Descrição da imagem: Capa do livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ com três figuras humanas brancas unidas e texto em fundo azul. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Freepik)
Assinado por 17 autores, o livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um convite às mudanças de pensamento e ações da sociedade brasileira
Lutar pela inclusão é reconhecer o direito de todas as pessoas, independentemente de condições físicas, sensoriais, cognitivas, raça, crença ou orientação sexual. Para amplificar as vozes de todas e todos será lançada a obra “Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente”, no próximo dia 22 de outubro.
Um futuro mais inclusivo e diverso se constrói hoje
O livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um compilado de 13 capítulos que abordam assuntos relacionados à inclusão. A obra é fruto de inquietações, vivências e estudos, de vários profissionais que atuam nas áreas da educação, direito, saúde e política, e que almejam uma sociedade mais inclusiva e diversa no País.
“Nossa sociedade atravessou diversas fases no que se refere às práticas sociais, vivenciamos a exclusão, segregação, integração e, agora, o processo de inclusão. Sabemos que é o início de um movimento e isso exigirá de todos a desconstrução diária do capacitismo”, segundo a psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega e o advogado Paulo César Tavella Navega, que organizam a obra.
Confira a lista de autores envolvidos
- Fabiane Favarelli Navega
- Paulo César Tavella Navega
- Denise Wendland
- Ana Cristina Afonso
- Maria Cláudia Moya
- Mari Zulian
- Flávia de Campos Pinheiro
- João Damasceno Lopes Neto
- Samara Cazzoli y Goya
- Arthus Bustamante
- Juliana Filetti Mellega
- Juliana Santos
- Fábia Ramalho
- Lusimone Beltrame
- Carolina Videira
- Fabiana Romero Corrêa Salvador
- Walter Marinho
Por um futuro mais inclusivo e diverso
Ainda de acordo com as(os) organizadoras(es), a sociedade precisa ser capaz de atender às necessidades de todos os seus membros, isso só é possível através de transformações, pequenas e grandes, nas famílias, comunidades, escolas, sociedade civil e na mentalidade das pessoas.
“Tudo começa pela aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana, que se dará a partir do pertencer, do conviver e do cooperar. Que esta obra seja um convite às mudanças de pensamento e ações”, conclui o casal.
Além desse livro publicado pela Alexa Cultural Editora ↗, a especialista em superdotação e educação inclusiva Fabiane e seu marido Paulo César Navega também lançaram em agosto a obra “Pessoas e dEficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos”.
Sobre os organizadores
Fabiane Favarelli Navega é Psicopedagoga e especialista em altas habilidades/superdotação. Mestranda em saúde, interdisciplinaridade e reabilitação (UNICAMP). Docente do curso de Pedagogia da UNIFACP e assessora pedagógica para inclusão de estudantes com AH/SD.
Paulo César Tavella Navega é Advogado especialista em Direito Público e Empresarial. Professor de Direito Civil na UNIFACP. Sócio do Pedroso Advogados Associados com atuação em Direito Civil, Comercial, Empresarial, Família e Sucessões.
Compartilhe: Compartilhar este conteúdo
Este post tem um comentário
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa estar conectado para publicar um comentário.
Você também pode gostar

AACD Teleton 2020 será online neste sábado (7)
Oficina debate bullying com alunos surdos

Homeschooling: Mais de 400 entidades contra o PL da educação domiciliar no Brasil lançam manifesto

UFSC realiza 3º intercâmbio de pacientes de cannabis medicinal

Evento de jornalismo especializado 2020 começa dia 1º de dezembro

Os 4 Distintos: Um livro sobre amizade e pessoas com deficiência

Jade Autism: Conheça o app brasileiro para crianças com autismo utilizado em 149 países

Programa Portas Abertas: Diversidade e qualificação de jovens com e sem deficiência

Bike Sem Barreiras: Projeto leva bike adaptada para PcDs a diferentes regiões do País

O que especialistas dizem sobre tendências de acessibilidade para 2022

Programa Empreenda: Mães de crianças com deficiência abrem o próprio negócio e aumentam a renda

Pingback: Pondé nunca esteve sozinho em seu capacitismo e eu posso provar