Empreendedorismo para Todos 2021: Inscrições gratuitas até 7 de maio

Fotografia com uma pessoa descrita na legenda, ilustrando Empreendedorismo para Todos 2021, com inscrições gratuitas até 5 de Maio.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Matéria sobre Empreendedorismo para Todos 2021, com inscrições gratuitas até 7 de Maio, é ilustrada por fotografia em ambiente interno, de Elizeu Costa. Homem branco, usando boné, camiseta branca, avental e calça jeans. Está em pé, na frente do carrinho de lanches. Ele é um empreendedor com deficiência que participou de projetos de empreendedorismo da ONG ASID Brasil, parceira da Fundação Grupo VW. Créditos: Divulgação

Fundação Grupo VW lança projeto de empreendedorismo inclusivo para pessoas com deficiência

Em parceria com ASID Brasil, Fundação Grupo VW oferece 140 vagas gratuitas para aulas e mentorias do projeto Empreendedorismo para Todos 2021; inscrições gratuitas até 7 de maio

Nem sempre é fácil manter a estabilidade em um emprego formal. Para pessoas com deficiência, isso se torna ainda mais complexo, porque as políticas de inclusão e permanência nas empresas muitas vezes ainda são falhas. A inclusão de pessoas com deficiência é uma das causas abraçadas pela Fundação Grupo Volkswagen , que anuncia o projeto Empreendedorismo para Todos, realizado em parceria com a ASID Brasil  – Ação Social para Igualdade das Diferenças.

Publicidade

“A proposta do projeto é incentivar o empreendedorismo e, assim, melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, contribuindo para sua autonomia e mobilidade social”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Estão sendo oferecidas 140 vagas gratuitas para pessoas com deficiência interessadas em participar das formações, que incluem temas como precificação, vendas, gestão financeira, processo produtivo, divulgação, entre outros. Após essa primeira etapa, serão selecionados 20 empreendedores para mentorias customizadas.

Banner oficial do projeto Empreendedorismo para Todos 2021, descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner colorido com ilustração de pessoa em cadeira de rodas e o texto: É PcD e quer criar o seu próprio negócio? A gente te ajuda nessa jornada. Abaixo, ilustração de um cadeirante. Na sua frente, ilustração de dois dispositivos eletrônicos, sendo um deles, com a ilustração de três pessoas em ambiente de negócios, sendo um cadeirante. Na lateral direita da imagem, dentro de um balão azul, a informação: Inscreva-se até 07/05. Logo abaixo: Empreendedorismo para todos. Créditos: Divulgação/ Ed. JI

Para participar do Empreendedorismo para Todos é necessário residir na capital paulista ou em municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto será totalmente virtual em 2021. O projeto também conta com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e do Itaú Unibanco.

“Acreditamos que uma sociedade inclusiva é aquela em que todas as pessoas têm a oportunidade de participar da coletividade e desenvolver todo o seu potencial. Nosso desejo para o projeto é que todos possam compartilhar conhecimento e desenvolver seu talento para criar uma grande rede de empreendedores e que haja uma grande diversidade entre os selecionados desta edição”, afirma Caroline Ferronato, Coordenadora de Projetos da ASID. A organização foi criada em 2010 com o objetivo de construir uma sociedade mais inclusiva por meio da união de pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários.

Imagem com participante do projeto realizado em 2019, com descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área externa, à luz sol, com participantes do programa Empreendedorismo para Todos 2019, realizado pela ASID Brasil. Na imagem, em frente a um prédio azul, cerca de 13 pessoas, lado a lado, usando avental e toca. Créditos: Divulgação

Parceria continuada

Em 2020, a parceria entre a ASID Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen já rendeu frutos. A série de webinares “Conversas Inclusivas”, com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho teve seis edições que somaram mais de 8 mil visualizações no YouTube e Facebook. Entre os participantes, quase 600 deles inscreveram-se previamente e receberam certificados. Além disso, a partir das discussões dos webinares, foi lançado o e-book “Panorama brasileiro de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

Entre os temas que fazem parte do livro, estão aspectos da legislação e dicas para o processo de inclusão nas empresas. O material também traz um glossário com termos frequentes e sugestões de leitura para quem desejar se aprofundar nesses tópicos. A publicação digital está disponível para download gratuito no site da Fundação.

SERVIÇO:

“Empreendedorismo para Todos”

Inscrições gratuitas (até 07 de Maio): 140 vagas, clique aqui . Ou utilize o link: https://forms.app/form/607657639504365c9c5eec13

Aulas (junho, julho e agosto): Semanais, às quartas-feiras, com duração de 2 horas e horários disponíveis nos 3 turnos (manhã, tarde e noite). As facilitações acontecerão de 02/06 até 25/08. Em 01/09, será realizada a cerimônia de encerramento. Participantes devem residir na capital paulista ou municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Mentoria (setembro, outubro e novembro): depois das aulas, serão selecionados 20 participantes que receberão apoio de mentores para colocarem o conteúdo em prática.

• Siga nas redes sociais:

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar de Souza
    Souza

    Muito bom este site!
    Fizeram um ótimo trabalho.
    Parabéns!!!

Deixe um comentário