no primeiro episódio

    Olá. Seja muito bem-vindo, seja muito bem-vinda à experiência ‘Escute o seu Caminho’, uma iniciativa da CCR por mais inclusão no caminho de todos. 

    Começamos nossa viagem saindo da estação Santos Dumont. O aeroporto vai ficando para trás enquanto avançamos sobre os trilhos. 

    À sua esquerda, está a Marina da Glória, banhada pelas águas da Baía de Guanabara. 

    À sua direita, está a praça Senador Salgado Filho, de autoria do famoso paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. 

    No meio da Praça, cercada por árvores de espécies, tamanhos e formatos variados, está o Monumento a Santos Dumont: uma imensa estrutura de pedra que traz, em sua base, uma escultura do pioneiro da aviação pensativo, com a cabeça apoiada nas mãos. No topo da rocha, está a figura do personagem da mitologia grega, Ícaro, com suas asas feitas com penas de aves e cera, como narra a lenda.

    Agora, estamos entrando na avenida Beira Mar, que leva direto ao Centro Histórico do Rio de Janeiro. 

    Mais ao longe no horizonte, à sua esquerda, a pontinha do famoso Pão de Açúcar dá as caras em meio a imensidão do céu. 

    Mais à frente, está o Viaduto General Justo, que passa acima de nossas cabeças.

    Saindo de debaixo do viaduto, duas construções se destacam à direita. O prédio da Ordem dos Advogados do Brasil, branco e mais baixinho, e o Centro Empresarial Charles de Gaulle, com sua fachada de vidraças pretas e cerca do dobro da altura. Apesar de parecerem opostos, juntos, compõem uma bela dupla arquitetônica. 

    Agora, estamos virando à esquerda na Avenida Beira Mar, nos afastando destes prédios. Essa importante avenida do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1906 e, nessa época, realmente ficava à beira do mar. Mas, depois de diversos aterros feitos, como o Aterro do Flamengo, a avenida foi se distanciando cada vez mais da margem e hoje já não é possível ver o mar daqui. 

    Estamos entrando em um trecho da avenida cercado por árvores de ambos os lados, formando uma espécie de túnel vivo para o VLT.

    Links úteis

    Escute Seu Caminho:

    > Spotify: https://spoti.fi/3KjhwcN
    > Deezer: https://bit.ly/3vNoZeY
    > Apple Podcast: https://apple.co/3Lg0z4a
    > Amazon Music: https://amzn.to/3OCuW6V
    > Google Podcast: https://bit.ly/3Klcg8i

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário