Editorial de Moda com Jaci Guimarães

Uma Cadeirante, um fotografo e uma mensagem positiva

Descrição da Imagem: #PraCegoVer – Foto colorida, em área externa, do editorial de moda com Jaci Guimarães. Mulher branca, com cabelo loiro. Ela veste camisa branca e está olhando para a câmera, enquanto segura em sua frente, as duas rodas que tirou da própria cadeira que usa para se locomover. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão redondo flutuante, na lateral esquerda. Para a tradução em Libras, acione a Maya, tradutora virtual da Hand Talk, no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima ↗ utilize o player de narração abaixo.

Modelo Inclusiva participa de ensaio fotográfico para levar esperança em tempos de pandemia

Confira o editorial de moda com Jaci Guimaraes na famosa avenida Paulista, pelas lentes do fotógrafo Arno Lopes

Um Editorial de Moda em meio à crise do novo Coronavírus? Exatamente. E é justamente por causa dessa pandemia da COVID-19 , que dois profissionais se unem por um bem maior: Levar esperança a todos.

Esse é o objetivo do Ensaio Fotográfico realizado em 11 de junho, aproveitando o Dia dos Namorados. O Editorial de Moda com Jaci Guimarães, modelo e ativista, foi realizado pelo fotógrafo Arno Lopes, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Foto para editorial de moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Fotografia em close mostrando o rosto da modelo. Ela está com olhar fixo para a câmera, e usa um brinco que o símbolo de uma pessoa em cadeira de rodas. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

“A autoestima e o emocional são fundamentais não só na recuperação física, como pra toda vida. E a fotografia tem esse poder de retratar essa fase na vida de cada um, de recomeço, de renascimento muitas vezes, afirma o fotógrafo Arno.

Jaci Guimarães entende que “neste momento difícil de isolamento e distanciamento social, é importante passar uma mensagem positiva. Pois as pessoas com deficiência existem, e podem sim contar com um amanhã”.

Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Jaci Guimarães está sentada de lado em sua cadeira de rodas, que está próxima a um muro, em cima de uma calçada. Ela veste camisa clara e saia, está com as pernas cruzadas, uma das mãos segurando a roda da cadeira, e outra mão apoiando seu queixo. A fotografia é em preto e branco. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Editorial de Moda com Jaci Guimarães

“Um projeto com o intuito de levar esperança a todos, e deixar uma mensagem positiva: Tudo se resolverá e teremos uma nova vida pós pandemia”, relata Jaci Guimarães, que trabalha com moda inclusiva.

Jaci Guimarães é cadeirante sem diagnóstico fechado, nascida em Ourinhos (SP). Perto de completar 36 anos, é mãe, e desenvolve seus trabalhos para dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.

Pessoa em cadeira de rodas está de costas na Avenida Paulista
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - A modelo está sentada em sua cadeira de rodas, e de costas para o fotógrafo. Ela veste camisa branca, e está com o rosto de lado, na Avenida Paulista. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

A modelo vai à luta para resolver casos que chegam até seu conhecimento, como pessoas que precisam de remédios; reabilitação; insumos; cadeiras de rodas, e todo tipo de auxílio.

Entre ações de divulgação de marcas e participação em eventos, faz ensaios fotográficos como modelo convencional.

Cadeirante fotografada por Arno Lopes
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Jaci Guimarães está sentada na cadeira de rodas mas com a ponta dos pés no chão, em uma calçada bem larga. Ela está calçando botas e saia preta, camisa branca e está com os dois braços cruzados, apoiados nas pernas. Olhando para o fotógrafo, sua franja cobre parte do seu rosto. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Como modelo inclusiva, Jaci participa de projetos voltados à inclusão e como militante da causa, pelos direitos das pessoas com deficiência, além de dar palestras sobre o tema.

Formada em marketing, e cursando pós graduação em direito eleitoral, ela é pré-candidata à vereadora no município de Embu das Artes (SP)

Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - A modelo agora veste blusa vermelha, sentada na cadeira de rodas que também é vermelha. Jaci está de lado, com as duas mãos na cintura, e com o rosto virado para a frente dl fotógrafo. Em segundo plano é possível ver carros, uma moto e um prédio. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

Uma Ativista muito além das câmeras

Embaixadora de campanhas, a ativista é idealizadora de programas de doações e presidente da Organização Inclusiva das Pessoas com Deficiência Jaci Guimarães.

Atuante em eventos que envolvem a causa dessa parcela da população, a modelo realiza essas atividades para dar visibilidade a esse público, “por uma vida digna, e seus direitos respeitados”.

Jaci faz questão de levar por todo o país, a normalidade e eficiência de uma pessoa com deficiência.

Foto de uma Cadeirante em pé, para Editorial de Moda com Jaci Guimarães
Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Apesar de usar cadeira de rodas, a modelo está em pé, porém se segurando a uma grade que está atrás dela. Em sua frente está a cadeira, e alguns carros passando atrás, em segundo plano. É possível perceber que há pouca luz, perto de anoitecer. Fim da descrição | Foto: Arno Lopes Fotografia

O fotógrafo pernambucano Arno Lopes, morando há seis anos em São Paulo, é idealizador do projeto “Cadeirando no Foco”.

Ele explica que realiza ensaios fotográficos com o intuito de elevar a autoestima das pessoas com deficiência, nos vários espaços e pontos turísticos da Capital Paulista.

“Sempre retratando força, beleza, charme, personalidade de todos”, explica o fotógrafo. Segundo ele, o Projeto “Cadeirando no Foco” acontece uma vez por ano em São Paulo.

Rafael Ferraz (Editor)
Rafael Ferraz (Editor)

Comunicador Social desde 2006, jornalita pela Faculdade Prudente de Moraes (FPM). Trabalha com jornalismo digital acessível e consultoria em acessibilidade e inclusão. Foi repórter em rádio AM, jornais impresso, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo em navios de cruzeiro. É tetraplégico e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência.

Todas
• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário