Cinema Acessível Kids exibe ‘Meu Malvado Favorito 2’ em Porto Alegre

Público assiste ao filme “Divertida Mente” em cinema acessível com legenda em português e intérprete de Libras na tela. (Créditos: Divulgação)

Legenda descritiva: Público assiste ao filme “Divertida Mente” em cinema acessível com legenda em português e intérprete de Libras na tela. (Créditos: Divulgação)

Com sessões gratuitas no Barra Shopping Sul, iniciativa em parceria com a Fundação Iberê reforça a importância da inclusão cultural na capital gaúcha.

 

Porto Alegre, 12 de agosto de 2025 – O Festival de Cinema Acessível Kids desembarca em Porto Alegre no dia 13 de agosto para duas sessões gratuitas do filme “Meu Malvado Favorito 2”. As exibições acontecerão às 9h30 e às 14h30 no Cinemark do Barra Shopping Sul e contarão com recursos de acessibilidade como audiodescrição, legendas descritivas e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é uma realização da OSC Mais Criança e integra o Criança Esperança.

Ícone de pessoa em cadeira de rodas, logo do site Jornalista Inclusivo.Jornalista Inclusivo também está no WhatsApp!

Acesse o canal e acompanhe as nossas atualizações.

A Relevância da Inclusão Cultural em Porto Alegre

A iniciativa ganha uma dimensão ainda maior no contexto local. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Porto Alegre possui mais de 130 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Projetos como o Festival de Cinema Acessível Kids são fundamentais para garantir que essa população, especialmente crianças e jovens, tenha acesso a atividades culturais em condições de igualdade, promovendo a cidadania e a convivência com a diversidade desde a infância.


Parcerias e Ações Futuras

Esta edição do festival marca o início de uma parceria com a Fundação Iberê, fortalecendo o alcance do projeto na capital gaúcha. Segundo Sidnei Schames (Sid), idealizador do festival e presidente da OSC Mais Criança , a ação é um ponto de partida para futuras colaborações.

O projeto também planeja levar atividades lúdicas para escolas do Rio Grande do Sul que foram afetadas pelas enchentes e estão em processo de recuperação. “Para combater a evasão escolar, nada melhor do que uma atividade como o cinema e, se for acessível, melhor ainda”, afirma Sid. O festival também tem edições confirmadas em Florianópolis (outubro) e Brasília (novembro), em parceria com o Senado Federal.

Além das Telas: Formação de Educadores

Dois homens com camisetas do Festival de Cinema Acessível Kids posam juntos em sala de cinema durante exibição de “Divertida Mente” com legenda e intérprete de Libras.
Descrição da imagem: Sidnei e seu filho David, posam sorridentes para a foto dentro de uma sala de cinema, ambos usando camisetas pretas com o logotipo “Festival de Cinema Acessível Kids”. Ao fundo, é exibida cena do filme “Divertida Mente” com legenda e intérprete de Libras. (Créditos: Divulgação)

O Festival de Cinema Acessível Kids vai além da exibição de filmes. O projeto, que integra o Criança Esperança, tem como um de seus pilares a formação de educadores inclusivos. No dia 3 de setembro, das 14h às 18h, será realizada uma oficina de capacitação para até 25 professores de escolas públicas da região, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre alunos e educadores e promover um ambiente escolar mais acolhedor.

“O investimento na formação das crianças garante uma sociedade melhor no futuro. Ações como esta do Festival possibilitam que as crianças e jovens já cresçam em um contexto que acolhe e respeita as particularidades de cada indivíduo”, destaca Schames.

Um Legado de Inclusão

Criado há dez anos, o projeto já impactou a vida de milhares de pessoas. Em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por cerca de 23.642 pessoas, em 41 cidades brasileiras, com um total de 127 exibições. O festival segue os direcionamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para a educação de qualidade (ODS 4), trabalho digno (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).


Serviço: Festival de Cinema Acessível Kids em Porto Alegre

  • Filme: “Meu Malvado Favorito 2” (com audiodescrição, Libras e legendas descritivas)
  • Data: 13 de agosto de 2025
  • Sessões: 9h30 e 14h30
  • Local: Cinemark – Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300, Crystal, Porto Alegre/RS)
  • Entrada: Gratuita, com reserva de lugar pelo e-mail maiscriancas@maiscriancas.org.br
  • Oficina para Professores: 3 de setembro, das 14h às 18h.

Sobre a OSC Mais Criança

A OSC atua na defesa e promoção dos direitos humanos para a inclusão social, desenvolvendo e adotando tecnologias e abordagens inovadoras com a acessibilidade universal. Tem como referência os ODSs, em especial aqueles voltados para o desenvolvimento socioambiental, a educação, a cultura e a saúde, em busca de uma sociedade democrática, equitativa e com acesso e participação de todos e de todas.

Sobre a Som da Luz

A Som da Luz Tecnologias de Inclusão é a empresa idealizadora e realizadora do Festival de Cinema Acessível Kids. Em 2024, a empresa foi uma das grandes vencedoras do TOP de MKT, prêmio da ADVB/RS que reconhece as melhores práticas de marketing no Rio Grande do Sul. A Som da Luz foi premiada nas categorias “Cultura – Troféu Eva Sopher” e “Top Inclusão à Diversidade”, recebendo também a distinção de Ouro. Sidnei Schames, diretor da empresa, destacou que o reconhecimento amplia as possibilidades de parcerias e representa todos os projetos que trabalham pela acessibilidade e inclusão no estado.