Com inscrições abertas, programa Jogo Limpo ajuda combater a desinformação eleitoral de 2022

Ima retangular, cor preta, texto cor branca: Jogo Limpo, um programa contra a desinformação eleitoral de 2022
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem com plano fundo preto e o título com letras brancas:: Jogo Limpo, um programa contra a desinformação eleitoral de 2022. (Imagem: Reprodução. Créditos: ICFJ.org)

Parceria do ICFJ com o YouTube, programa Jogo Limpo vai apoiar ideias para enfrentar as fakenews e combater a desinformação eleitoral de 2022

Fact-checkers e jornalistas que estão comprometidos com a luta contra a desinformação no Brasil em ano eleitoral poderão receber apoio financeiro e tempo de mentoria no programa “Jogo Limpo”. A iniciativa, lançada hoje pela parceria do International Center for Journalists (ICFJ) com o YouTube Brasil, busca projetos inovadores que promovam o combate às notícias falsas que podem afetar o processo democrático brasileiro.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Programa Jogo Limpo

Jogo Limpo distribuirá um total de $150.000 dólares – em bolsas de até $25.000 dólares por projeto – para produção de conteúdo, o desenvolvimento de tecnologia e a difusão de iniciativas de alfabetização midiática que tenham como objetivo combater informações falsas e enganosas sobre as eleições de outubro.

O programa também arcará com três meses de orientação especializada, e os mentores serão convidados criteriosamente pela equipe do ICFJ entre os melhores especialistas de língua portuguesa que integram a rede da organização. A mentoria terá início logo após o anúncio dos selecionados de forma a garantir que seus projetos tenham um forte impacto.

Ideias de grande impacto

“Assim como em 2018, espera-se que o público brasileiro enfrente uma enxurrada de mentiras como parte da tentativa de minar o processo eleitoral do país”, disse Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do ICFJ. “Mas também sabemos que há um time altamente dedicado de jornalistas e checadores que estão encontrando maneiras inovadoras de enfrentar esse problema. Com o programa Jogo Limpo, nosso objetivo é apoiar as melhores ideias – aquelas que têm potencial de causar um grande impacto.”

As inscrições para o programa estão abertas até 15 de maio, e o ICFJ terá uma equipe de especialistas externos para identificar as propostas mais inovadoras e criativas. O grupo buscará projetos que possam atingir diferentes públicos e combater a desinformação.

Combate a desinformação

“As eleições brasileiras são prioridade para o YouTube e temos investido esforços para combater a desinformação na plataforma, atualizando e aprimorando sistemas e mecanismos constantemente, com o objetivo de garantir proteção e melhor experiência para nossos usuários. Hoje, anunciamos nossa parceria com o ICFJ, no intuito de cada vez mais fornecer ferramentas e outras formas de apoio no combate à desinformação e reforçar nosso compromisso e parcerias com jornalistas e fontes confiáveis de informação”, destaca Alana Rizzo, gerente de políticas públicas do YouTube Brasil.

O programa “Jogo Limpo” é totalmente financiado pelo YouTube Brasil. Mas propostas enviadas não precisam necessariamente estar vinculadas ao YouTube, Google ou mesmo ter um formato audiovisual.

Publicidade

Como vai funcionar o Programa Jogo Limpo?

Podem se inscrever em “Jogo Limpo” projetos focados no combate à desinformação eleitoral brasileira que se encaixem em uma das 3 categorias abaixo. Veja alguns exemplos:

Produção de conteúdo

  • Construção e teste de novos formatos para checagem de dados
  • Lançamento de novos produtos/serviços relacionados à checagem de dados
  • Lançamento de esforços colaborativos para combater a desinformação em nível nacional e/ou regional
  • Alcançar e engajar novos públicos
  • Mapear a desinformação eleitoral e/ou o uso/disseminação da checagem de dados

Desenvolvimento tecnológico

  • Chatbots novos ou atualizados
  • Bancos de dados novos ou atualizados
  • Ferramentas capazes de rastrear/monitorar a disseminação de desinformação
  • Ferramentas que suportem storytelling para o combate à desinformação

Alfabetização midiática

  • Workshops, webinars ou outros treinamentos 
  • Apoiar autoridades e organizações na compreensão e combate à desinformação eleitoral

Todos os projetos devem:

  • Estar relacionados ao combate à desinformação eleitoral no Brasil
  • Demonstrar um forte senso de criatividade e inovação
  • Ter um forte cunho jornalístico 
Quem pode se inscrever?

Propostas podem ser enviadas por jornalistas, fact-checkers e equipes colaborativas (incluindo profissionais que não são jornalistas, mas que trabalham contra desinformação em qualquer área do conhecimento nos últimos seis meses.

São aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas. As pessoas físicas, no entanto, precisam ser maiores de idade e não podem estar ocupando nenhum cargo público.

O que os selecionados receberão?
  • Até 25.000 dólares por projeto (até um total de 150.000 dólares)
  • 3 meses de mentoria
  • Oportunidade de divulgar sua iniciativa com o apoio do ICFJ e do YouTube Brasil
Cronograma do programa:
  • Período de inscrição: 25 de abril a 15 de maio (23h59 EST)
  • Anúncio dos vencedores: 21 de junho de 2022
  • Desenvolvimento, financiamento e mentoria: 23 de junho a 23 de setembro, 2022

Os projetos devem estar prontos para serem lançados até 16 de agosto de 2022, quando a campanha eleitoral oficial começa no Brasil.

Sobre o ICFJ

O International Center for Journalists (ICFJ) capacita uma rede global de jornalistas para produzir reportagens que derivam em governos melhores, economias mais fortes, sociedades mais vibrantes e vidas mais saudáveis. Servimos nossa comunidade fornecendo treinamento, orientação, bolsas e apoio financeiro em jornalismo investigativo, reportagens de fôlego, inovação de mídia e sustentabilidade financeira, bem como por meio de pesquisas e recursos de ponta. Saiba mais no site icfj.org

Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário