Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação amplia serviços particulares do IJC

Área externa, no jardim do instituto, com algumas janelas das salas e instalações. No rodapé está o logo do IJC – Instituto Jô Clemente: Pioneirismo, Ciência e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em área externa, no jardim do instituto. É possível ver algumas janelas das salas e instalações. No rodapé da imagem está o logo com o nome IJC – Instituto Jô Clemente: Pioneirismo, Ciência e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação/IJC).

Novidades no Instituto Jô Clemente (IJC) visam aperfeiçoar o atendimento oferecido pela organização com uma estrutura completa e multidisciplinar

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), anuncia a criação do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR), que tem o objetivo de oferecer um serviço ainda mais completo para as crianças e adolescentes atendidos.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Neurodesenvolvimento e Reabilitação

O CNR é uma evolução da área de Estimulação e Habilitação que o IJC já possuía, com serviços que visam desenvolver as potencialidades de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou diagnóstico de deficiência intelectual.

Com uma equipe multidisciplinar, o IJC oferece consultas, terapias e avaliações em diversas especialidades como Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Genética, entre outras.

Novos serviços particulares do IJC

Com a criação do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR), o IJC passa a oferecer também dois novos serviços. A primeira novidade é a utilização da metodologia ABA para crianças e adolescentes de até 14 anos com diagnóstico de TEA. A análise aplicada do comportamento (do inglês analysis behavior applied – ABA) usa métodos e técnicas sistemáticas e baseadas em evidências, tendo como foco a gestão da solução de problemas que são socialmente relevantes na intervenção das pessoas com TEA.

Publicidade

Metodologia ABA na prática

De acordo com a psicóloga Marina Rodrigues Alves, supervisora técnica do novo serviço do IJC, a terapia ABA tem o objetivo de desenvolver o potencial cognitivo e comportamental de crianças ou adolescentes com hipótese ou diagnóstico de TEA para promover a autonomia e o desenvolvimento global:

“O processo envolve uma avaliação inicial detalhada do comportamento da criança ou adolescente, por meio da qual o profissional poderá identificar os comportamentos que podem trazer prejuízos nas áreas relacionadas à interação social, linguagem, comportamento estereotipado, interesses restritos a certos temas ou objetos, apego excessivo a rotinas e comportamento autolesivo ou agressivo”, detalha a supervisora técnica Marina Rodrigues Alves.

A psicóloga ainda explica que baseado nessa avaliação é definido o nível de apoio e intervenção necessários e determinará o protocolo de atendimento, que é um plano de intervenção individual. “Além disso, outros métodos também podem ser aplicados visando ao pleno desenvolvimento da criança ou adolescente”, conclui Marina Rodrigues Alves, supervisora do novo serviço da instituição.

Banner informativo com texto e fotografia de mulher e criança negras brincando. No topo aparece o nome Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR).
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner informativo com texto e fotografia. No topo aparece o nome “Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR)”. Abaixo estão as informações: “Novos serviços! Avaliação audiológica; Avaliação e treino para transtorno do processamento auditivo; Terapias para crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atendimento na modalidade particular. Saiba mais: (11) 5080-7184”. Imagem de mulher e criança negras brincando. (Imagem: Reprodução/Facebook. Créditos: IJC)

Avaliação audiológica

Outro serviço lançado pelo Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação do IJC é a avaliação e treinamento para crianças com suspeita ou diagnóstico de transtorno do processamento auditivo. O processo inclui avaliação audiológica infantil (para crianças a partir de 2 anos de idade), além de avaliação do processamento auditivo central (PAC) e do treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC), ambos para crianças a partir de 8 anos. 

“Esse novo serviço permite uma avaliação audiológica completa com o objetivo de investigar possíveis interferências no processo de aprendizagem. Em caso de suspeita de transtorno de aprendizagem relacionada ao processamento auditivo, a avaliação diagnóstica poderá ser realizada no próprio IJC. E se após a avaliação diagnóstica forem necessárias intervenções específicas, temos as terapias especializadas nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicopedagogia”, informa Kelly Carvalho Freitas, psicóloga e supervisora técnica do Serviço de Estimulação e Habilitação do IJC.

Publicidade

Agendamento de exames e terapias

Os exames e terapias são realizados na sede do Instituto Jô Clemente (IJC), no bairro da Vila Clementino, em São Paulo (SP), que oferece uma infraestrutura completa, feita exclusivamente para os novos serviços, além de atendimento e contato personalizado com os profissionais que acompanham a criança ou o adolescente. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 5080-7164 (que também é WhatsApp) e os serviços são oferecidos na modalidade particular (não há cobertura por convênios).

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Tendo o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 e nos links abaixo.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário