Empresas precisam estar preparadas para garantir produtos e serviços que garantam autonomia segura para pessoas com deficiência, através da acessibilidade em projetos arquitetônicos
A LBI – Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015 ↗), considerada um marco civilizatório, representa um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) na sociedade. Para que isso aconteça, no entanto, é imprescindível que as construções contemplem, desde a fase inicial, na elaboração do projeto, essa parcela de pessoas, que corresponde a cerca de 24% da população brasileira (Censo 2010 ↗).
De acordo com o blog do site de arquitetura A Arquiteta ↗, investir em acessibilidade residencial ↗ é garantir a segurança e integridade física de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, “assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes” como qualquer pessoa, segundo o texto de Luciana Paixão – instrutora de cursos de arquitetura e autora de livros, guias e manual de construção civil.
Publicada em agosto de 2020 e atualizada neste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a nova Norma de Acessibilidade NBR 9050:2020 é exigida por órgãos responsáveis pela regulamentação técnica. Todo projeto submetido a análise de Centrais de Aprovação de Projetos e Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano precisa estar de acordo com a atualização. No site de catálogos da ABNT ↗ é indicada uma série de normas necessárias para a aplicação da NBR 9050:2020/2021.
Dessa forma, o primeiro passo para garantir acessibilidade está na capacitação e qualificação de profissionais que desenvolvem projetos atentos às necessidades desse público. Através do trabalho de arquitetos, engenheiros e projetistas, é possível atender às demandas de acessibilidade levando em conta importantes aspectos, como a garantia da qualidade do acesso para qualquer pessoa, estudando o perfil do usuário para garantir a melhor experiência do usuário.
Joaquim Coelho, diretor Comercial da Astra, aponta uma questão relevante em relação ao futuro desse mercado. “As empresas precisam estar preparadas para oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade desse público, que busca por maior visibilidade e autonomia. A Astra está muito atenta a este cenário e pronta para melhorar a qualidade de vida e de moradia destes consumidores”.
acessibilidade em projetos arquitetônicos
Neste sentido, a empresa oferece aos seus clientes soluções para ambientes residenciais, públicos ou privados de uso comum, com uma vasta linha de produtos que proporcionam maior autonomia e facilitam o dia a dia nesses locais. Os itens vão desde barras de apoio, assentos e botões de acionamento de descarga elevados, até bancos e cadeiras para banho, cortina para box, espelho e acessórios para banheiro, além de um modelo de banheira acessível de hidromassagem.
Grande parte desses produtos pode ser incorporada com facilidade nas obras em andamento ou já finalizadas – principalmente as residenciais -, e integrar espaços como banheiros, quartos, corredores, escadas, rampas, entre outros, tornando-os mais acessíveis.
Para estes casos, a avaliação do usuário é essencial, uma vez que ele poderá analisar, com o auxílio e orientação profissional, quando necessário, o nível (alto, moderado, baixo) e o seu tipo de deficiência (física, intelectual, sensorial, motora, etc), e definir os produtos de acessibilidade que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.
Projetos acessíveis: Desenho universal
O projeto arquitetônico pode considerar projeções para futuras intervenções de acessibilidade universal e ambientes com funções reversíveis. Alguns exemplos são a instalação de rampas e de barras de apoio, indicadas para pessoas com dificuldade de locomoção, equilíbrio ou para quem busca tranquilidade e segurança para a família em todos os ambientes da casa.
Bons projetos devem manter a opção de conversão de ambientes e prever espaços que integrem a função atual, mas sejam também potenciais intervenções, que poderão ser facilmente incorporadas à residência.
Sobre a Astra
A Astra S/A Indústria e Comércio é uma empresa multiespecializada que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas.
Com portfólio de 5.940 produtos, a marca distribui seus itens no Brasil e em mais de 30 países mundo afora. No Brasil, está presente em mais de 32.400 pontos de venda. Instalada em uma área de 102.400 m², dividida em cinco unidades, a Astra emprega cerca de 1.700 pessoas na região de Jundiaí, a 60 km da capital paulista.
Referência no segmento de construção e acabamento, a Astra é anualmente premiada pela qualidade dos produtos e da prestação de serviço oferecida aos clientes e consumidores. Em 2018, entrou pela segunda vez consecutiva no roll das 1500 maiores empresas brasileiras, segundo ranking da Revista Empresas Mais, do jornal o Estado de São Paulo.
Links úteis
Astra S/A Indústria e Comércio
- Website: www.astra-sa.com.br ↗
- Instagram: www.instagram.com/astraoficialbr ↗
- Facebook: www.facebook.com/astraoficialbr ↗
- LinkedIn: www.linkedin.com/company/astraoficialbr ↗
- YouTube: www.youtube.com/astraoficialbr ↗
A Arquiteta, por Luciana Paixão
- Website: www.aarquiteta.com.br ↗
- Instagram: www.instagram.com/aarquitetablog ↗
- Facebook: www.facebook.com/aarquiteta ↗
- Twitter: www.twitter.com/a_arquiteta ↗
- Youtube: www.youtube.com/lucpaixao ↗
Da Equipe de Redação
Pingback: Acessibilidade em hotéis e motéis para PCDs: Como é na tetraplegia?
Pingback: ABNT realiza curso de acessibilidade no Banco do Brasil
Pingback: Nanismo Brasil se posiciona sobre medicamento para acondroplasia, que aguarda aprovação da Anvisa | Entrevistas
Pingback: Nanismo Brasil se posiciona sobre medicamento para acondroplasia, que aguarda aprovação da Anvisa – Jornalista Inclusivo