SOCA Brasil lança “Um Outro Olhar” e amplia acesso à arte para mulheres com baixa visão no Espírito Santo
Espírito Santo, 02 de julho de 2025 — Em Vila Velha, a Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) abriu inscrições para “Um Outro Olhar”, uma oficina de fotografia gratuita destinada a mulheres com baixa visão. Com apenas 10 vagas disponíveis, as interessadas já podem se inscrever via WhatsApp para participar das aulas que começam em 10 de julho de 2025, culminando em uma exposição pública.
O projeto, idealizado pela artista e cineasta Rejane Arruda e realizado pelo mesmo coletivo da Escola de Fotógrafos Cegos, reforça o compromisso da SOCA Brasil com a inclusão pela arte. A iniciativa oferece um espaço para que a subjetividade e a singularidade de cada participante se transformem em expressão estética, promovendo o protagonismo de pessoas com deficiência no cenário cultural.
“Um Outro Olhar”: Detalhes da Oficina e Metodologia
As atividades da oficina “Um Outro Olhar” acontecerão no Ponto de Cultura SOCA Brasil, localizado no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha. As aulas serão realizadas sempre às quintas-feiras, a partir das 16 horas. O projeto será encerrado em 31 de julho, com uma exposição em formato de varal, aberta ao público, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelas participantes.
Durante o curso de fotografia, as participantes terão a oportunidade de interagir com os professores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, coletivo responsável pela metodologia da Escola de Fotógrafos Cegos. A equipe é liderada pela artista e cineasta Rejane Arruda, idealizadora de ambos os projetos.
“A ideia da oficina é abrir um lugar de fala e, a partir da subjetividade de cada uma, montar um laboratório de captura de imagem e produção de estética fotográfica. Os modos de ver diversos vão fundamentar a produção estética, que ganhará uma exposição no final do processo”, afirma Rejane.
Incentivo e Financiamento para a Inclusão
O Ponto de Cultura SOCA Brasil conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e recursos destinados à Rede Cultura Viva. Esses recursos são provenientes do Edital 003/2024, promovido pela Secretaria de Cultura de Vila Velha (SEMCULT), visando o desenvolvimento de projetos de Pontos e Pontões de Cultura que oferecem atividades gratuitas, com apoio adicional da Prefeitura de Vila Velha.
“Nos Estados Unidos as pessoas de baixa visão são chamadas legally blind. Elas têm de 1% a 3% de visão, apenas a visão periférica, visão em cone ou só veem vultos. A baixa visão mostra que a deficiência visual é diversa. Interessa a singularidade do modo como cada mulher se relaciona com o mundo, a sua deficiência e as implicações sociais que ela traz”, ressalta a idealizadora dos projetos.
A Arte como Ferramenta de Inclusão e Protagonismo
Desde 2019, a SOCA Brasil tem desenvolvido projetos artísticos inclusivos, como a Escola de Fotógrafos Cegos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, o Cena Diversa e a mostra de videografias Nada Me Falta. Segundo Rejane Arruda, a oficina “Um Outro Olhar” é mais uma iniciativa que evidencia a potência da pessoa com deficiência.
Os projetos da SOCA Brasil buscam dar visibilidade às pessoas com deficiência, trazendo-as para o campo da experimentação de linguagens artísticas setoriais e revelando as diversas formas de ver, ouvir, falar, locomover-se, existir e pensar.
“Nossa função é promover o protagonismo, porque a arte cresce e a cultura se desenvolve. A diversidade apresenta saídas para o desenvolvimento: cultural, científico, artístico, para a construção de saberes e as reverberações na sociedade, contribuindo para a transformação dos padrões, a criação de novos olhares e o questionamento de formas enrijecidas que destroem vidas”, considera Rejane, que preside a SOCA Brasil.
A metodologia a ser utilizada na oficina “Um Outro Olhar” foi desenvolvida pela equipe que atua na Escola de Fotógrafos Cegos desde 2022. Com um coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos, o projeto produziu duas exposições coletivas de grande impacto: “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, em 2023, e “Aqui Eu Habitei”, em 2024. As imagens foram expostas em diversos locais externos, em estruturas de grande dimensão fixadas em placas backlight, que circularam por municípios do Espírito Santo.
Outras Iniciativas Gratuitas do Ponto de Cultura SOCA Brasil
A primeira atividade da série de oficinas gratuitas ofertadas no Ponto de Cultura SOCA Brasil é a “Música e Memória”, que está em desenvolvimento e terá uma apresentação ao vivo em formato de programa de auditório com transmissão pelo YouTube. Neste projeto, mulheres cegas cantam a cappella canções da MPB que fazem parte de suas memórias pessoais. A data da apresentação será divulgada em breve.
Outras oficinas também farão parte da programação do Ponto de Cultura, incluindo “Te Ato com Meu Ato”, uma oficina de teatro performativo, e “Vídeo como reconhecimento de Si”, focada na produção audiovisual. Os interessados devem acompanhar as informações e o anúncio das inscrições no site oficial da SOCA Brasil ou no perfil do Instagram @socabrasil .
Acessibilidade no Ponto de Cultura SOCA Brasil
O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner, junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha.
O Espaço Contêiner foi projetado para ser acessível, dispondo de:
- Rampa de acesso para cadeirantes.
- Banheiro adaptado.
- Monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento durante as atividades.
Nos eventos abertos ao público, são oferecidos também recursos de audiodescrição e tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para garantir a melhor experiência, a pessoa com deficiência interessada deve realizar o agendamento da monitoria através de uma mensagem no WhatsApp da SOCA Brasil, pelo número (27) 99609-8181.
Serviço: “Um Outro Olhar”
Oficina de Fotografia para Mulheres com Baixa Visão
- Inscrições: Abertas via WhatsApp da SOCA Brasil: (27) 99609-8181
- Número de vagas: 10 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de solicitação.
- Datas das atividades: De 10 a 31 de julho de 2025, sempre às quintas-feiras.
- Horário: A partir das 16 horas.
- Local: Ponto de Cultura SOCA Brasil – Espaço Contêiner.
- Endereço: Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha (ES).