Museu da Inclusão recebe verba para preservar acervo

Prédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ilustrando Museu da Inclusão recebe verba para preservar acervo
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra o texto “Museu da Inclusão recebe verba para preservar acervo”, a imagem da fachada da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, local onde está localizada a entrada do Museu da Inclusão. A foto mostra uma placa com o nome da Secretaria, uma estrutura de concreto na entrada do prédio, que é de vidro escuro e em formato oval. Créditos: Divulgação/Comunicação SEDPcD-SP

Unidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é contemplada com R$ 99 mil

Museu da Inclusão recebe verba para adequação do espaço e preservação do acervo, e anuncia oficinas para instituições da capital e interior paulista sobre processos museológicos acessíveis

O Museu da Inclusão , unidade museológica vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi contemplado com R$ 99 mil para instalação e adequação do espaço destinado à Reserva Técnica Acessível do Museu da Inclusão (MDI), de forma a atender os critérios técnicos necessários à preservação do acervo museológico e também as questões de acessibilidade.

O projeto, aprovado pelo Programa de Ação Cultural PROAC , vai ao encontro das políticas e normas voltadas à Gestão de Riscos ao Patrimônio, em que assegura a integridade física de um patrimônio nacional.

Além da instalação de uma reserva técnica, o Museu da Inclusão realizará oficinas de partilha e orientação para museus e instituições da capital e interior de São Paulo sobre os processos museológicos acessíveis.

Segundo assessoria de comunicação, “por conta desse período de pandemia da COVID-19, o Museu da Inclusão está fechado.”

Conheça mais sobre o Museu, no texto abaixo: 

Nada sobre nós, sem nós - Museu da Inclusão recebe verba para preservar acervo
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração da Rede Social do Museu da Inclusão, em formato retangular e fundo branco com o lema: “Nada sobre nós, sem nós” – que também uma das bandeiras da instituição. Créditos: Reprodução/Facebook

O Museu da Inclusão

Nossa trajetória começou com o desejo de preservação da memória do movimento social de pessoas com deficiência e de sua luta para saírem da invisibilidade. O resultado desta aspiração foi a criação da exposição “Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, inaugurada ao público em 2009 no térreo da Secretaria de Estado do Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foi por meio dessa exposição que o Memorial da Inclusão transcendeu, ganhando novos usos e constituindo-se enquanto local de execução de ações educativas, exposições diversas e formação do nosso acervo, além da criação da Virada Inclusiva, um grande evento de mobilização dos direitos culturais das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.

Ao longo destes 10 anos amadurecemos e ocupamos um espaço importante de reflexão e debate sobre inclusão e acessibilidade, tendo como base a abordagem social da deficiência, preconizada pela Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta jornada nos tornamos uma instituição de guarda, preservação e comunicação do patrimônio social, político e cultural da pessoa com deficiência no Estado de São Paulo, alinhados com o conceito da deficiência, que resulta da interação entre pessoas e as barreiras que impedem sua plena participação na sociedade como agentes protagonistas. Contudo, há muito a fazer e temos que continuar acompanhando os debates e pautas contemporâneas deste movimento social: uma agenda viva e dinâmica.

Visão interna do Memorial para o texto Museu da Inclusão recebe verba para preservar acervo

Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia interna do Museu, mostrando uma parede com quadros e a frase: “1981 ano internacional das pessoas deficientes”. Visão interna do Memorial, 12 de maio de 2017. Créditos: LeticiaZm , CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Diante de tal responsabilidade, a Secretaria de Estado do Direitos das Pessoas com Deficiência está modernizando processos em uma nova linha de reflexão museológica, tendo como vocação a comunicação com o seu público direto.

Nosso propósito é atuar de forma integral na defesa dos direitos humanos por meio da preservação, pesquisa e comunicação dessa memória de luta e de conquistas que, assim, se configura como patrimônio do Estado de São Paulo.

Reiteramos nosso compromisso de contribuir com a eliminação de barreiras sociais e atitudinais para a transformação da sociedade, promoção da dignidade humana, justiça social e equidade de oportunidades entre pessoas com e sem deficiência, por meio do caráter conectivo e de diálogo. Por isso, somos agora o MUSEU DA INCLUSÃO.

Museus da inclusão
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração retira da pagina inicial da instituição, com o título: Museus da Inclusão, dentro de um círculo. Há alguns adereços geométricos, o ano 2020, e a frase: Conheça nossas redes sociais. Abaixo aparece @museudainclusao e os ícones do Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Créditos: Reprodução/website

MUSEU DA INCLUSÃO

Site: http://www.memorialdainclusao.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/museudainclusao

Instagram: https://www.instagram.com/museudainclusao/

Twitter: https://twitter.com/museudainclusao

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCp3GdBePSNnxaxhLBGxUnSw

Endereço:
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564
Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001

Contato Educativo:
(11) 5212.3867 ou (11) 5212.3713

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário