Semáforos sonoros são instalados em Recife

Semáforos sonoros são instalados em Recife
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra a matéria Semáforos sonoros são instalados em Recife, a fotografia de um homem pardo com deficiência visual. Ele tem cabelos curtos, usa camiseta gola polo azul, máscara hospitalar na mesma cor, e está parado em frente ao equipamento, enquanto aperta o botão do semáforo sonoro. À sua frente é possível ver uma moto em movimento, um ciclista, uma árvore, parte da rua e das faixas de pedestres. Creditos: Daniel Tavares/PCR

Capital pernambucana implanta semáforo inovador para acessibilidade de pessoas cegas

Segundo assessoria de imprensa da CTTU, 26 novos semáforos sonoros são instalados em Recife, que terá 80 equipamentos similares até o final do ano

Com o objetivo de garantir autonomia na mobilidade e mais segurança viária para pessoas com deficiência no Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), passou a implantar semáforos com uma tecnologia inovadora para pessoas cegas.

Ao todo, segundo nota da assessoria de imprensa, já são 26 equipamentos distribuídos na cidade e os locais priorizados são as áreas de maior interesse desse público-alvo, como o Instituto de Cegos , no bairro das Graças. Esses locais para implantação são escolhidos em parceria com representantes da categoria de pessoas cegas.

Diferentes dos equipamentos usados anteriormente, o novo semáforo traz o foco sonoro com uma frequência mais baixa e concentrada no próprio aparelho, o que ajuda a pessoa cega a se posicionar melhor na via. Além disso, as instruções para uso estão colocadas em braile, o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Na prática, os usuários devem utilizar o botão como um semáforo de pedestres comum, mas pressionar por três segundos a fim de que o modo sonoro seja ativado. Daí, então, o equipamento informa que a travessia foi solicitada, para que o cidadão aguarde. No momento oportuno para travessia, o ritmo do som passa a ser mais acelerado e a frequência, mais alta, o que sinaliza a segurança para fazer a travessia.

Detalhe das instruções em braille nos novos equipamentos para o texto Semáforos sonoros são instalados em Recife
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem mostra em detalhe a mão de uma pessoa fazendo a leitura das instruções em braile gravadas no equipamento, sobre como utilizar o mesmo. Creditos: Daniel Tavares/PCR

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a prioridade que o órgão tem dado aos pedestres e a importância de contemplar pedestres cegos ou com baixa visão:

“A política de trânsito focada na mobilidade das pessoas precisa olhar para a necessidade de cada um e atendê-las. Eu fico entusiasmada com a parceria de representantes desse segmento em nos trazer essa demanda para que possamos atender e dar mais segurança na travessia de pedestres contemplando, também, as pessoas cegas. Estamos mapeando as áreas de maior interesse desses grupos para, então, ampliar os equipamentos gradualmente em toda a cidade”, destaca a gestora.

O gerente da pessoa com deficiência da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Paulo Fernandes, chama atenção para a autonomia que esse tipo de equipamento dá para pessoas cegas ou com baixa visão. “Hoje, no Recife, pelo menos 22% da população tem alguma deficiência visual e o investimento desses equipamentos no trânsito traz autonomia para a gente atravessar ruas e avenidas com mais segurança”, destaca.

Os novos equipamentos obedecem à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da CTTU é de que, até o final de 2021, sejam implantados 80 aparelhos com essa tecnologia. Além dos 26 novos equipamentos, a cidade possui, atualmente, 67 com a antiga tecnologia, que serão substituídos.

Homem acionando botão do equipamento para artigo Semáforos sonoros são instalados em Recife
Descrição da imagem #PraCegoVer: Mais foto mostrando em detalhes uma mão que aciona o botão do semáforo sonoro. Ao fundo, em segundo plano, placas de sinalização do trânsito, e mulher com máscara hospitalar aguardando para atravessar a rua. Créditos: Daniel Tavares PCR

Deixe um comentário