Prêmio Melhores ONGs abre inscrições gratuitas para edição 2024

Logo do Prêmio Melhores ONGs 2024 com dezenas de fotos 3x4 desfocadas de pessoas em fundo amarelo.
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs tem sido um farol que orienta doações, reconhecendo o importante trabalho de instituições não-governamentais. (Imagem: Edição)

Convite a todas as Organizações do Terceiro Setor do Brasil: Inscrições Gratuitas até 10 de Maio.

Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs, promovido pelos institutos Doar e O Mundo Que Queremos, está com inscrições abertas para a sua oitava edição. O Prêmio acontece anualmente e a participação é gratuita para todas associações e fundações sem fins lucrativos, de qualquer porte e de qualquer lugar do Brasil, que podem se inscrever até o dia 10 de maio de 2024 pelo site .

Publicidade

As informações são coletadas em duas fases. A primeira foca em questões objetivas e dados verificáveis. A segunda dá prioridade a questões mais complexas, respostas por extenso e documentos que demonstrem a sistematização de boas práticas de gestão e transparência. Os dados enviados são analisados por uma banca de professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais que, após rigorosa avaliação, anunciam a famosa lista das 100 melhores ONGs do Brasil. 

O Prêmio reconhece também os destaques por causa, por estado, as 10 mais entre as de pequeno porte e a melhor ONG do Brasil. Em 2023, o Instituto do Câncer Infantil , organização que oferece serviços na área assistencial e de pesquisas científicas para crianças com câncer, foi reconhecida como a melhor ONG do Brasil. A Soul Bilíngue , que democratiza inglês e intercâmbio no exterior para jovens de baixa renda no Brasil, levou o prêmio de melhor ONG de pequeno porte do ano.

Realização e Impacto do Prêmio Melhores ONGs

O Prêmio Melhores ONGs é uma realização conjunta do Instituto Doar , uma Certificadora Social, e do Instituto O Mundo Que Queremos . Ambas as organizações, fundadoras desta iniciativa, são responsáveis pela gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento dos critérios do Prêmio.

O Instituto Doar assume a responsabilidade pelas atividades de edital de jurados, processo de avaliação e elaboração de estatísticas do Prêmio. Com a missão de ampliar a cultura de doação no Brasil, o Instituto Doar tem promovido a conscientização de pessoas e instituições por mais de uma década através de ações exemplares, como o Dia de Doar, o Selo Doar (certificação para iniciativas sociais) e o próprio Prêmio Melhores ONGs.

Publicidade

Por outro lado, o Instituto O Mundo Que Queremos é responsável pelas atividades de comunicação, realização do evento, criação e desenvolvimento de mídias. Este Instituto trabalha para eliminar as assimetrias de informação, fornecendo o conhecimento e a informação necessários para que diferentes segmentos da sociedade se tornem protagonistas das mudanças que conduzem ao mundo que desejamos.

O Prêmio Melhores ONGs conta com o apoio da Ambev e de diversos outros parceiros que contribuem a cada edição. Esta colaboração ampla e diversificada reflete o impacto e a importância do Prêmio, que continua a reconhecer e incentivar o trabalho essencial realizado pelas ONGs em todo o Brasil.

Metodologia e Cronograma da Edição 2024

Para selecionar as 100 Melhores ONGs do país, o Prêmio Melhores ONGs desenvolveu uma metodologia de avaliação que combina informações sobre cinco grandes temas transversais. Esses temas permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

  1. Causa e Estratégia de Atuação
  2. Representação e Responsabilidade
  3. Gestão e Planejamento
  4. Estratégia de Financiamento
  5. Comunicação e Prestação de contas

O cronograma previsto para o Prêmio Melhores ONGs 2024 destaca as seguintes datas. Vale ressaltar que essas datas podem sofrer alterações caso necessário, e quaisquer mudanças serão amplamente divulgadas neste site, nas mídias sociais do Prêmio e da plataforma Prosas:

  • Inscrições primeira fase: de 25 de março até 10 de maio de 2024
  • Divulgação dos resultados e devolutiva da primeira fase: primeira semana de junho de 2024
  • Inscrições segunda fase: 10 de junho até 12 de julho de 2024
  • Processo de avaliação da segunda fase: de julho a setembro de 2024
  • Divulgação dos resultados e devolutiva da segunda fase: outubro / novembro de 2024
  • Evento de celebração: outubro / novembro de 2024 (em data a ser confirmada posteriormente)

Essa metodologia e cronograma garantem um processo de avaliação rigoroso e transparente, reconhecendo as ONGs que demonstram excelência em suas práticas de gestão e transparência.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário