Permita-se Ver Além: Moda com proposta de design inclusivo

Modelos com Síndrome de Down com camisetas da marca Permita-se Ver Além
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com duas pessoas com camisetas do projeto Permita-se Ver Além. Do lado esquerdo está o Dudu, jovem com Síndrome de Down (Trissomia do cromossomo 21), pele branca e cabelos grisalhos. Usa óculos de grau e camiseta preta com estampa que é uma releitura da obra Abaporu (Tarsila do Amaral). Ao seu lado está a Larissa, jovem que também tem a T21, pele branca, cabelos pretos longos e óculos de grau. Ela está com uma camiseta branca com bordado em linha preta e a frase: Inspire outros a ir além. Créditos: Divulgação/ Christyam de Lima

Conheça o projeto de moda que valoriza a participação e o protagonismo da pessoa com deficiência

Da cidade reconhecida como polo da moda de Minas Gerais – Divinópolis, o projeto de moda com etiquetas em braille Permita-se Ver Além tem como embaixador o humorista Geraldo Magela

Projeto com pouco mais de 1 ano, lançado em dezembro de 2019, o Permita-se Ver Além confecciona produtos de moda com proposta de design inclusivo. Entre as opções disponíveis para venda estão: T-shirts unissex, camisas e camisetas femininas, bolsas e necessaires.

Muito além da máxima ‘detalhes que fazem a diferença’, as peças são desenhadas e desenvolvidas a partir de conceitos do design inclusivo, por tecnologia assistida através do design de superfície, e etiquetas em braille – com informações como tamanhos e cores.

Utilizando frases e releituras como a do Abaporu , da artista brasileira Tarsila do Amaral, as T-shirts contam com estampas desenhadas pelo jovem Lorenzo Martins, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Isso nos possibilita a valorização dessas ilustrações e, a oportunidade ao ilustrador de uma inclusão futura ao mercado de trabalho na área da moda”, revela a criadora do projeto Tascy Rezende.

Formada em Moda e Especialista em Design de Beneficiamento Têxtil, a designer responsável pelo projeto explica que além da inclusão, essa é uma forma de demonstrar outras possibilidades têxteis através dos desenhos infantis, chamando a atenção de educadores e alunos para a importância da arte nas escolas.

Três pessoas com camisetas do projeto Permita-se Ver Além
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com três pessoas, a Larissa e o Dudu, da foto anterior, e a designer Tascy Rezende, que está entre os dois. Tascy é uma mulher branca, com cabelos escuros na altura dos ombros. Ela e a Larissa estão se olhando, sorrindo e de mãos dadas, enquanto Dudu olha para frente. Créditos: Divulgação/ Christyam de Lima

O produto do projeto ‘Ver Além’ tem valor social e inclusivo. “Nosso objetivo é de que pessoas com e sem deficiência tenham a oportunidade de comprar na mesma loja um produto com o mesmo estilo e funcionalidade, gerando novas oportunidades de trabalho e experiências de compra, onde o consumidor tem total ação de escolha do produto”, explica.

O que os olhos não vêem, é o coração que sente!

Tascy conta que o projeto nasceu depois de auxiliar uma pessoa com deficiência visual a atravessar uma rua de sua cidade, e que despertou seu olhar para a inclusão. “Decidi saber mais sobre as deficiências, suas dificuldades e desafios; estudei sobre ergonomia, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e braille”.

Testou a primeira etiqueta em braille na ADEFOM – Associação dos Deficientes do Oeste de Minas , conseguindo sua avaliação através do tato de pessoas que trabalham nessa instituição, e que deram a confirmação: “A etiqueta funciona. Possui uma resposta tátil de leitura excelente!”

Foi ouvindo a opinião de possíveis usuários desse produto, que a designer Tascy descobriu que seu trabalho está além de uma etiqueta em peças de roupas, é uma conexão que chama a atenção e convence a todos que é possível e necessário ir além do que se vê, do que se tem, e de quem você é.

Modelos negros de cabelo black usando Permita-se Ver Além
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com modelos com camisetas do projeto. Do lado esquerdo está a Jaci, jovem negra com cabelo black. Usa calça preta e camiseta da mesma cor, com bordado de coração em linha vermelha, na altura do peito. Ao seu lado está o modelo Jhonatan Caetano, negro de cabelo black, que usa calça clara e camiseta preta com bordado de linha branca o escrito Permita-se, em torno da gola, e Ver Além, na altura do peito. Créditos: Divulgação/ Christyam de Lima

Questionada sobre roupas adaptadas para pessoas com outras deficiências, a designer explica que faz um trabalho de acordo com a demanda: “Estamos trabalhando no projeto de peças inclusivas desenvolvidas com adaptações personalizadas conforme a necessidade do cliente. As peças são modeladas dentro da ergonomia e medidas que atendam a necessidade específica de cada cliente. Fabricamos peças personalizadas e exclusivas voltadas para este consumidor”.

Apoiadores do Permita-se Ver Além

Com sorriso que escapa fácil no rosto e palavras cativantes, o humorista e palestrante Geraldo Magela é reconhecido no Brasil e no exterior pelo talento e criatividade para lidar com a deficiência visual, em todos os aspectos sociais. Lembrado por várias gerações pelo personagem Ceguinho, é um dos humoristas mais populares do país, e embaixador da marca. Assista ao vídeo abaixo:

Outro apoio de relevância ao projeto vem do professor Ricardo Malta, dos cursos de Administração, Informática, Relações Interpessoais, Ética Profissional e Informática Básica com leitor de tela para pessoas com deficiência visual, pela PUC Minas. Relações Públicas multifacetado, e com deficiência visual há 15 anos, Malta atuou como estilista nos anos 80, na alta-costura e prêt-à-porter. “Devido a sua experiencia na moda, ele foi elemento principal na validação das etiquetas em braille do projeto Ver Além”, finaliza Tascy.

Sobre a idealizadora:

Tascy Rezende é Divinopolitana, formada em Moda, e atualmente é consultora da Bordar e de diversas marcas de moda da cidade e região. Especialista em Design de Beneficiamento Têxtil, foi em busca de uma moda com propósito, e encontrou no design inclusivo sua mais nova paixão, a de criar produtos funcionais, por uma tecnologia assistida através do design de superfície, que atenda ou solucione necessidades específicas de pessoas cegas e com deficiência visual.

Sobre o ilustrador:

Lorenzo Martins é Curitibano, tem 15 anos e aluno no Instituto Educacional Pentágono, em Oliveira (MG). Desde pequeno, demostrou potencial artístico através de seus desenhos, tendo inicialmente gosto por reproduzir animais. Suas habilidades artísticas foram se aprimorando e hoje, além dos desenhos, Lorenzo realiza trabalhos com moldes, recortes e arte com madeira e massa de modelar. Foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda início da vida escolar. 

Tascy Rezende, Permita-se Ver Além
Descrição da imagem #PraCegoVer: Tascy Rezende está sorrindo, em pé, olhando para frente. Usa com calça jeans e camiseta azul clara. Está com a mão esquerda na cintura, e a outra sobre a perna. Atrás dela algumas motos e carros. Créditos: Christyam de Lima

Canais de contato:

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário