Pantys é a primeira marca de calcinha absorvente com aberturas laterais que geram maior conforto, praticidade e segurança para pessoas que menstruam e têm algum tipo de deficiência
Se menstruação ainda é tema cercado por tabus e preconceitos, falar que nem só a mulher menstrua é entrar em um assunto polêmico. Para quebrar tabus é preciso considerar pessoas transexuais e não-binárias nos assuntos referentes a menstruação: pessoas de todos os gêneros podem menstruar – homens trans e pessoas não binárias –, e aquelas com alguma deficiência não são exceção.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 ↗ mostra que 8,4% da população tinha algum tipo deficiência – o que representa 17,3 milhões de pessoas. Dessa população, 10,5 milhões são mulheres (9,9%), frente a 6,7 milhões de homens (6,9%).
Com números nessa magnitude, a dignidade menstrual é tema que deve ser discutido para o bem-estar e qualidade de vida de homens trans e pessoas não binárias. O direito de todas as pessoas que menstruam também vale para as pessoas com deficiência que enfrentam diversas barreiras quando o assunto é saúde íntima.
Boa leitura!
Nova calcinha absorvente
Como aliada das pessoas com deficiência (PcDs), chega ao mercado a primeira calcinha absorvente da América Latina e única clinicamente testada do mundo. A marca Pantys acaba de lançar a calcinha Easy, com aberturas laterais que facilitam a rotina de quem passa muito tempo fora de casa e precisa trocar a peça ao longo do dia.
“Novos produtos menstruais desenvolvidos para tornar essa rotina mais leve, segura e confortável são necessários e por isso desenvolvemos, com muita atenção, essa peça que trará um alívio para muitas PcDs que menstruam e enfrentam inúmeras dificuldades. Nosso objetivo é melhorar a experiência, trazendo conforto e tranquilidade durante os ciclos”, conta a sócia-fundadora da Pantys, Maria Eduarda Camargo.
Facilitando rotina menstrual da PCD
Após um ano de testes e pesquisas, a novidade está disponível para fluxo moderado e tem uma abertura na lateral em colchete, possibilitando a troca de maneira prática e rápida. Ela está disponível na cor preta, com tamanhos do PP ao XXGG e pode ser encontrada no e-commerce da marca e lojas físicas
O lançamento chega para facilitar a rotina menstrual de pessoas com deficiência, que enfrentam diversas barreiras em seu dia a dia, como banheiros inacessíveis, falta de produtos pensados para suas necessidades e dificuldade de troca.
“Assim como qualquer produto menstrual, as calcinhas absorventes também necessitam de troca quando atingem sua capacidade, que é possível saber quando sentir-se úmida. As vantagens da calcinha de abertura lateral é que é possível trocar a peça de maneira rápida no banheiro, sem a necessidade de retirar a calça, shorts ou peça de baixo”, explica Emily Ewell, também sócia-fundadora da Pantys.
Menos Tabu e pobreza menstrual
Cada pessoa vivencia o ciclo menstrual de uma maneira e o objetivo da Pantys, segundo assessoria de imprensa, é tornar a rotina de todos que menstruam em um momento descomplicado, confortável, sustentável e livre de tabus.
“Dificilmente refletimos sobre os ciclos menstruais e suas experiências. Assuntos que envolvem a menstruação não são discutidos na escola e nem em rodas de amigos. A pobreza menstrual e a rotina menstrual de pessoas com deficiência são alguns deles”, questiona Emily.
“PcDs vivenciam as mesmas mudanças hormonais que as pessoas que não têm deficiências, porém, menstruar é físico e emocionalmente difícil devido às infinitas barreiras que enfrentam, dentre elas, a falta de acesso em banheiros e a inexistência de produtos pensados para facilitar a rotina menstrual”, conta Maria Eduarda.
A campanha fotográfica do lançamento foi desenvolvida em parceria com a ativista do pensamento inclusivo Belly Palma, palestrante, criadora de conteúdos, modelo e Consultora de Negócios de Moda. A sessão de fotos foi realizada com as roupas, cores e ambiente em que Belly se sentia mais à vontade para apresentar a novidade.
“Estampar o lançamento da calcinha Easy reforça o fato de que moda e a moda inclusiva devem estar juntas, no mesmo lugar, não só sobre a moda vestível, mas também na moda que dita comportamentos dentro e fora da cadeia de moda”, comenta Belly.
Sustentabilidade
Assim como todos os produtos da Pantys, a calcinha Easy proporciona sensação de toque seco, sustentabilidade e conforto durante o período menstrual. Com tecidos de secagem rápida, impermeáveis, respiráveis, biodegradáveis e antibacteriana, absorvem todo tipo de líquido, como menstruação, suor, escapes leves de bexiga, corrimento e outros fluídos naturais, além de possuir a duração de 100 lavagens.
As sócias acreditam que o produto terá grande aceitação também de pessoas que não tem deficiência, mas enfrentam barreiras para a troca da calcinha durante a menstruação, como difícil acesso a banheiros ou disponibilidade para tirar e vestir calça várias vezes ao dia.
Sobre a Pantys
Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade.
Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças, que mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção. Para saber mais, confira a lista de links abaixo.
Links úteis
> Site: www.pantys.com.br ↗
> Instagram: www.instagram.com/pantys ↗
> Facebook: www.facebook.com/coolabsorbingobvious/community ↗
> YouTube: www.youtube.com/c/pantysbrasil ↗
> Twitter: twitter.com/pantysbrasil ↗
> Pinterest: pinterest.com/pantysbrasil ↗
> TikTok: www.tiktok.com/@pantysbrasil ↗
> LinkedIn: linkedin.com/company/pantys ↗
Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Consultor em Estratégias Inclusivas e Gestor de Mídias Digitais. Formado em Comunicação Social (2006). Atuou como repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. Ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.
Pingback: Curso ‘Moda Inclusiva Belly Palma’ segue com inscrições gratuitas até segunda (19)
Pingback: Arte e Acesso: Plataforma com portfólio coletivo de artistas PcDs reabre inscrições nesta quarta (17)