Olimpíadas Especiais Brasil realiza Circuito Unificado de Atletismo 2024

Pessoas com e sem deficiência durante Circuito Unificado de Atletismo das Olimpíadas Especiais Brasil. Uma pessoa está realizando o arremesso de peso, enquanto as outras observam.

Descrição da imagem: Pessoas com e sem deficiência durante Circuito Unificado de Atletismo das Olimpíadas Especiais Brasil. Uma pessoa está realizando o arremesso de peso, enquanto as outras observam. (Foto: Divulgação)

As competições do Circuito Unificado de Atletismo por Equipes tem etapas no Rio de Janeiro, Jundiaí e Belo Horizonte.

Para demonstrar a inclusão na prática, o movimento internacional Special Olympics criou a metodologia de Esporte Unificados, quando pessoas com e sem deficiência competem juntas. Nos meses de maio e junho, a Olimpíadas Especiais Brasil (OEB)  – representação nacional da organização mundial – promove o Circuito Unificado de Atletismo por Equipes em parceria com a Colgate-Palmolive.

A competição é dividida em três etapas que acontecem em localidades diferentes do Sudeste: Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 18 de maio; Pista de Atletismo do Bolão, em Jundiaí (SP), em 25 de maio; e Complexo Esportivo PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), no dia 07 de junho.

Em cada etapa, seis equipes com oito atletas em cada uma – é obrigatório dividir igualmente as pessoas com e sem deficiência intelectual e, pelo menos, ter quatro mulheres no grupo – competem em modalidades de pista, como 50 e 100 metros rasos, além do revezamento unificado, e campo, com o arremesso de peso e salto em distância. Conforme o costume de disputas individuais, em cada prova, os participantes competem segundo o nível de habilidade apresentado no momento da inscrição das equipes.

Ao final, todas as equipes terão suas façanhas reconhecidas pela Olimpíadas Especiais Brasil, mas duas equipes serão sorteadas ao término de cada evento para participação na etapa final, a ser realizada também na PUC Minas, no dia 08 de junho.

O Circuito Unificado de Atletismo por Equipes é mais um evento que estreita os laços da OEB com a Colgate-Palmolive. Após firmar parceria em três eventos internacionais (Copa Unificada – Detroit 2022, Jogos Mundiais – Berlim 2023 e Jogos Latinoamericanos – Assunção 2024), a marca entra com patrocínio, via Lei de Incentivo ao Esporte, ao primeiro evento nacional das Olimpíadas Especiais Brasil.

“Estamos muito contentes em ter o apoio novamente de uma marca que tem como princípio o cuidado com as pessoas e percebemos este cuidado com os nossos atletas”, comenta Thomas Goman, presidente da OEB.

“A Colgate-Palmolive se orgulha de apoiar as Olimpíadas Especiais e o Circuito Unificado de Atletismo por Equipes. Estamos comprometidos com a inclusão e o cuidado com as pessoas, e é uma honra contribuir para este movimento de respeito e diversidade’’, afirma Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil.

Serviço

  • Etapa Rio de Janeiro (RJ) – Circuito Unificado de Atletismo por Equipes

Data: Dia 18/05
Horário: Das 9h às 13h
Local: Centro Esportivo Miécimo da Silva 
Endereço: Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ

  • Etapa Jundiaí (SP) – Circuito Unificado de Atletismo por Equipes

Data: 25/05
Horário: Das 9h às 13h
Local: Pista de Atletismo do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca (Bolão)
Endereço: R. Rodrigo Soares de Oliveira – Anhangabaú, Jundiaí – SP

  • Etapa Belo Horizonte (MG) – Circuito Unificado de Atletismo por Equipes

Data: Dia 07/06
Horário: Das 9h às 13h
Local: Complexo Esportivo PUC Minas Cbat
Endereço: R. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 26 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte – MG

  • Etapa Final – Circuito Unificado de Atletismo por Equipes

Data: Dia 08/06
Horário: Das 9h às 13h
Local: Complexo Esportivo PUC Minas Cbat
Endereço: R. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 26 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte – MG

Sobre Olimpíadas Especiais Brasil

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam. 

Embaixadores

A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode e a jogadora de vôlei Jackie Silva. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Site: Link

Instagram: Link  

Deixe um comentário