Ao longo do mês de novembro, diversas ações são realizadas em parceria com empresas privadas, personalidades, organizações e órgãos públicos.
No Brasil, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, estima-se que cerca de 2 milhões têm o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve o autismo como uma condição que afeta o comportamento social, a comunicação e a linguagem em diferentes graus.
Boa leitura!
A Campanha de conscientização sobre Autismo do IJC
Embora existam muitos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há muito a ser investigado sobre a condição e seus impactos. Para aumentar a conscientização e sensibilizar a sociedade sobre o assunto, o Instituto Jô Clemente (IJC) – referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, TEA e doenças raras – lançou a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo ↗. O objetivo da campanha é quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico do TEA.
Conheça as Ações da Campanha Inédita
A campanha inclui várias atividades que ocorrem durante o mês de novembro e aborda o autismo de maneira completa. As ações vão desde a disponibilização de diversos conteúdos informativos gratuitos até a realização de sessões especiais de cinema.
“A ideia é desmistificar conceitos e compartilhar informações sobre o diagnóstico e as terapias, discutir políticas públicas e a inclusão profissional e educacional, além de promover o respeito às diferenças nos mais diversos ambientes”, ressalta Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.
Sessão Azul de Cinema
A campanha inclui um filme de 30 segundos produzido pelo IJC para conscientizar sobre o autismo. O filme conta com a participação do cantor Vitor Fadul, que foi diagnosticado com autismo aos 25 anos, e também compartilha a história de outras pessoas que receberam um diagnóstico tardio. O filme será exibido em salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte em todo o país durante o mês de novembro.
A campanha também enfatiza a importância de adaptar os ambientes para incluir pessoas com autismo. Isso inclui a divulgação da “sessão azul” de cinema, que oferece uma experiência de visualização adaptada com iluminação e som ajustados para atender às necessidades das pessoas com autismo.
Martiniana Raiola, coordenadora do Departamento de Marketing da PlayArte, destaca que a sessão “Play Azul” proporciona um ambiente inclusivo e acolhedor para pessoas com autismo e outros públicos com sensibilidades sensoriais. Ela explica que várias adaptações são feitas durante essas exibições para garantir uma experiência confortável e agradável.
Patrícia Cotta, chefe de marketing do Kinoplex, destaca que um dos principais objetivos do Kinoplex é proporcionar às pessoas a oportunidade de vivenciar a experiência do cinema. Entre outras iniciativas, o Kinoplex realiza mensalmente uma sessão totalmente adaptada para crianças e jovens com autismo, chamada “Kinoplex Azul”.
“É um momento mágico ver a emoção das famílias. Portanto, é um grande prazer apoiar uma campanha tão importante como a do Instituto Jô Clemente (IJC)”, afirma Patrícia.
‘Conselhos’ sobre o TEA
Durante evento na quinta-feira, 9 de novembro, no Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo, foi exibido o curta-metragem “Conselhos”, filme produzido pelo IJC em parceria com a Porão Filmes e a agência AUDAZ.
O curta trata da importância do diagnóstico precoce e conta com a história de pessoas que receberam o diagnóstico tardio. A versão completa do curta, com cerca de dois minutos, que pode ser conferida abaixo e no canal de Youtube do IJC. ↗
Assista ao curta-metragem 'Conselhos'
Torcidas Organizadas Autistas
O IJC estabeleceu parcerias com as torcidas organizadas do Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que incluem pessoas com autismo nas torcidas. Elas não só terão a oportunidade de assistir às sessões adaptadas nas redes Cinemark, Kinoplex e Playarte, mas também terão um momento especial durante o lançamento do vídeo da campanha.
A parceria com as torcidas tem como objetivo disseminar informações e destacar a importância do tema para toda a sociedade. Barbara Luise da Silva, diretora da torcida Autistas Alviverdes, reforça que a campanha do IJC contribui para a luta pela verdadeira inclusão, que permite aos autistas sentir um verdadeiro senso de pertencimento e reconhecimento.
Rafael Lopes e Juliana Prado, idealizadores e porta-vozes da Autistas Alvinegros, afirmam que o lema deles é respeito, empatia e inclusão. Por isso, eles se uniram ao Instituto Jô Clemente nesta campanha que busca aumentar a conscientização e fornecer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista para toda a sociedade.
Rosângela Barbosa, fundadora da torcida Sou Tricolor Autista, junto com Michael Barbosa, ressalta que promover o conhecimento é fundamental para compreender o autismo. Ela destaca que é sobre desconstruir uma sociedade preconceituosa, dando visibilidade para que haja aceitação e verdadeira inclusão de todas as pessoas, cada uma com sua característica. Ela elogia o IJC por mais uma vez marcar um “gol de placa” na inclusão com esta campanha.
Conscientização na palma das mãos e nas estradas
A campanha do IJC também inclui a distribuição de panfletos informativos sobre o autismo na rede de estacionamentos Multipark em várias cidades do Brasil. Evandro Foli, gerente comercial da Multipark Estacionamentos, expressa seu entusiasmo em apoiar o IJC na conscientização e educação sobre o Transtorno do Espectro Autista. Ele enfatiza que o tema merece mais atenção, para que a sociedade saiba como atender às necessidades específicas de quem tem esse diagnóstico.
Além disso, nas estradas e rodovias de São Paulo, mensagens sobre o autismo serão exibidas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), que novamente é parceiro do IJC.
Mensagens-chave da Campanha do IJC
Como a primeira grande campanha de conscientização sobre o autismo, o IJC desenvolveu mensagens-chave para sensibilizar, informar, desmistificar suposições e estereótipos, orientar sobre como obter o diagnóstico e indicar onde encontrar apoio e informação.
As mensagens “Do diagnóstico às terapias”, “Seja a peça-chave contra os achismos no autismo” e “Toda terapia começa com o diagnóstico” serão amplamente divulgadas nas redes sociais, canais internos e externos de empresas parceiras e meios de comunicação como revistas, jornais e rádios. Além disso, o IJC divulgará conteúdos informativos em seus próprios canais.
A campanha também contará com o apoio da atriz Letícia Sabatella, que foi recentemente diagnosticada com autismo.
Rede Colaborativa da Campanha
A campanha do IJC é apoiada por uma equipe de 28 parceiros, incluindo as redes de cinema Cinemark, Kinoplex e PlayArte, empresas como Arcos Dourados, Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia e Fantastic Brindes, e parceiros de mídia e comunicação. Além disso, conta com o apoio institucional de várias entidades e as torcidas autistas do São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), Marcos da Costa, destaca a importância de ações para desmistificar e promover o entendimento sobre o autismo, tornando a sociedade mais consciente e inclusiva.
Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED-SP), afirma que a campanha do IJC é extremamente importante e necessária, e que o trabalho conjunto fortalece a causa.
Mais sobre o IJC
O Instituto Jô Clemente (IJC), organização sem fins lucrativos com mais de 62 anos de atuação, é referência no Brasil em promoção de saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O instituto trabalha para a inclusão social dessas pessoas, defende seus direitos e dissemina conhecimento através de pesquisas científicas.
Pioneiro no Teste do Pezinho no país, o IJC é credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Seu laboratório, o maior do Brasil em número de exames realizados, oferece o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de São Paulo, possibilitando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo várias condições raras.
Além disso, o IJC é um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças que podem evoluir para deficiência intelectual se não tratadas corretamente. A instituição também produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, TEA e doenças raras, apoiando e desenvolvendo projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site IJC.org. ↗
Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Consultor em Estratégias Inclusivas e Gestor de Mídias Digitais. Formado em Comunicação Social (2006). Atuou como repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. Ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.