Empreendedora lança moda para pessoas com Nanismo: “Transformei minha dificuldade no meu trabalho”

Josi Zurdo, mulher branca com cabelos pretos compridos, na 6ª temporada do reality show Shark Tank Brasil: Moda para pessoas com nanismo.

Com peças pensadas para pessoas com baixa estatura, Josi Zurdo mostra como a moda inclusiva pode revolucionar a relação com as roupas e promover o empoderamento

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Transformar um problema pessoal em oportunidade de negócio com impacto social. Essa foi a proposta de Josi Zurdo, de 35 anos, ao criar a Via Voice For Fashion, uma marca de roupas, pensadas e produzidas exclusivamente para pessoas com acondroplasia, a forma mais comum de nanismo.

    Apesar de não ter nanismo, a baixa estatura da empreendedora sempre foi um desafio social. Medindo 1,49m de altura e trabalhando no mundo corporativo, na área de Recursos Humanos, Josi sentia na pele a dificuldade de encontrar peças adequadas ao seu tamanho.

    “Absolutamente todas as minhas roupas tinham de ser ajustadas. Dessa forma, meu custo era sempre mais alto, porque era preciso arcar com o valor da compra somado ao da reforma, o que encarecia muito as peças”, relata a idealizadora da primeira marca de roupas para pessoas com nanismo da América Latina.

    Moda para Pessoas com Nanismo

    Ao longo da sua trajetória profissional antes da moda, ela teve a oportunidade de conhecer pessoas com nanismo. Foi através da troca de experiências com a comunidade que ela percebeu uma oportunidade de negócio que poderia ser uma solução para a vida desses indivíduos.

    “Entendi que aquela dificuldade não era só minha ou de quem tem baixa estatura. Havia realmente um gap, uma lacuna que precisava ser preenchida”, lembra. A partir disso, em parceria com movimentos como a Nanismo Brasil, a agora diretora criativa da marca conseguiu desenvolver um estudo e definir uma tabela de medidas exclusiva para esse público.

    Em sua rede social, Josi conta como nasceu a marca Via Voice For Fashion, após conhecer o Fernando Vigui, presidente da Nanismo Brasil. Ela também participou da da 6ª temporada do reality show Shark Tank Brasil , do Sony Channel.

    Desfile da Via Voice For Fashion

    Com objetivo de dar visibilidade à acondroplasia através da moda, a Via Voice For Fashion já promove desfiles da marca protagonizados por pessoas com nanismo. O evento acontece nesse sábado, dia 19 de novembro, na Biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo. Na ocasião, a nova coleção assinada pela estilista Ana Paula Bernardino será apresentada ao público.

    “Nossa missão como marca é entregar design e inovação em peças pensadas para elas, de forma a melhorar a experiência e a relação dessa população com a moda. A diversidade de corpos tem que estar representada em todas as esferas para criar uma relação de identificação e pertencimento”, vislumbra Josi Zurdo. 

    “Proporcionar uma solução para pelo menos um dos desafios das pessoas com acondroplasia, é muito significativo para que elas possam ser empoderadas”, finaliza.
    Shark Tank Brasil

    De Hortolândia/SP e formada em Design Gráfico, Josi Zurdo participou da 6ª temporada do reality show Shark Tank Brasil, do Sony Channel. O programa oferece aos participantes a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para investidores na esperança de conseguir aportes financeiros. No caso da empreendedora do interior paulista, o apresentador e empresário Caito Maia, fundador da Chilli Beans, tornou-se sócio da Via Voice For Fashion

    Assista no YouTube: https://youtu.be/Td0IOLWXiU8

    Links úteis
    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Deixe um comentário