Realizado nos dias 13, 20 e 27 de novembro, o curso é uma iniciativa dos 3 defiças Paulo Fabião, Laureane Lima e Fernanda Vicari
O Instagram já deve ter lhe contado quais empresas já buscam representar pessoas com deficiência em suas propagandas, quais filmes praticaram cripface e, com certeza, o Instagram já lhe contou quais expressões capacitistas você deve evitar. Mas tem coisa sobre capacitismo que o Instagram não te conta.
Boa leitura!
Curso online sobre capacitismo
Com o avanço de discussões e pautas políticas sendo trazidas nas redes sociais, temos em alguns momentos nos questionado: O que é que realmente vem sendo falado sobre capacitismo?
Sem pretensões de dizer o que é certo ou errado, três “defiças” reuniram suas experiências de ativismo, trabalho, estudo e pesquisa para discutir o que o Instagram não te conta, promovendo um debate crítico e leve.
Segundo os organizadores do curso O que o Instagram não te conta sobre capacitismo ↗, serão apresentados conceitos teóricos que podem guiar ações políticas, com uma pitada de humor ácido. Será fornecido certificado de participação.
1º Encontro: Capacitismo e as relações socioeconômicas no Brasil
Neste primeiro encontro, será traçado um panorama histórico e atual de como as relações socioeconômicas, oportunidades, e dinheiro contribuem para o projeto hegemônico capitalista, que sustenta e é sustentado pelo capacitismo estrutural no Brasil.
Facilitador: Paulo Fabião ↗, Jornalista, humorista e ativista.
2º Encontro: Articulação de gênero e cuidado (atravessamentos possíveis)
O segundo encontro busca articular a discussão de gênero, deficiência e cuidado, apontando como a combinação entre machismo, capacitismo, racismo e capitalismo obstruem a construção de uma política pública do cuidado.
Facilitadora: Laureane Lima ↗, Psicóloga, Mestra em Educação pela (UFJ), integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (UFJ) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (UFSC).
3º Encontro: Políticas públicas, controle social e a construção de agendas políticas
Neste terceiro e último encontro, buscaremos, junto dos participantes, entender a dinâmica de construção de políticas públicas. Como e quando elas passam a ser pensadas, em que momento elas começam a compor a agenda política governamental e o papel dos movimentos e controle social nesta dinâmica.
Facilitadora: Fernanda Vicari ↗, Assistente Social, Integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência, Presidente da AGADIM – Associação Gaucha de Distrofia Muscular, está na vice coordenação da Comissão de Saúde da PcD e do Conselho Municipal de Direitos das PcD, ambos em Porto Alegre/RS.
O curso será online e ao vivo, através da plataforma Zoom. Os encontros serão gravados e disponibilizados para as pessoas inscritas, que poderão acessar os vídeos no drive por até um mês (30 dias) após a realização do curso.
Inscrição social
A pessoa interessada em fazer o curso, que não dispõe de recursos financeiros no momento, pode enviar um e-mail para fesantos27@yahoo.com.br ↗, contando um pouco da sua história e o que te move em querer participar do curso: “Será disponibilizada 1 bolsa integral a cada 10 inscrições pagas!”, segundo organização.
Serviço
- O quê: Curso “O que o Instagram não te conta sobre capacitismo”
- Quando: Dias 13, 20 e 27 de novembro (sábados) | 10h às 11h30
- Onde: Online e ao vivo, via plataforma Zoom
- Quanto: R$ 200,00*
- Como: Inscrições no site Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/o-que-o-instagram-nao-te-conta-sobre-capacitismo__1402752 ↗
*Se tiver dificuldade para efetuar sua compra, envie e-mail para: fesantos27@yahoo.com.br
Pingback: Esperando Sentado: Humorista cadeirante tira sarro do capacitismo no Clube Barbixas em SP, dia 1º de maio
Pingback: Anticapacitismo: Entenda 7 expressões capacitistas para eliminar do vocabulário