Descrição da imagem: Capa do livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ com três figuras humanas brancas unidas e texto em fundo azul. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Freepik)
Assinado por 17 autores, o livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um convite às mudanças de pensamento e ações da sociedade brasileira
Lutar pela inclusão é reconhecer o direito de todas as pessoas, independentemente de condições físicas, sensoriais, cognitivas, raça, crença ou orientação sexual. Para amplificar as vozes de todas e todos será lançada a obra “Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente”, no próximo dia 22 de outubro.
Um futuro mais inclusivo e diverso se constrói hoje
O livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um compilado de 13 capítulos que abordam assuntos relacionados à inclusão. A obra é fruto de inquietações, vivências e estudos, de vários profissionais que atuam nas áreas da educação, direito, saúde e política, e que almejam uma sociedade mais inclusiva e diversa no País.
“Nossa sociedade atravessou diversas fases no que se refere às práticas sociais, vivenciamos a exclusão, segregação, integração e, agora, o processo de inclusão. Sabemos que é o início de um movimento e isso exigirá de todos a desconstrução diária do capacitismo”, segundo a psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega e o advogado Paulo César Tavella Navega, que organizam a obra.
Confira a lista de autores envolvidos
- Fabiane Favarelli Navega
- Paulo César Tavella Navega
- Denise Wendland
- Ana Cristina Afonso
- Maria Cláudia Moya
- Mari Zulian
- Flávia de Campos Pinheiro
- João Damasceno Lopes Neto
- Samara Cazzoli y Goya
- Arthus Bustamante
- Juliana Filetti Mellega
- Juliana Santos
- Fábia Ramalho
- Lusimone Beltrame
- Carolina Videira
- Fabiana Romero Corrêa Salvador
- Walter Marinho
Por um futuro mais inclusivo e diverso
Ainda de acordo com as(os) organizadoras(es), a sociedade precisa ser capaz de atender às necessidades de todos os seus membros, isso só é possível através de transformações, pequenas e grandes, nas famílias, comunidades, escolas, sociedade civil e na mentalidade das pessoas.
“Tudo começa pela aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana, que se dará a partir do pertencer, do conviver e do cooperar. Que esta obra seja um convite às mudanças de pensamento e ações”, conclui o casal.
Além desse livro publicado pela Alexa Cultural Editora , a especialista em superdotação e educação inclusiva Fabiane e seu marido Paulo César Navega também lançaram em agosto a obra “Pessoas e dEficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos”.
Sobre os organizadores
Fabiane Favarelli Navega é Psicopedagoga e especialista em altas habilidades/superdotação. Mestranda em saúde, interdisciplinaridade e reabilitação (UNICAMP). Docente do curso de Pedagogia da UNIFACP e assessora pedagógica para inclusão de estudantes com AH/SD.
Paulo César Tavella Navega é Advogado especialista em Direito Público e Empresarial. Professor de Direito Civil na UNIFACP. Sócio do Pedroso Advogados Associados com atuação em Direito Civil, Comercial, Empresarial, Família e Sucessões.

Editor dos sites Jornalista Inclusivo e Dataverso PCD, além de consultor e gestor de mídias digitais. É jornalista, pós-graduado em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão e possui MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Com experiência prévia como repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É também ativista pelos direitos da pessoa com deficiência e redator nas equipes Dando Flor e Pachamen Editoria.
Compartilhe: Compartilhar este conteúdo
Leia mais artigos
Você também pode gostar

A Banda do Serafim: Teatro gaúcho leva espetáculo de bonecos acessível a escolas de SP, PR e RS

Os 4 Distintos: Um livro sobre amizade e pessoas com deficiência

Caixa anuncia linha de crédito para PcDs de até R$ 30 mil

Diversidade: 7 dicas para uma boa entrevista de emprego neste ano

Musical acessível Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo segue no Sesc Vila Mariana até 29 de outubro

Espetáculo Pulsar explora relação de PcDs com a música e o cotidiano

Riscos de AVC no outono e inverno são maiores, alerta neurocirurgião

Projeto Asas auxilia pessoa com deficiência a crescer e envelhecer com autonomia e dignidade desde 2020

Abril Azul: Caminhada pelo Autismo ocorrerá em 7 de abril em SP

É Perguntando que se Aprende: Livro digital gratuito sobre inclusão

Transtorno Bipolar: 5 benefícios do tratamento da bipolaridade
