Brasil Solidário e Cordão de Girassol: Você sabe o que são deficiências ocultas?

Pessoa mostrando um crachá com flores de girassol. Instituto Brasil Solidário e Cordão de Girassol Oficial.
União entre Instituto Brasil Solidário e Cordão de Girassol Oficial promove conscientização sobre o deficiências ocultas. (Foto: HD Sunflower)

Cursos EaD gratuitos com intérprete de Libras para profissionais da educação pública. Inscrições abertas.

O Instituto Brasil Solidário (IBS), que atua em todos os 26 estados do Brasil, oferecendo formações e projetos que já alcançam mais de 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino, firmou parceria com o Cordão de Girassol Oficial. O projeto é uma iniciativa da Hidden Disabilities Sunflower (HD Sunflower) e tem como objetivo familiarizar as pessoas sobre as condições e deficiências ocultas e raras, aquelas que não conseguimos perceber só de olhar.

Publicidade

A parceria será apresentada em um dos eventos mais importantes do mundo sobre inclusão e acessibilidade: a Zero Project , que será realizada no dia 21 de fevereiro, na sede da Organização das Nações Unidas em Viena, Áustria. Os projetos agregados à parceria serão apresentados em um estande da HD Sunflower  no evento, reforçando a importância de abordar essa temática junto aos profissionais da educação.

Fortalecendo o tema nas escolas

Como medida imediata para fortalecer o tema dentro das escolas, o IBS incorporará conteúdos de sensibilização e capacitação sobre as deficiências ocultas em suas formações EaD, ofertadas de forma gratuita a profissionais da educação da rede pública de ensino. Além disso, será enfatizada a importância do uso do cordão como uma ferramenta simples, que pode ser compartilhada voluntariamente por aqueles que sofrem de alguma dessas doenças e que podem necessitar de ajuda, empatia e compreensão.

De acordo com um estudo realizado por R. W. Blair, publicado no “Journal of Special Education”, depois das mães e pais ou cuidadores, os professores são frequentemente os primeiros a identificarem sinais de deficiência em crianças em idade escolar. Isso ocorre porque os professores passam muito tempo com os alunos em um ambiente de sala de aula e são capazes de observar o comportamento, o desempenho acadêmico e as interações sociais das crianças em um contexto escolar.

Publicidade

Compromisso com a inclusão

Para Luis Salvatore, Diretor Presidente do IBS, a parceria fortalece a missão do Instituto de valorizar o ser humano e proporcionar oportunidades através da educação. “Estamos comprometidos em treinar nossos colaboradores e voluntários para melhor atender aqueles com deficiências ocultas, tornando as comunidades que atendemos mais conscientes, acolhedoras e preparadas para oferecer apoio a todos. Juntos, construímos um futuro mais inclusivo”, ressaltou.

Brasil Solidário e Cordão de Girassol: Assista ao vídeo

Cursos EaD com intérprete de Libras

O Instituto Brasil Solidário está com inscrições abertas para os cursos EaD gratuito aos educadores de escolas públicas em todo o Brasil. As formações contam com intérprete de Libras e envolvem desde oficinas em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.

A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, inclui acesso a todo o conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Todos os materiais e canais de comunicação do IBS, além da tradução para Libras, contam com audiodescrição e outras ferramentas adicionais, contribuindo com a inclusão de pessoas com diversas deficiências.

Profissionais da educação  podem entrar em contato através do Instagram do Instituto Brasil Solidário (@brasilsolidario) para efetuar sua inscrição nas formações ofertadas e conferir o calendário com a carga horária e o início das aulas de cada oficina.

Acesse o formulário para a inscrição no Link .

Publicidade

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário