Editorial de Moda com Jaci Guimarães

Uma Cadeirante, um fotografo e uma mensagem positiva

Descrição da Imagem: #PraCegoVer – Foto colorida, em área externa, do editorial de moda com Jaci Guimarães. Mulher branca, com cabelo loiro. Ela veste camisa branca e está olhando para a câmera, enquanto segura em sua frente, as duas rodas que tirou da própria cadeira que usa para se locomover. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Modelo Inclusiva participa de ensaio fotográfico para levar esperança em tempos de pandemia

Confira o editorial de moda com Jaci Guimaraes na famosa avenida Paulista, pelas lentes do fotógrafo Arno Lopes

Um Editorial de Moda em meio à crise do novo Coronavírus? Exatamente. E é justamente por causa dessa pandemia da COVID-19 , que dois profissionais se unem por um bem maior: Levar esperança a todos.

Esse é o objetivo do Ensaio Fotográfico realizado em 11 de junho, aproveitando o Dia dos Namorados. O Editorial de Moda com Jaci Guimarães, modelo e ativista, foi realizado pelo fotógrafo Arno Lopes, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Foto para editorial de moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Fotografia em close mostrando o rosto da modelo. Ela está com olhar fixo para a câmera, e usa um brinco que o símbolo de uma pessoa em cadeira de rodas. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

“A autoestima e o emocional são fundamentais não só na recuperação física, como pra toda vida. E a fotografia tem esse poder de retratar essa fase na vida de cada um, de recomeço, de renascimento muitas vezes, afirma o fotógrafo Arno.

Jaci Guimarães entende que “neste momento difícil de isolamento e distanciamento social, é importante passar uma mensagem positiva. Pois as pessoas com deficiência existem, e podem sim contar com um amanhã”.

Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Jaci Guimarães está sentada de lado em sua cadeira de rodas, que está próxima a um muro, em cima de uma calçada. Ela veste camisa clara e saia, está com as pernas cruzadas, uma das mãos segurando a roda da cadeira, e outra mão apoiando seu queixo. A fotografia é em preto e branco. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Editorial de Moda com Jaci Guimarães

“Um projeto com o intuito de levar esperança a todos, e deixar uma mensagem positiva: Tudo se resolverá e teremos uma nova vida pós pandemia”, relata Jaci Guimarães, que trabalha com moda inclusiva.

Jaci Guimarães é cadeirante sem diagnóstico fechado, nascida em Ourinhos (SP). Perto de completar 36 anos, é mãe, e desenvolve seus trabalhos para dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.

Pessoa em cadeira de rodas está de costas na Avenida Paulista
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - A modelo está sentada em sua cadeira de rodas, e de costas para o fotógrafo. Ela veste camisa branca, e está com o rosto de lado, na Avenida Paulista. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

A modelo vai à luta para resolver casos que chegam até seu conhecimento, como pessoas que precisam de remédios; reabilitação; insumos; cadeiras de rodas, e todo tipo de auxílio.

Entre ações de divulgação de marcas e participação em eventos, faz ensaios fotográficos como modelo convencional.

Cadeirante fotografada por Arno Lopes
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Jaci Guimarães está sentada na cadeira de rodas mas com a ponta dos pés no chão, em uma calçada bem larga. Ela está calçando botas e saia preta, camisa branca e está com os dois braços cruzados, apoiados nas pernas. Olhando para o fotógrafo, sua franja cobre parte do seu rosto. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Como modelo inclusiva, Jaci participa de projetos voltados à inclusão e como militante da causa, pelos direitos das pessoas com deficiência, além de dar palestras sobre o tema.

Formada em marketing, e cursando pós graduação em direito eleitoral, ela é pré-candidata à vereadora no município de Embu das Artes (SP)

Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - A modelo agora veste blusa vermelha, sentada na cadeira de rodas que também é vermelha. Jaci está de lado, com as duas mãos na cintura, e com o rosto virado para a frente dl fotógrafo. Em segundo plano é possível ver carros, uma moto e um prédio. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Uma Ativista muito além das câmeras

Embaixadora de campanhas, a ativista é idealizadora de programas de doações e presidente da Organização Inclusiva das Pessoas com Deficiência Jaci Guimarães.

Atuante em eventos que envolvem a causa dessa parcela da população, a modelo realiza essas atividades para dar visibilidade a esse público, “por uma vida digna, e seus direitos respeitados”.

Jaci faz questão de levar por todo o país, a normalidade e eficiência de uma pessoa com deficiência.

Foto de uma Cadeirante em pé, para Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Apesar de usar cadeira de rodas, a modelo está em pé, porém se segurando a uma grade que está atrás dela. Em sua frente está a cadeira, e alguns carros passando atrás, em segundo plano. É possível perceber que há pouca luz, perto de anoitecer. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

O fotógrafo pernambucano Arno Lopes, morando há seis anos em São Paulo, é idealizador do projeto “Cadeirando no Foco”.

Ele explica que realiza ensaios fotográficos com o intuito de elevar a autoestima das pessoas com deficiência, nos vários espaços e pontos turísticos da Capital Paulista.

“Sempre retratando força, beleza, charme, personalidade de todos”, explica o fotógrafo. Segundo ele, o Projeto “Cadeirando no Foco” acontece uma vez por ano em São Paulo.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn
• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário