Messi é embaixador de gadget para cegos; assista ao vídeo

O jogador Lionel Messi, embaixador de gadget para cegos, e Mizael Conrado, presidente do CPB.

Jogador argentino foi convidado para ser embaixador de gadget para cegos, e participou de um encontro surpresa com pessoas com deficiência visual, como craque e ex-campeão Mizael Conrado. (Foto: Divulgação)

O jogador de futebol argentino foi convidado para ajudar a ampliar a conscientização e a tornar soluções de tecnologias assistivas mais acessíveis.

A OrCam Technologies , startup israelense líder em inovações pessoais baseadas em Inteligência Artificial (IA) e tecnologia vestível para pessoas com deficiência visual, anuncia o jogador de futebol Lionel Messi como seu novo Embaixador.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Encontro do "OrCam Dream Team"

Para evidenciar o projeto, a OrCam promoveu um encontro surpresa de Messi com pessoas com deficiência visual de diversas partes do mundo. A escolha dos participantes foi por meio de suas histórias de vida – contadas em vídeo e enviadas para todas as unidades da OrCam.

O encontro surpresa dos participantes do projeto com Messi aconteceu na Espanha, em Barcelona. Até chegar ao local, os convidados não sabiam que conheceriam o jogador e que seriam presenteados com o gadget OrCam MyEye 2 – dispositivo que detecta textos em qualquer superfície em tempo real, e repassa a informação através de um fone de ouvido.

Fotografia de óculos com o OrCam MyEye para texto Messi é embaixador de gadget para cegos
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia de um óculos com o dispositivo de acessibilidade acoplado na armação. Ambos estão em cima de um livro aberto. Foto: Reprodução/ Divulgação

O embaixador de gadget para cegos

A ação com o argentino embaixador do projeto será realizada anualmente, quando pessoas cegas ou com deficiência visual serão presenteadas pelo jogador com o OrCam MyEye 2. Cada um desses eleitos se tornará membro do “OrCam Dream Team”, liderado por Messi.

A primeira dessas reuniões ocorreu antes de a pandemia do coronavírus, segundo assessoria, e foi marcante para Messi:

“Foi muito emocionante, mágico e inspirador conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do ‘Dream Team’ experimentando o OrCam MyEye deixou claro que é um dispositivo de mudança de vida. Tenho orgulho de ser um Embaixador OrCam e atuar buscando fazer a diferença para tantos”, disse o jogador.

Dream Team - Messi é embaixador de gadget para cegos
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia do encontro realizado com o argentino Lionel Messi, embaixador do projeto, com várias pessoas cegas ou com deficiência visual que formam o “OrCam Dream Team”. São 13 pessoas, sendo que quatro estão agachadas, de várias idades utilizando a camiseta do projeto, fazendo pose como numa fotografia comum nos times esportivos. Foto: Reprodução/ Divulgação

Participação do craque Mizael

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro , foi um dos escolhidos. Premiado em 1998 com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo no futebol de 5 (a mesma que Messi recebeu seis vezes), Conrado não só conheceu a lenda do futebol mundial, como bateu bola com o ídolo e foi presenteado com o Orcam MyEye.

O currículo de Mizael na seleção é extenso: foi tricampeão da Copa América (1997, 2001 e 2003), campeão mundial sub-25 (2002), bicampeão mundial (1988 e 2000) e bicampeão paraolímpico (2004 e 2008).

“Foi muito emocionante conhecer o Messi, pessoa humilde e acolhedora. Fiquei muito feliz. O OrCam MyEye é um equipamento que contribui efetivamente para melhorar o dia a dia de uma pessoa cega”, afirma Conrado.

Publicidade

Acessibilidade e independência

“Este é um momento particularmente emocionante para mim e para a OrCam. A história da fundação da OrCam é uma história de pessoas que lutam com problemas e desafios reais em suas vidas. Nosso objetivo com IA é ajudar as pessoas com deficiência no mundo real”, explicou o professor Amnon Shashua, cofundador e co-CEO da OrCam.

Segundo Amnon Shashua, o gadget oferece independência no desempenho das atividades diárias, fornece apoio crítico para uma melhor integração na sociedade, em ambientes de emprego e educacionais. “Estamos convencidos de que esta colaboração com Messi nos permitirá chegar a muito mais pessoas”, complementa Shashua.

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro é um homem de cor parda e cabelo escuro. Ele está sentado, utilizando um óculos com o dispositivo de leitura e segurando um jornal aberto a sua frente. (Foto: Reprodução/Divulgação)

Orcam no Brasil: Mais Autonomia

A “Mais Autonomia Tecnologia Assistiva ” é a representante exclusiva da Orcam no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa também vende a WeWalk, bengala inteligente que alerta o usuário sobre obstáculos, obstruções no caminho e via estruturais de ruas e calçadas. Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas.

Para mais informações sobre a OrCam Technologies, fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa, basta acessar este link: https://www.orcam.com/pt/

Vídeo com Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Publicidade

Deixe um comentário