Semana de Luta da Pessoa com Deficiência em SP será presencial

Semana de luta da pessoa com deficiência em SP, 19 a 27 de setembro, na sede da SEDPcD. Imagem de um homem negro, utilizando cadeira de rodas e movendo-se em ambiente corporativo enquanto interage com mulher branca."
Secretaria de Estado promove seminários e palestras para celebrar a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência em SP, entre os dias 19 e 27 de setembro. (Foto: Divulgação)

Entre as ações programadas, eventos gratuitos na sede da SEDPcD estão com inscrições abertas.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está com inscrições abertas para os eventos que irá promover em sua sede durante a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, de 19 a 27 de setembro. As inscrições para os eventos são gratuitas — confira as ações e os links para se inscrever. 

Publicidade

Semana de Luta da Pessoa com Deficiência em SP

Em 19 de setembro, a SEDPcD promove o seminário “Os Conselhos da Pessoa com Deficiência na Luta por Direitos” em seu auditório, em parceria com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). O encontro irá reunir integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e especialistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que irão abordar temáticas voltadas aos direitos previdenciários das pessoas com deficiência.

No dia 20 de setembro, acontece a roda de conversa “Linguagem e Comunicação Não-Capacitista na Prática”. A ação visa instrumentalizar e auxiliar no combate à prática da linguagem capacitista (braço curto, surdo-mudo, pessoas especiais, portadores de deficiência, portadores de necessidades e demais termos inadequados para se referir às pessoas com deficiência), criando práticas inclusivas e não discriminatórias no dia a dia.

Em 22 de setembro, a Secretaria sediará o 3º Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual: “Reabilitação Visual, Avanços Tecnológicos e Acesso da Pessoa com Baixa Visão ou Cegueira a Serviços e Recursos Essenciais”. O evento é de realização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com a Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, Secretaria de Estado da Saúde e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro Unidade Jardim Humaitá, especializada em reabilitação visual. O Fórum fomenta o debate para o desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida da pessoa com deficiência visual e sua inclusão social.

Para celebrar o Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de setembro, haverá uma mesa redonda com o tema “A cultura surda nos dias de hoje”, seguida de um sarau de poesia surda.

No dia 27 de setembro, fechando a programação de eventos na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acontece o seminário “Atuando em Rede com Todas”. Na ocasião profissionais que coordenam os programas da própria Secretaria devem apresentar para representantes dos municípios paulistas as ações da pasta, como o programa Todas in-Rede, e incentivar que as cidades executem esses programas para suas populações.

Publicidade

Serviço

Programação de eventos na sede da SEDPcD – Inscrições gratuitas

  • 19/9, das 9h às 13h30

Seminário “Os Conselhos da Pessoa com Deficiência na luta por direitos”

Local: Auditório da SEDPcD (Av. Mário de Andrade, nº 564 – portão 10)
Link para inscrição: https://forms.gle/JXa57NFXJp62GLDx7

  • 20/9, das 15h às 17h

Roda de Conversa “Linguagem e Comunicação Não-capacitista na prática

Local: Auditório da SEDPcD (Av. Mário de Andrade, nº 564 – portão 10)
Link para inscrição: https://forms.gle/SXGGcdbhbNXp91cH9

  • 22/9, das 8h às 17h

3º Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual

Local: Auditório da SEDPcD (Av. Mário de Andrade, nº 564 – portão 10)
Link para inscrição: https://forms.gle/nrKJ6aPR3PBCVkuYA

  • 26/9, das 15h às 20h

Mesa Redonda – A cultura surda nos dias de hoje seguida de um Sarau de Poesia Surda

Local: Auditório da SEDPcD (Av. Mário de Andrade, nº 564 – portão 10)
Link para inscrição: https://forms.gle/FgNDfKXzRowvspFD6

  • 27/9, das 10h às 16h

Seminário “Atuando em Rede com Todas”

Local: Auditório da SEDPcD (Av. Mário de Andrade, nº 564 – portão 10)
Link para inscrição: https://forms.gle/5hk7bsG9rjvwQCNp7

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário