Nova calcinha absorvente facilita rotina menstrual da PCD

Arte com foto da Belly Palma, mulher cadeirante de pele branca e cabelos escuros. Foto da peça de roupa e texto: Calcinha absorvente para a rotina de menstrual da PCD - pessoa com deficiência.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com fotos e textos. Centralizado à esquerda, o título: Calcinha absorvente para a rotina menstrual da PCD – pessoa com deficiência. Abaixo, a fotografia da peça de roupa, na cor preta, e textos: Fácil e prático, abertura lateral, seguro. À direita está a Belly Palma, mulher cadeirante, branca e com cabelos pretos presos em coque. Ela usa uma blusa lilás e a nova calcinha absorvente easy, da Pantys. Belly está de lado e sorrindo. (Imagem: Edição de arte. Fotos: Divulgação)

Pantys é a primeira marca de calcinha absorvente com aberturas laterais que geram maior conforto, praticidade e segurança para pessoas que menstruam e têm algum tipo de deficiência

Se menstruação ainda é tema cercado por tabus e preconceitos, falar que nem só a mulher menstrua é entrar em um assunto polêmico. Para quebrar tabus é preciso considerar pessoas transexuais e não-binárias nos assuntos referentes a menstruação: pessoas de todos os gêneros podem menstruar – homens trans e pessoas não binárias –, e aquelas com alguma deficiência não são exceção. 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostra que 8,4% da população tinha algum tipo deficiência – o que representa 17,3 milhões de pessoas. Dessa população, 10,5 milhões são mulheres (9,9%), frente a 6,7 milhões de homens (6,9%).

Com números nessa magnitude, a dignidade menstrual é tema que deve ser discutido para o bem-estar e qualidade de vida de homens trans e pessoas não binárias. O direito de todas as pessoas que menstruam também vale para as pessoas com deficiência que enfrentam diversas barreiras quando o assunto é saúde íntima.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Nova calcinha absorvente

    Como aliada das pessoas com deficiência (PcDs), chega ao mercado a primeira calcinha absorvente da América Latina e única clinicamente testada do mundo. A marca Pantys acaba de lançar a calcinha Easy, com aberturas laterais que facilitam a rotina de quem passa muito tempo fora de casa e precisa trocar a peça ao longo do dia.

    “Novos produtos menstruais desenvolvidos para tornar essa rotina mais leve, segura e confortável são necessários e por isso desenvolvemos, com muita atenção, essa peça que trará um alívio para muitas PcDs que menstruam e enfrentam inúmeras dificuldades. Nosso objetivo é melhorar a experiência, trazendo conforto e tranquilidade durante os ciclos”, conta a sócia-fundadora da Pantys, Maria Eduarda Camargo.

    Facilitando rotina menstrual da PCD

    Após um ano de testes e pesquisas, a novidade está disponível para fluxo moderado e tem uma abertura na lateral em colchete, possibilitando a troca de maneira prática e rápida. Ela está disponível na cor preta, com tamanhos do PP ao XXGG e pode ser encontrada no e-commerce da marca e lojas físicas

    O lançamento chega para facilitar a rotina menstrual de pessoas com deficiência, que enfrentam diversas barreiras em seu dia a dia, como banheiros inacessíveis, falta de produtos pensados para suas necessidades e dificuldade de troca.

    “Assim como qualquer produto menstrual, as calcinhas absorventes também necessitam de troca quando atingem sua capacidade, que é possível saber quando sentir-se úmida. As vantagens da calcinha de abertura lateral é que é possível trocar a peça de maneira rápida no banheiro, sem a necessidade de retirar a calça, shorts ou peça de baixo”, explica Emily Ewell, também sócia-fundadora da Pantys.

    Menos Tabu e pobreza menstrual

    Cada pessoa vivencia o ciclo menstrual de uma maneira e o objetivo da Pantys, segundo assessoria de imprensa, é tornar a rotina de todos que menstruam em um momento descomplicado, confortável, sustentável e livre de tabus.

    “Dificilmente refletimos sobre os ciclos menstruais e suas experiências. Assuntos que envolvem a menstruação não são discutidos na escola e nem em rodas de amigos. A pobreza menstrual e a rotina menstrual de pessoas com deficiência são alguns deles”, questiona Emily.

    Publicidade

    Foto da Belly Palma, mulher branca com cabelos pretos presos em coque, segurando a calcinha absorvente easy, para a rotina menstrual da pcd.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida da Belly Palma, mulher branca com cabelos pretos presos em coque. Ela segura a calcinha easy com as duas mãos e está com o rosto em perfil. A calcinha é na cor preta. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação)

    “PcDs vivenciam as mesmas mudanças hormonais que as pessoas que não têm deficiências, porém, menstruar é físico e emocionalmente difícil devido às infinitas barreiras que enfrentam, dentre elas, a falta de acesso em banheiros e a inexistência de produtos pensados para facilitar a rotina menstrual”, conta Maria Eduarda.

    A campanha fotográfica do lançamento foi desenvolvida em parceria com a ativista do pensamento inclusivo Belly Palma, palestrante, criadora de conteúdos, modelo e Consultora de Negócios de Moda. A sessão de fotos foi realizada com as roupas, cores e ambiente em que Belly se sentia mais à vontade para apresentar a novidade. 

    “Estampar o lançamento da calcinha Easy reforça o fato de que moda e a moda inclusiva devem estar juntas, no mesmo lugar, não só sobre a moda vestível, mas também na moda que dita comportamentos dentro e fora da cadeia de moda”, comenta Belly.

    Sustentabilidade

    Assim como todos os produtos da Pantys, a calcinha Easy proporciona sensação de toque seco, sustentabilidade e conforto durante o período menstrual. Com tecidos de secagem rápida, impermeáveis, respiráveis, biodegradáveis e antibacteriana, absorvem todo tipo de líquido, como menstruação, suor, escapes leves de bexiga, corrimento e outros fluídos naturais, além de possuir a duração de 100 lavagens.

    As sócias acreditam que o produto terá grande aceitação também de pessoas que não tem deficiência, mas enfrentam barreiras para a troca da calcinha durante a menstruação, como difícil acesso a banheiros ou disponibilidade para tirar e vestir calça várias vezes ao dia.

    Sobre a Pantys

    Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade.

    Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças, que mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção. Para saber mais, confira a lista de links abaixo.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem 2 comentários

    Deixe um comentário