DiversiGames no SXSW 2024: Iniciativa brasileira promove inclusão através da Cultura Gamer

Marcos dos Santos Correa, embaixador do projeto, em um computador exibindo DiversiGames.
Márcio, conhecido como Jamela, é embaixador e professor no DiversiGames, iniciativa que promove o acesso à cultura gamer para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. (Foto: Divulgação)

Painel exclusivo sobre o propósito de transformar vidas por meio dos games será apresentado por um dos jovens impactados pela iniciativa.

O DiversiGames, um projeto brasileiro de inclusão social e digital, estará presente no South by Southwest (SXSW) no dia 12 de março. Este projeto visa promover o acesso à cultura dos jogos eletrônicos, tecnologia e inovação para grupos frequentemente marginalizados. Isso inclui crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, quem mora em favelas e outras localidades, além de pessoas com deficiência, negras e da comunidade LGBTQIAPN+.

Esta será a primeira vez que o projeto participará do SXSW, um dos maiores festivais de tecnologia, inovação, criatividade e cultura do mundo, que ocorre anualmente em Austin, Texas (EUA).

Iniciativa Brasileira de Inclusão Social e Digital

O DiversiGames foi selecionado para um Ignite Talk – uma apresentação rápida e dinâmica de 5 minutos – no SXSW 2024. O tema central será o impacto positivo dos jogos eletrônicos na vida daqueles que têm poucos recursos para usufruir das diferentes possibilidades de formação e experiências que o universo dos games proporciona. Esta será uma oportunidade para destacar a importância e o alcance de projetos como o DiversiGames no cenário global.

Márcio dos Santos Correa, de 26 anos, mais conhecido como Jamela, será o representante do DiversiGames no evento norte-americano. Jamela, que atualmente atua como embaixador e professor do projeto, é um dos muitos jovens impactados pela iniciativa. Nascido e criado no Engenho da Rainha, zona norte do Rio, Jamela transformou seu hobby em profissão, tornando-se uma referência no mundo dos games. Ele atua como narrador em campeonatos de e-sports e como apresentador e roteirista no canal de TV Woohoo , especializado em games.

Do Brasil para o Mundo: DiversiGames no SXSW 2024

“Estar no SXSW 2024 para falar sobre o DiversiGames, do qual me orgulho em participar, é relembrar a minha trajetória. Se hoje falo inglês e estou aqui me comunicando com o mundo, devo às aulas que tive no projeto. Foi por meio dele que me especializei em jogos eletrônicos, me tornando jogador profissional, e hoje dou aulas para pessoas pretas e periféricas como eu, transformando a vida delas também”, conta Jamela.

Esta é a sua segunda viagem internacional: em 2023, ele esteve na Alemanha, participando da Gamescom, a maior feira de games do mundo, a convite da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames) e com apoio do TikTok, plataforma onde também produz conteúdo .

Grupo de pessoas usando camisetas do projeto ‘DiversiGames’ em frente a um pano de fundo da marca, patrocinadores e apoio.
Descrição alternativa: Esta imagem mostra a Equipe do projeto de inclusão, formada por um grupo de pessoas usando camisetas com o texto ‘DiversiGames’. Essas pessoas estão em pé na frente de um pano de fundo que exibe vários logotipos e o mesmo texto, indicando um encontro relacionado ao DiversiGames. (Foto: Divulgação)

Cultura Gamer em espaços adaptados para Pessoas com Deficiência

Um Hub de ESG e Games, o DiversiGames possui centros de formação no Rio de Janeiro e em breve chegará a São Paulo. Oferece 170 vagas a crianças a partir de 7 anos até jovens de 18 anos em oficinas de letramento digital, com cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos 2D (Scratch 3.0), além de aulas de inglês e reforço escolar. Os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos, com 10 meses de duração, possuem uma metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar.

O projeto conta com o patrocínio da Águas do Rio, do Instituto Aegea e da Enel Rio, além do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. Tem o apoio da plataforma TikTok, do canal Woohoo e da DT3, além da parceria com a Prefeitura de Niterói.

Para o idealizador e Diretor Executivo do projeto DiversiGames, Ricardo Chantilly,  “É uma grande honra poder apresentar ao mundo o modelo de projeto social com games que estamos fazendo no Brasil e não existe em nenhum outro lugar do mundo, com o propósito de promover a inclusão digital e ampliar o acesso de grupos minorizados ao universo dos jogos eletrônicos, tendo como objetivo transformar vidas e gerar impacto positivo”.

“Também queremos estabelecer novas parcerias com ONGs e empresas que estejam alinhadas com a nossa proposta para realizar ainda mais ações de responsabilidade social. Quanto mais conexões tivermos, mais oportunidades e portas abertas serão criadas para aqueles que querem fazer parte do mundo dos games mas tem pouco ou nenhum acesso ao universo digital. Promovemos ainda mais transformação e inserção”, afirma a Diretora de Operações do DiversiGames, Mariana Uchôa.

Conheça mais sobre o DiversiGames

O DiversiGames, um projeto de inclusão social e digital, chega ao mercado com uma proposta inovadora de promover o acesso à cultura gamer. Atuando como um hub que integra ações de ESG e Games, o projeto visa apresentar o universo dos games a pessoas interessadas, mas com poucos recursos para desfrutar deste entretenimento.

Unindo Diversidade e Cultura Gamer, este projeto incentiva a criatividade dos participantes, permitindo a criação de jogos, histórias e conteúdos. Além disso, conscientiza os alunos sobre questões sociais importantes, como preconceito, discriminação, saúde mental e meio ambiente.

O projeto também gera oportunidades de trabalho e carreira para jovens que desejam seguir como desenvolvedores, testadores, designers de jogos, jogadores ou casters, entre outras funções. Através de atividades de jogos multiplayer, o DiversiGames desenvolve habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, empatia e habilidades sociais.

Saiba mais sobre a iniciativa acessando site no Link .

Quem é Márcio dos Santos Correa?

Márcio dos Santos Correa, mais conhecido como Jamela, tem feito nome no mundo dos e-sports. Sua jornada teve destaque em 2017, quando foi convidado para transmitir um jogo universitário. Desde então, ele tem acumulado uma série de conquistas notáveis.

Em 2021, Jamela começou a dar aulas de League of Legends e a narrar campeonatos de games. No ano seguinte, ele foi convidado para narrar a Arena Wild Rift no Rock in Rio e atuar como apresentador e roteirista do canal de TV Woohoo, focado em games.

Em 2023, Jamela representou a delegação brasileira na Gamescom, a maior feira de games do mundo, realizada na Alemanha. Ele também produziu conteúdos sobre diversidade, inclusão e combate à desinformação para a plataforma TikTok.

Agora, em 2024, Jamela foi convidado a ser embaixador e líder do DiversiGames, além de dar aulas de criação de conteúdo e jogos. Em março, ele viajará para Austin, no Texas, para representar e apresentar o DiversiGames no South by Southwest 2024 (SXSW 2024), onde será speaker do Ignite Talks.

A ascensão de Jamela no mundo dos e-sports é um testemunho do poder dos games como uma plataforma para a inclusão e a diversidade.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário