Lançada em 2021 pelo Itaú Cultural, a plataforma possibilita a localização de artistas com deficiência em todo o Brasil, a partir de diferentes ferramentas
Nesta quarta-feira, 17 de agosto o Itaú Cultural reabre a plataforma Arte e Acesso – Portfólio Coletivo de Artistas com Deficiência, para inscrições de artistas que desejam fazer parte, de acordo com os requisitos exigidos. Confira:
> Leia também: Nova calcinha absorvente facilita rotina menstrual da PCD
Portfólio coletivo de artistas PCDs
Desenvolvida pelos Núcleos de Educação e Relacionamento e Infraestrutura e Produção, o objetivo é mapear trabalhos de pessoas com deficiência atuantes nas diferentes áreas de expressão artística.
Com este projeto, o Itaú Cultural quer incentivar programadores, curadores e produtores, independentes ou ligados a espaços culturais, a expandir a presença desses artistas em suas programações.
A plataforma lançada no ano passado, ficará aberta por tempo indeterminado a partir do dia 17 de agosta, para o cadastro de artistas PCDs interessados no mapeamento.
Como fazer parte da plataforma Arte e Acesso?
A plataforma é de fácil navegação e possibilita filtrar a busca por área de expressão, estado ou palavra-chave. Ficam disponíveis para acesso, uma pequena fotografia do artista, seu estado de origem, área de atuação, minibiografia, além de links para as suas redes sociais.
Para se inscrever é preciso acessar o endereço itaucultural.org.br/arteeacesso ↗, buscar a aba “faça parte”, no canto superior direito e preencher as informações necessárias no formulário. Outra opção é acessar diretamente o link: https://itaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd ↗.
Requisitos elegíveis para inscrição
Cada uma das inscrições passará pela verificação de dois consultores convidados pela organização: os artistas visuais Fabio Passos, de Teresina, no Piauí, e Letícia Brasil, de São Paulo. Após essa etapa, em cerca de 30 dias, o portfólio do artista estará no ar, caso cumpra os seguintes requisitos:
- É necessário ser um artista com qualquer tipo de deficiência residente e atuante no Brasil mediante autodeclaração;
- Ter e comprovar experiência de um ano como artista de qualquer área de expressão dentre as mapeadas pela plataforma (artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual);
- Ter ao menos 18 anos de idade e um trabalho condizente com os valores de não discriminação do Itaú Cultural e não atentatórios aos direitos humanos.
É importante salientar que a inclusão de artistas na plataforma não configura nenhuma relação comercial ou trabalhista entre o artista e a organização e não assegura contratação do mesmo para compor as programações do IC. A observância de todos os critérios de inclusão é condição obrigatória para a entrada do artista no portfólio coletivo.
Links úteis
Arte e acesso – Portfólio Coletivo de Artistas com Deficiência
- Acesse a Plataforma: itaucultural.org.br/arteeacesso ↗
- Preencha o Formulário: itaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd ↗
Itaú Cultural
- Site: www.itaucultural.org.br ↗
- Twitter: www.twitter.com/itaucultural ↗
- Facebook: www.facebook.com/itaucultural ↗
- YouTube: www.youtube.com/itaucultural ↗