Neste 13 de outubro, Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, conheça 6 possibilidades de atuação nessas áreas indispensáveis na autonomia de atividades cotidianas da pessoa com e sem deficiência
Profissionais que transformam realidades, gerando funcionalidade nas atividades do dia a dia e garantindo mais qualidade de vida, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupais são essenciais para a reabilitação de pessoas com deficiência. São profissionais responsáveis pelo tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura.
Boa leitura!
Dia Nacional do Fisioterapeuta 2021
Apesar desses profissionais terem adquirido seus direitos na década de 60, com o Decreto-Lei Nº 938 de 13 de Outubro de 1969 ↗, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional virou lei em 2015, quando a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Nº 13.084 ↗, estabelecendo oficialmente a celebração da data em todo território nacional.
Com a pandemia, a busca por profissionais da saúde aumentou de forma significativa, o crescimento chegou a 725%, e um dos profissionais que se destacaram nesse período foi justamente o fisioterapeuta, principalmente os que atuam na prevenção, recuperação e manutenção da saúde do sistema respiratório.
Papel do Fisioterapeuta
Mas, a atuação do fisioterapeuta pode ser muito ampla já que o seu principal objetivo é contribuir com a melhora da qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, o tratamento fisioterapêutico tem um papel importante no nosso dia a dia, atuando diretamente na reabilitação física e na promoção da saúde, diminuição das dores crônicas e agudas, restaurando a integridade dos órgãos, sistemas e funções.
O fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor clínico do ITC Vertebral ↗ e do Instituto Trata ↗, unidades de Guarulhos (SP), ressalta a diversidade das áreas que o profissional formado em fisioterapia pode atuar:
“Eu atuo diretamente no trato de doenças relacionadas a coluna vertebral e membros inferiores e todos os dias acompanho diariamente a evolução clínica, física e até mesmo mental dos meus pacientes. Trazer de volta a qualidade e vida perdida por uma lesão ou uma dor crônica é o mais gratificante da profissão”, resume.
Importante ressaltar que a fisioterapia não deve ser procurada apenas para tratar lesões, mas sim, ser a responsável para que elas não se instalem e não prejudiquem as atividades do cotidiano, como subir escadas, andar, carregar peso.
6 possibilidades de atuação na Físio
- Acupuntura: É uma prática terapêutica baseada em tradições médicas orientais que estimulam pontos do corpo a fim de reduzir dores, tratar disfunções, prevenir doenças e promover mais bem-estar.
- Dermatofuncional: Pacientes que possuem condições patológicas ou que queriam melhorar aspectos estéticos procuram as intervenções dermatológicas realizadas por um fisioterapeuta. Doenças como úlceras, cicatrizes, feridas, envelhecimento cutâneo, estrias, acne, gordura localizada, pré e pós-operatórios são algumas das condições que podem encaminhar o paciente à fisioterapia dermatofuncional.
- Fisioterapia do trabalho: Nas empresas, o fisioterapeuta pode contribuir com ações de prevenção, promoção e restauração da saúde do trabalhador, na esfera coletiva ou individual.
- Fisioterapia esportiva: No mundo dos esportes, seja amador ou profissional, para prevenir, minimizar os riscos ou, quando já ocorreu, tratar a lesão, é preciso um profissional devidamente capacitado para que o paciente retorne às atividades. A fisioterapia esportiva é exclusividade do profissional fisioterapeuta habilitado.
- Fisioterapia respiratória: Profissional em alta devido aos casos de Coronavírus e seus impactos no quadro respiratório de pacientes de todas as idades, o fisioterapeuta focado da área pneumofuncional atua na prevenção, recuperação e manutenção da saúde do sistema respiratório.
- Traumato-ortopédica: A fisioterapia traumato-ortopédica diagnóstica, acompanha, previne e trata as disfunções musculoesqueléticas, que podem ser causadas por lesões, traumatismos ou doenças ortopédicas.
Sobre Bernardo Sampaio
“Das especializações mencionadas, possuo experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e sigo estudando e ensinando, duas coisas importantíssimas na área da saúde”, explica o fisioterapeuta que também é professor do curso de pós graduação em fisioterapia traumato-ortopédica do Instituto Imparare e do curso de fisioterapia do Centro Universitário ENIAC, Guarulhos (SP) e também leciona, como convidado, nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo.
Existem ainda outras várias atuações para a saúde e bem-estar, em procedimentos cirúrgicos, prática de atividade física, dores articulares, entre outros. “Ou seja, é uma área ampla e gratificante. Pelo menos, para mim, a importância da nossa profissão para a qualidade de vida das pessoas não deixa dúvidas, conseguimos contribuir consideravelmente para o bem-estar dos pacientes, melhorando dores, insônia, postura, doenças, sem a necessidade da utilização de remédios”, conclui Sampaio.
Para saber mais sobre os tratamentos, benefícios e métodos do fisioterapeuta, acesse: https://www.itcvertebral.com.br/guarulhos ↗