SEDPcD implementa metodologia do emprego apoiado em Registro (SP) em parceria com Instituto Jô Clemente

Arte de capa com fotos e logos, descritos na legenda, ilustrando “SEDPcD e Instituto Jô Clemente implementam metodologia do emprego apoiado em Registro (SP)”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com fotos e logos, ilustrando “SEDPcD e Instituto Jô Clemente implementam metodologia do emprego apoiado em Registro (SP)”. Na lateral esquerda, sobrepostos a imagem, os logotipos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do programa Meu Emprego Inclusivo e do Instituto Jô Clemente. A foto de uma mão segurando a carteira de trabalho, customizada com o símbolo de acessibilidade. Como plano de fundo, a fotografia de uma pessoa em cadeira de rodas utilizando um laptop. Seu rosto não aparece. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Jornalista Inclusivo. Foto: Shutterstock)

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é parte do programa Meu Emprego Inclusivo

Com a implementação da metodologia do emprego apoiado em Registro, o novo Polo de Empregabilidade Inclusiva da cidade visa beneficiar mais de 15 mil pessoas com algum tipo de deficiência na região do Vale do Ribeira

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, está levando a metodologia do emprego apoiado para a cidade de Registro (SP), onde foi inaugurada, no fim de julho, uma nova unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O local, que deve começar a atender o público em 30 de agosto, fica dentro da Diretoria Regional de Saúde DRS – Registro e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Publicidade

A iniciativa faz parte do programa Meu Emprego Inclusivo e busca beneficiar a empregabilidade das mais de 15 mil pessoas com deficiência em idade produtiva da região do Vale do Ribeira e oferecer cursos de qualificação profissional. Entre as ações do Polo, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ressalta a alegria de um projeto como este chegar no Vale do Futuro. “Uma ação do Governo de São Paulo para fazer o futuro hoje na região do Vale do Ribeira. As pessoas com deficiência têm o direito de viver com qualidade de vida e dignidade. E, emprego não é só autonomia financeira ou autonomia econômica, emprego é autonomia de vida. Nós, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estamos sempre à disposição para fazer uma sociedade de fato inclusiva e para ser inclusa, precisa ser acessível”, disse.

O novo Polo de Empregabilidade Inclusiva em Registro, irá promover a inclusão profissional de pessoas com todos os tipos de deficiência. De acordo com informações da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, até maio de 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região do Vale do Ribeira, apenas 0,18% tinham alguma deficiência.

Membros do Governo do Estado de São Paulo
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia do lançamento do Polo de Empregabilidade Inclusiva, na cidade de Registro (SP). Na imagem, a secretária Celia Leão e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, entre outros membros do governo, posam para foto, ao lado da placa de inauguração. Créditos: Governo do Estado de São Paulo

“A inclusão profissional de pessoas com deficiência é um desafio, pois infelizmente ainda existe muito preconceito, muita falta de informação acerca desta significativa parcela da população, que, embora represente 24,5% dos cidadãos do país, ocupam apenas 1% dos empregos formais”, ressalta Flavio Gonzalez, executivo de Negócios Sociais do Instituto Jô Clemente, que utiliza desde 2013 a Metodologia do Emprego Apoiado, adotada em diversos países do mundo, para enfrentar esta desigualdade e ampliar a inclusão laboral.

“Nas empresas, realizamos um trabalho com o objetivo de criar uma cultura de valorização da diversidade. Por outro lado, conhecemos de perto cada pessoa e procuramos identificar seus pontos fortes, interesses e necessidades de apoio. São oferecidos cursos e orientações diversas, antes e depois da inclusão, de acordo com as características individuais de cada colaborador. Com isso, desde que implementamos esta metodologia, já realizamos cerca de 3.000 inclusões em mais de 50 empresas e órgãos públicos”, explica Flavio Gonzalez.

Publicidade

No novo PEI em Registro (SP), o IJC irá promover a inclusão profissional de pessoas com todos os tipos de deficiência. De acordo com informações da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, até maio de 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região do Vale do Ribeira, apenas 0,18% tinham alguma deficiência.

Taxa de retenção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho é de 90%

Ainda que em um cenário delicado de pandemia, em 2020, o Instituto Jô Clemente realizou a inclusão de 345 jovens e adultos em novos postos de trabalho. Nos últimos anos, a taxa de retenção destas pessoas tem sido de 90%. Em 2020, com a pandemia, em um trabalho em conjunto com as empresas, foi possível adaptar as vagas ao sistema home-office, o que auxilia na inclusão, já que as pessoas com deficiência intelectual também pertencem ao grupo de risco para a COVID-19.

Banner laranja em alusão ao tema Instituto Jô Clemente completa 60 anos.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner retangular na cor laranja com a hashtag #NascemosInclusivos. Abaixo, ilustração de dois personagens azuis, cada um segurando um número, formando 60 anos. Créditos: Reprodução/ijc.org.br

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 60 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de até 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. Por meio do CEPI – Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 e nos links abaixo.

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário