Relançamento do App VEM CÁ no Rock In Rio Humanorama 2021 é nessa quinta (16)

Arte com foto de mulher negra, com celular no App VEM CÁ no Rock In Rio Humanorama 2021. Descrição detalhada na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com foto e logo ilustrando a pauta do App VEM CÁ no Rock In Rio Humanorama 2021. Na lateral esquerda da imagem, a fotografia em preto e branco de uma mulher negra, sorrindo, com um celular em seu rosto. A tela do dispositivo mostra ilustrações coloridas e o logo do aplicativo “VEM CA – Cultura Acessível”. Na outra lateral da arte, em fundo laranja, está o logo do evento, na cor roxa, com o nome: “Rock in Rio Humanorama”. Créditos: Divulgação/Edição

Evento Rock In Rio Humanorama 2021 contará com o App VEM CÁ de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.

O Rock in Rio está em contagem regressiva e lançou o festival Rock in Rio Humanorama , que acontece entre hoje (14) e 17 de setembro. O evento, que promove conversas e encontros por um mundo melhor e mais humano, incentivando as pessoas a refletirem e compartilharem ideias e percepções diversas, contará com a participação da ONG Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade.

Publicidade

A ONG, já conhecida dentro do “ecossistema da inclusão”, fará um relançamento do App VEM CÁ – o primeiro plenamente acessível pensado e produzido no Brasil –, recentemente reconhecido pela UNDESA/ONU uma das 400 melhores práticas internacionais em direção à Agenda 2030, de sustentabilidade para o planeta. O App promove acessibilidade cultural e de conteúdo para pessoas com deficiência e aquelas que precisam de algum recurso, ainda que temporariamente, para desfrutar da arte e do entretenimento com acessibilidade.

Tela de apresentação do aplicativo VEM CÁ.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Tela de apresentação do aplicativo VEM CÁ. Na lateral esquerda, um rosto com a sobreposição da imagem um celular com a tela do app. Ao lado, mais três imagens imagens de tela do app. Creditos: Reprodução / Google Play

O novo VEM CÁ está totalmente adaptado à cultura online e traz ainda um cadastro de profissionais de acessibilidade. Será apresentado no painel organizado pela Escola de Gente convite do Humanorama, com o tema “Insanidades e Inacessibilidades. Fomos nós que fizemos tudo isso?”.

Para o relançamento do App, no dia 16 de setembro, às 13h20, a jornalista e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, estará ao lado do médico psiquiatra José Belizário, o influenciador digital Ivan Baron e a jornalista Larissa Werneck. O painel será o único do Humanorama totalmente acessível com audiodescrição, legenda, Língua de sinais brasileira (Libras) e Língua Gestual Portuguesa (LGP).

App VEM CÁ – Cultura Acessível

Com mais de 15 mil downloads, o aplicativo, lançado no final do ano 2019, teve sua trajetória de sucesso interrompida pelo isolamento social que esvaziou a oferta de arte, cultura e entretenimento no presencial.

“A COVID-19 aumentou a responsabilidade social do VEM CÁ por sua acessibilidade plena e decidimos criar novas funções e aumentar a sua robustez tecnológica para expandir o aplicativo com segurança. Foi assim que o ‘C’ de cultura virou também ‘C’ de conexão, ‘C’ de conhecimento e ‘C’ de conteúdo online. E tudo se encontra no lema do VEM CÁ: sem acessibilidade a arte não vive.”

Publicidade

O VEM CÁ a ser apresentado no Rock In Rio Humanorama 2021 oferece agora eventos virtuais que trazem acessibilidade a todos os públicos. São múltiplas possibilidades de busca, com data e local, combinando os 24 tipos de atividades culturais (que agora incluem também artigos acadêmicos, podcasts, publicações de matérias etc.) com 12 tipos de acessibilidade, algumas apenas no presencial: assento acessível, audiodescrição/guia acessível, banheiro acessível, elevador/rampa, gratuidade, legenda, Libras, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil.

Claudia Werneck App VEM CA foto Felipe ONeill Relançamento do App VEM CÁ no Rock In Rio Humanorama 2021 é nessa quinta (16)
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da Claudia Werneck, fundadora e superintendente da Escola de Gente. Mulher branca de cabelos grisalhos curtos, óculos de grau e camisa em tom verde-amarelado. Está sorrindo, com um celular na mão, mostrando a tela do aplicativo VEM CÁ. Atrás dela há uma parede com vasos. Créditos: Divulgação
“As pessoas com deficiência são a maior minoria do mundo e, no Brasil, representam, segundo o Censo 2010 do IBGE, quase 25% da população brasileira. São pessoas que enfrentam um cotidiano repleto de riscos numa sociedade que não as percebe como parte dela e, portanto, naturaliza várias formas de exclusão e discriminação. A falta de comunicação acessível é uma delas”, explica Claudia.

Acessado gratuitamente, o app também conta com espaço para profissionais de acessibilidade, que podem se cadastrar no aplicativo e integrar um banco de dados inédito no Brasil. Pessoas e empresas interessadas em praticar mais acessibilidade podem realizar buscas para encontrar tais profissionais e, dessa forma, o aplicativo vai fomentar a geração de emprego e renda no setor de acessibilidade.

O aplicativo VEM CÁ tem patrocínio do Itaú, Light, MRS Logística, TechnipFMC, White Martins, Wilson Sons, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já no apoio, a organização conta com a Lei de Incentivo à Cultura, Ashoka, Movimento Arredondar e Burger King.

Para participar e acompanhar a programação do Rock In Rio Humanorama acesse o link: https://festival.rockinriohumanorama.com/

Deixe um comentário