“Tentativa de comunicar com pessoas com deficiência é boa, mas roteiro da campanha erra ao usar estereótipos paternalistas”, diz publicação no site Terra Nós
Pode ser acessado no site terra.com.br, o espaço Terra Nós, que apresenta um novo olhar sobre diversidade, com contribuições do Movimento negro, LGBTQIA+, luta das mulheres no mercado de trabalho, feminismo, direitos da população PCD e as principais notícias sobre um mundo mais diverso. Recentemente, a redação do Terra Nós analisou a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a acessibilidade nas eleições.
Boa leitura!
Propaganda do TSE para PCD
A Justiça Eleitoral exibe desde o dia 18 de junho uma campanha voltada a eleitoras e eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida. O objetivo é divulgar que pessoas com dificuldade de locomoção têm até o dia 18 de agosto para solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade.
Ser gigante nas Eleições?
Protagonizada por Brazil Nunez, servidor da Justiça Eleitoral, a campanha se inicia com a fala:
“Obstáculos a gente enfrenta todo dia, mas perto da vontade de votar todos eles ficam pequenos”.
Já nesta primeira fala há um equívoco: os obstáculos – em especial os físicos, mostrados na propaganda como escadas sem acessibilidade ou catracas – não se tornam menores com a força de vontade, e sim com consciência coletiva sobre acesso e acessibilidade.
Capacitismo Eleitoral
Em seguida, Brazil explica como fazer a alteração do local de votação. E finaliza:
“E seja gigante nas eleições 2022”.
Esta frase final é também um problema, afinal, pessoas com deficiência ao votar estão apenas exercendo seus direitos. No mais, todo o tom da campanha é de que pessoas com deficiência estão em constante dificuldade, reforçando um estereótipo bastante paternalista.
Assista e faça sua análise
Vale PcD
A página Vale PCD, o primeiro projeto voltado para o protagonismo PCD LGBT no Brasil, também levantou essas questões e faz um trabalho muito importante ao informar sobre diretos das pessoas com deficiência.
Confira o post:
Links úteis
- Terra Nós
> Site: www.terra.com.br/nos ↗
> Facebook: www.facebook.com/TerraBrasilNos ↗
> Twitter: twitter.com/terrabrasil_nos ↗
> Instagram: www.instagram.com/terra_nos ↗
> TikTok: www.tiktok.com/@terra_nos ↗
- Vale PCD
> Site: www.valepcd.com.br ↗
> Twitter: twitter.com/pcdvale ↗
> Instagram: www.instagram.com/pcdvale ↗
> Lista de links: www.valepcd.com.br/links ↗
Pingback: Eleições 2022: Acessibilidade e outros direitos da eleitora e do eleitor com deficiência
Pingback: PcDs nas Eleições 2022: Eleitorado com deficiência aumenta em 35%, segundo TSE