Criança autista nas férias: Por que equilibrar atividades de lazer é importante?

Arte com o texto: Dicas para mães e pais de criança autista nas férias. Garoto sentado na praia, de frente ao mar, segura peças coloridas de quebra-cabeças, símbolo do autismo.
Dicas para equilibrar atividades de lazer da criança autista nas férias. (Imagem: Edição de arte. Foto: @vejaa/Freepik)

Especialistas alertam para a sobrecarga nesse período de férias e dão cinco dicas para mães e pais de criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA); confira a dica extra ao final

Entre colônias de férias, passeios e atividades com amigos e família, os momentos de lazer durante as férias preenchem a agenda que antes era dedicada aos estudos e, o grande desafio para muitas mães e pais é planejar o que as crianças podem fazer nesse tempo livre. No entanto, a neuropsicóloga Silviane Andrade alerta que é necessário ficar atento para que essa agenda de férias não se transforme em uma sobrecarga tanto na criança como no adulto.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Lidando com o ócio

    Sócia-diretora do Neuropsicocentro  (NPC), a neuropsicóloga Silviane explica que os momentos livres são essenciais para saciar as necessidades cognitivas de descobrir e explorar o mundo de forma espontânea. De acordo com a profissional, nosso cérebro funciona processando estímulos e, quando os recebe em grande quantidade, fica sobrecarregado na tentativa de responder ao fluxo recebido.

    “No caso da criança, o excesso de atividades vai prejudicá-la a saber lidar com o ócio na falta desse estímulo externo, um problema que afeta a habilidade da criatividade. Por isso, o ideal é conseguir equilibrar momentos de atividades e momentos que essa criança não tenha nada para fazer, principalmente sem o uso de telas, porque é nesses momentos que o cérebro vai ter o seu espaço criativo”, afirma.

    Criança autista nas férias

    Para a mãe e o pai da criança com algum transtorno do neurodesenvolvimento, habituada a fazer diferentes tipos de terapias, como no Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse período de recesso é ainda mais preocupante. Na ausência das aulas, que também fazem parte do desenvolvimento terapêutico, como distrair os pequenos sem perder o ritmo da jornada?

    De acordo com a neuropsicóloga Clarissa Leão, que é também sócia-diretora do NPC, é natural que esse ritmo de terapias tenha uma diminuição nas férias, mas não significa que essa criança será prejudicada.

    “As férias são um espaço super rico de estímulo porque vai oferecer vários momentos que a criança também precisa para se desenvolver, indo além das terapias, como momentos em família e eventos sociais. É preciso dar espaço para a criatividade, vivenciando novas perspectivas até mesmo em casa”, aponta.

    Dicas de especialista

    Confira as dicas da neuropsicóloga Clarissa, para saber lidar da melhor forma com o período de férias da criança autista e a diminuição dos estímulos terapêuticos:

    Arte com o texto: Dicas para mães e pais de criança autista nas férias. Garoto sentado em área interna, sobre gramado sintético, brincando de empilhar bloquinhos.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Foto com texto "Dicas para mães e pais de criança autista nas férias", com criança sentada, enquanto brinca de empilhar bloquinhos. Ao fundo há uma bola, brinquedos e outras duas crianças. (Imagem: Edição de arte. Foto: Yan Krukov/Pexels)

    1. Faça atividades que estimulem a socialização, partindo de algo que a criança já tenha interesse, mas que surpreenda;

    2. Evite exposição a algo muito novo que possa causar desconforto. Por exemplo, se a criança gosta de brincar com dinossauros, faça a sugestão que o dinossauro gosta de brincar de andar de carro. Nesse caso, insere-se um novo elemento que seria o carro, sem tirar dela o dinossauro porque é uma zona de conforto e traz segurança para ela;

    3. Prefira ambientes ao ar livre, onde não tenha muito barulho e que a criança se sinta mais segura;

    4. Trabalhe previamente o local com a criança, dando pistas visuais de onde ela vai, oferecendo imagens do lugar, qual horário se é dia ou noite;

    5. Também é importante trabalhar a mente enquanto pai e mãe caso o passeio ou a atividade não saia como foi idealizada. Faça um plano B, que inclusive pode ser precisar voltar para casa ou deixar a criança em um espaço que ela se sinta segura.

    Publicidade

    Dica extra: dispositivos eletrônicos

    Outro ponto que todos os pais devem prestar atenção é no tempo gasto na frente das telas e aparelhos eletrônicos. Apesar da praticidade, estudos alertam que o cérebro de crianças e adolescentes são impactados pelo uso excessivo de dispositivos como tablets, celulares, televisões e computadores, prejudicando o sono, visão, postura e capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade.

    Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o guia de Diretrizes sobre atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças com menos de 5 anos de idade . Entre as recomendações, crianças com menos de dois anos não devem ter qualquer contato com telas, nem mesmo a televisão. Após essa idade, a liberação deve ser no máximo durante uma hora por dia. Somente aos oito anos, elas poderiam usar celular.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário