Legenda descritiva: Crianças jogando em videogames e fliperamas em uma exposição de jogos eletrônicos na carreta Cine Geek Game. As atrações são gratuitas e têm recursos de acessibilidade. (Foto: Reprodução | Créditos: Divulgação)
Unindo cinema ao ar livre e exposição de videogames, o projeto itinerante passar pelo CEU Paraisópolis, pelo Jardim Três Marias, CEU Arthur Alvim e CEU Alvarenga.
O projeto Cine Geek Game, uma experiência itinerante e inovadora que combina cinema ao ar livre e uma exposição dedicada ao universo dos videogames, acaba de chegar na periferia de São Paulo. O evento, que é totalmente gratuito, passará por quatro regiões da capital paulista, levando cultura, entretenimento e inclusão a comunidades que nem sempre têm acesso a essas iniciativas.
Cine Geek Game: Aprendizado e diversão
Realizado em diversos pontos da cidade de São Paulo, o projeto começa hoje (4) no Centro Educacional Unificado – CEU Paraisópolis, onde ficará até o dia 7 de novembro. Na sequência, segue para a Avenida Atlântica, na Cidade Ademar, do dia 9 ao 12; depois para o CEU Arthur Alvim, no dia 16, e encerra no CEU Alvarenga, na Cidade Ademar, de 19 a 22 do mesmo mês.
Além da exibição de curtas-metragens de animação, com temas como inclusão e empatia, o Cine Geek Game se destaca por uma exposição sobre a história dos videogames. Interativa, essa exposição apresenta desde os jogos clássicos até as inovações tecnológicas mais recentes, incluindo óculos de realidade virtual. A ideia, segundo release, “é criar um espaço de aprendizado e diversão, permitindo que visitantes de todas as idades mergulhem no fascinante mundo dos jogos eletrônicos”.
Inclusão com acessibilidade
O evento é 100% acessível, com fones de ouvido de condução óssea, autodescrição, tradução de diálogos em Libras, e um elevador acessível para cadeiras de rodas, garantindo que pessoas com diferentes habilidades e deficiências possam aproveitar completamente a experiência. O projeto também oferece cadeiras especiais para pessoas com nanismo ou obesidade, reforçando o compromisso com a inclusão.
“O cinema tem o poder de emocionar e transformar, e queremos levar essa experiência para as comunidades, promovendo encontros e sensibilizando o público sobre temas atuais e importantes”, destaca Sueli Parisi, Head de Planejamento, Produção e Operações.
Parceria que fomenta a cultura
A realização do Cine Geek Game em São Paulo conta com o apoio do UBS BB, que reconhece o valor cultural do projeto. “É com muita alegria e satisfação que o UBS BB apoia este projeto. Como instituição, acreditamos que a cultura deve ser fomentada e incentivada para todos os brasileiros, sem restrição. Isso deve acontecer independentemente do local em que se vive e da idade de quem vai usufruir de iniciativas tão criativas como o Cine Geek Game”, afirma Daniel Barros, CEO do UBS BB.
Programação de filmes
Entre os filmes exibidos estão curtas que emocionam e fazem refletir, como IAN, que aborda a paralisia cerebral e a importância da inclusão, Cuerdas, uma comovente história de amizade e superação em um orfanato, e Akouo, sobre uma criança que ouve pela primeira vez e explora a importância da escuta ativa. A lista inclui ainda curtas como Howard’s Drive-In, Out of Sight, The Present, e muito mais.
Serviço: Cine Geek Game
- 4 a 7 de novembro: CEU Paraisópolis – Professora Marisa Motta
- 9 a 12 de novembro: Avenida Atlântica, 2.450B – Jd. Três Marias (Interlagos)
- 16 de novembro: CEU Arthur Alvim – Abdias do Nascimento, no estacionamento CEMEI.
- 19 a 22 de novembro: CEU Alvarenga – Balneário São Francisco
Entrada gratuita!
Exposição de videogames
- Horário: das 10h às 12h, e das 13h às 17h
Sobre Cine Game
O projeto Cine Game é realizado em uma carreta itinerante que democratiza o acesso à arte e ao cinema, que nasceu em 2020. Com mais de 120 filmes de classificação livre, proporciona experiências únicas ao ar livre e dentro da carreta, com exposições e workshops que estimulam a criatividade e o aprendizado das comunidades que visita. Com 21 metros de extensão, priorizamos locais com pouco ou nenhum acesso a cinemas tradicionais, levando o projeto onde é mais necessário, com atividades gratuitas e abertas a todos os públicos. Porque nós acreditamos no poder transformador da arte e do cinema.