Lançado durante homenagem a atletas paralímpicos, o programa prevê investimentos de R$ 110 milhões para acessibilidade dos municípios paulistas
Na última terça-feira (21), o Governo do Estado de São Paulo anunciou o programa “Cidade Acessível”, com um investimento de R$ 110 milhões, para aquisição de equipamentos e obras que promovam a inclusão e a acessibilidade nas cidades do Estado. Segundo o Governador João Doria, é o maior investimento já realizado no Estado, em apoio aos programas para pessoas com deficiência.
Boa leitura!
Programa Cidade Acessível
Na ocasião do anúncio do novo programa, o evento realizado no Palácio dos Bandeirantes também homenageou os atletas paralímpicos que representaram o País nos Jogos Paralímpicos em Tóquio. “Quero cumprimentar a todos, medalhistas e não medalhistas, porque todos representaram o melhor do esporte paralímpico de São Paulo e do Brasil. Todos são medalhistas para nós. Todos são campeões”, disse o Governador Doria.
O Cidade Acessível será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de SP nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas sejam mais inclusivos.
Segundo nota à imprensa, o programa levará equipamentos em diversas áreas para as cidades paulistas. “Essa é a primeira vez no país que um Governo investe de uma só vez para atender as pessoas com deficiência em diversas áreas”, destacou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
Lazer acessível e inclusivo
Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias ↗, para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.
A Secretária ressaltou a importância de levar as ações a todas as cidades do estado. “Hoje é uma tarde de entrega, e não só de medalhas. O Governador João Doria sempre reforça que as políticas públicas tem que chegar para as pessoas com deficiência de todo o estado de São Paulo”, finalizou.
Convênios e parcerias
O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.
“Neste momento estamos construindo um Estado mais acessível, mais justo e mais igualitário. Neste Governo priorizamos a vida e as pessoas acima de tudo”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
As prefeituras já podem aderir ao programa, de forma celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo. A adesão pode ser feita por meio do formulário no link ↗.
Homenagem aos Paratletas de SP
Durante a cerimônia, 130 atletas e técnicos da Delegação Paralímpica Brasileira receberam a Medalha de Homenagem Esportiva do Estado de São Paulo. A homenagem, em 21 de setembro, se deu em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 11.133/2005) e pelo Dia Nacional do Atleta Paralímpico (Lei Nº 12.622/2012), celebrado em 22 de setembro.
Dos 259 atletas que fizeram parte da Delegação, 136 são nascidos ou vivem no Estado de São Paulo. Dos atletas paulistas, 48 garantiram medalhas para o Brasil, que ficou em 7º lugar no ranking mundial. Os bons resultados alcançados por eles contribuíram para que o país chegasse à marca de melhor campanha em toda a história do Jogos Paralímpicos.