SP e MG tem 110 vagas para PCDs em cursos profissionalizantes gratuitos

Jovem em cadeira de rodas está parada e sorri. Usa uniforme do Instituto da Oportunidade Social (IOS), que oferece em SP e MG, 110 vagas para PCDs em cursos profissionalizantes gratuitos.
Sem a exigência de conhecimento prévio, todas as 110 vagas para PCDs, porém, são para maiores de 18 anos. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação/IOS)

Entidade beneficente de assistência social e empresas parceiras oferecem aulas online e presenciais exclusivas para pessoas com deficiência

O Instituto da Oportunidade Social (IOS), em parceria com empresas de diversos setores, como a TIVIT, oferece cursos profissionalizantes gratuitos exclusivamente para pessoas com deficiência. Dessa vez, as aulas são oferecidas em formato online e presencial, com a duração de seis semanas.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    110 vagas para PCDs: inscrição

    Para se inscrever nos cursos gratuitos, pessoas com deficiência acima de 18 anos e que já tenham concluído o ensino médio precisam entrar em contato pelo telefone (11) 97179-2371. São oferecidas 110 vagas presenciais e online, distribuídas entre as unidades do IOS em São Paulo e Minas Gerais. Confira os cursos oferecidos.

    Microsoft Office Essencial

    Este curso forma profissionais aptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta, assim como traz conhecimento das metodologias ágeis e suas aplicações. O curso é no formato online com aulas ao vivo (segunda a sexta — 4 horas por dia por seis semanas) nas unidades de São Paulo, Grande São Paulo, Belo Horizonte e Uberlândia para pessoas com deficiência acima de 18 anos.

    O curso também será oferecido para pessoas com deficiência das cidades de Amparo, Pedreira, Monte Alegre, Pinhalzinho e Campinas, no interior de São Paulo.

    Lógica, Programação e Banco de Dados

    Este curso aborda conceitos de lógica e programação com a utilização da linguagem Java, além da compreensão do funcionamento de um banco de dados, trazendo exercícios práticos de banco de dados e UML. O curso é no formato presencial com aulas de segunda a sexta, com quatro horas de duração, no período noturno, durante seis semanas e está disponível na sede do IOS em São Paulo (Santana) para pessoas com deficiência acima de 18 anos.

    Requisitos para os cursos

    Não é exigido conhecimento prévio, além dos conceitos técnicos, a grade curricular inclui aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Língua Portuguesa e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Além disso, são trabalhados os conceitos e práticas de vivência corporativa, para que os alunos aprendam a elaborar e-mails, apresentações e participar de reuniões.

    Publicidade

    Empregabilidade

    O IOS realiza cursos de formação profissional em parceria com empresas de diversos setores situadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 24 anos de atuação, o instituto já formou mais de 42 mil jovens e pessoas com deficiência e colaborou com a empregabilidade de mais 70% dos alunos formados. Nos últimos anos, mais de 1.100 pessoas com deficiência passaram pelos cursos do IOS. Dessas, mais de 400 foram inseridas no mercado de trabalho nesse período, por meio do Programa de Empregabilidade do instituto.

    Para a superintendente do IOS, Kelly Lopes, “atuar em parceria com diversas empresas para aumentar a qualificação de pessoas com deficiência é firmar um compromisso importante com a ampliação das oportunidades no mercado de trabalho desses profissionais e contribuir para a inclusão e diversidade nas empresas”.

    Serviço

    • Unidade do IOS para o curso presencial: São Paulo (Capital)
    • Endereço: Sede do IOS | Av. General Ataliba Leonel, 245, Santana, São Paulo (SP)
    • Inscrições: Através do telefone (11) 97179 – 2371
    Sobre o IOS

    Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental.

    Entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking TheDotGood e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo.

    A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a BASF, Brasilprev, BRQ, CTG, IBM, Instituto Center Norte, Mercado Livre, 99 App, Clear Corretora, entre outras. Mais informações no site do IOS no link.

    Deixe um comentário