Assinado por 17 autores, o livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ faz um convite às mudanças de pensamento e ações da sociedade brasileira
Lutar pela inclusão é reconhecer o direito de todas as pessoas, independentemente de condições físicas, sensoriais, cognitivas, raça, crença ou orientação sexual. Para amplificar as vozes de todas e todos será lançada a obra “Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente”, no próximo dia 22 de outubro.
Boa leitura!
Publicidade
O futuro se constrói no presente
O livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um compilado de 13 capítulos que abordam assuntos relacionados à inclusão. A obra é fruto de inquietações, vivências e estudos, de vários profissionais que atuam nas áreas da educação, direito, saúde e política, e que almejam uma sociedade mais inclusiva e diversa no País.
“Nossa sociedade atravessou diversas fases no que se refere às práticas sociais, vivenciamos a exclusão, segregação, integração e, agora, o processo de inclusão. Sabemos que é o início de um movimento e isso exigirá de todos a desconstrução diária do capacitismo”, segundo a psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega e o advogado Paulo César Tavella Navega, que organizam a obra.
Confira a lista de autores envolvidos
- Fabiane Favarelli Navega
- Paulo César Tavella Navega
- Denise Wendland
- Ana Cristina Afonso
- Maria Cláudia Moya
- Mari Zulian
- Flávia de Campos Pinheiro
- João Damasceno Lopes Neto
- Samara Cazzoli y Goya
- Arthus Bustamante
- Juliana Filetti Mellega
- Juliana Santos
- Fábia Ramalho
- Lusimone Beltrame
- Carolina Videira
- Fabiana Romero Corrêa Salvador
- Walter Marinho
Publicidade
Por um futuro mais inclusivo e diverso
Ainda de acordo com as(os) organizadoras(es), a sociedade precisa ser capaz de atender às necessidades de todos os seus membros, isso só é possível através de transformações, pequenas e grandes, nas famílias, comunidades, escolas, sociedade civil e na mentalidade das pessoas.
“Tudo começa pela aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana, que se dará a partir do pertencer, do conviver e do cooperar. Que esta obra seja um convite às mudanças de pensamento e ações”, conclui o casal.
Além desse livro publicado pela Alexa Cultural Editora ↗, a especialista em superdotação e educação inclusiva Fabiane e seu marido Paulo César Navega também lançaram em agosto a obra “Pessoas e dEficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos”.
Sobre os organizadores
Fabiane Favarelli Navega é Psicopedagoga e especialista em altas habilidades/superdotação. Mestranda em saúde, interdisciplinaridade e reabilitação (UNICAMP). Docente do curso de Pedagogia da UNIFACP e assessora pedagógica para inclusão de estudantes com AH/SD.
Paulo César Tavella Navega é Advogado especialista em Direito Público e Empresarial. Professor de Direito Civil na UNIFACP. Sócio do Pedroso Advogados Associados com atuação em Direito Civil, Comercial, Empresarial, Família e Sucessões.

Comunicador social pela Faculdade Prudente de Moraes (2006), é editor e idealizador da Jornalista Inclusivo. Atua com jornalismo digital e como consultor em acessibilidade e inclusão. Tem experiência como repórter em rádio AM e jornais impressos, assessor de imprensa, executivo de contas e como fotógrafo em navios de cruzeiros. Como tetraplégico e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência, é comprometido em promover inclusão e acessibilidade em todos os aspectos da sociedade.
Compartilhe: Share this content
Deixe um comentário Cancelar resposta
Este post tem um comentário
Você também pode gostar

Bike Sem Barreiras: Projeto leva bike adaptada para PcDs a diferentes regiões do País

Os 4 Distintos: Um livro sobre amizade e pessoas com deficiência

Programa Portas Abertas: Diversidade e qualificação de jovens com e sem deficiência

“Hanseníase no Brasil é uma endemia oculta altíssima”, alerta especialista

Escute Seu Caminho: VLT Carioca promove experiência sensorial para pessoas cegas no trajeto da Linha 1

Musical acessível Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo segue no Sesc Vila Mariana até 29 de outubro

Streaming acessíveis a pessoas com deficiência é exigido no Projeto de Lei 247, da senadora Mara Gabrilli

Programa Empreenda: Mães de crianças com deficiência abrem o próprio negócio e aumentam a renda

Pingback: Pondé nunca esteve sozinho em seu capacitismo e eu posso provar