Kit personalizável para PS5 foi batizado com o codinome “Project Leonardo”
A PlayStation anunciou na CES 2023 – evento de tecnologia realizado em Las Vegas (EUA), entre os dias 5 e 8 de janeiro, o Project Leonardo, um kit de controle personalizável para o PS5 desenvolvido para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam jogar com mais fluidez e conforto por períodos mais longos
Boa leitura!
Project Leonardo: controle adaptado da Playstation
O controle foi criado para que usuárias e usuários com pouca mobilidade física, por exemplo, possam lidar com desafios comuns: segurar um controle por um longo período, pressionar com precisão um ou vários botões ou gatilhos, e até posicionar os dedos da mesma forma que em um controle padrão.
O Project Leonardo funciona em conjunto com acessórios acessíveis que se integram ao console do PS5, revelando novas maneiras de jogar, muito parecido com os controles dos antigo fliperamas.
“A acessibilidade é um tópico importante para nós da PlayStation e queremos continuar elevando o nível para permitir que todos os jogadores experimentem a alegria de jogar”, publicou Hideaki Nishino ↗, Senior Vice President, Platform Experience, SIE.
Para desenvolver o projeto, a PlayStation conversou com especialistas em acessibilidade das organizações especializadas AbleGamers ↗, SpecialEffect ↗ e Stack Up ↗, além de diversos gamers com deficiência.
Confira algumas funcionalidades do novo controle (tem vídeos no final do artigo).
Vídeo oficial com legenda em português
Personalizações de hardware
O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Há uma variedade de botões e capas de controle analógico em diferentes formas e tamanhos que possibilitam a criação de ampla variedade de layouts de controle.
Para personalizar de acordo com cada diversidade, a distância da capa do controle analógico também pode ser ajustada de acordo com a preferência do usuário. Dessa forma é possível encontrar uma configuração ideal para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas.
Personalizações de software
Os jogadores podem escolher e armazenar seus perfis preferidos de configurações do controle e deixar até três perfis salvos, alternando facilmente entre eles na hora de jogar. Os botões do controle podem ser programados para qualquer função compatível com o game e vários botões podem ser mapeados para a mesma função.
Integrando dispositivos e acessórios de acessibilidade
O Project Leonardo pode ser usado como um controle independente ou emparelhado com controles sem fio adicionais DualSense. Até dois controles do Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas ou para jogar em colaboração com outros jogadores.
Segundo divulgação, os controles ainda podem ser ativados ou desativados de forma dinâmica e usados em qualquer combinação. O Project Leonardo é expansível por meio de quatro portas AUX de 3,5 mm e oferece suporte a uma variedade de interruptores externos, possibilitando a integração com outros acessórios de acessibilidade.
Design universal padrão Sony
O design é um diferencial. Simétrico e dividido, possibilita que os controles analógicos sejam posicionados na distância que desejaram, não exigindo que o usuário o mantenha entre as mãos – é possível colocá-lo em uma mesa ou bandeja para cadeira de rodas, por exemplo, além de poder ser fixado em suportes ou tripés e orientado a 360º.
De acordo com a equipe que projetou o design do acessório, “foram testados mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, buscando diferentes alternativas que ajudassem os jogadores a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Não há uma forma ‘certa’ de personalização. A intenção é capacitar os usuários para criar suas próprias configurações”.
Quer saber mais? Confira a novidade na íntegra acessando o Blog da PlayStation no link ↗. Abaixo tem três sugestões de vídeo.
Review (em inglês) do gamer cego Steve Saylor
Project Leonardo: Primeiras Imagens
Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Consultor em Estratégias Inclusivas e Gestor de Mídias Digitais. Formado em Comunicação Social (2006). Atuou como repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. Ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.