Musical acessível Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo segue no Sesc Vila Mariana até 29 de outubro

Foto do elenco do musical acessível Museu Nacional - Todas As Vozes Do Fogo, no palco.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, com sobreposição do nome do musical acessível, no topo: “Museu Nacional – Todas As Vozes Do Fogo”. A foto mostra parte do elenco do espetáculo, com 12 pessoas, entre atrizes, atores e multi-instrumentistas da Cia Barca dos Corações Partidos e convidados. As(os) artistas brancas e negras com figurinos estão no palco, sendo que quatro seguram instrumentos musicais. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação. Créditos: Annelize Tozetto)

Inspirado no incêndio que destruiu 85% do acervo do Museu Nacional (UFRJ), o espetáculo inédito é acessível em Libras e com audiodescrição

Destruído em um incêndio em setembro de 2018, quando completou 200 anos, o Museu Nacional – vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), perdeu grande parte do seu acervo de cerca de 20 milhões de itens. A tragédia – em todo o seu valor real e simbólico –, foi o ponto de partida para a criação do espetáculo inédito, com texto e músicas originais, ‘Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo’, escrito e dirigido por Vinicius Calderoni e com direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Musical acessível Museu Nacional

    O musical estreia na mesma época em que o Museu dá os primeiros sinais de sua recuperação ao reinaugurar sua fachada e jardins e marca também os dez anos da premiada Cia Barca dos Corações Partidos e os 30 anos da Sarau Cultura Brasileira, parceira do grupo em toda a sua trajetória, dirigida pela produtora artística Andréa Alves. 

    Com estreia nacional no último 14 de outubro, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, o espetáculo segue em cartaz até 29 de outubro com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio do SESC São Paulo. Todas as sessões têm audiodescrição e Libras.

    “Entendo esse espetáculo como a conclusão de uma trilogia não planejada com a Sarau. Escrevi Elza, a história de uma pessoa; depois escrevi e dirigi Sísifo, a recriação livre de um mito, e agora, em Museu Nacional – Todos as vozes do fogo, falo sobre a história de um lugar, que representa a fundação de um país e abrigou uma série de eventos históricos: foi a casa do Império; foi onde Leopoldina assinou a declaração de independência do Brasil; onde foi assinada a primeira Constituição do país; onde se deu o início da República; e originalmente foi a casa de um mercador de escravizados. E ao mesmo tempo é esse lugar que passou a reunir um patrimônio gigantesco, que encerra todas essas contradições. Por isso o incêndio de uma maneira é o fim de uma ideia de Brasil. Tem essa carga simbólica”, analisa Vinicius Calderoni.

    Publicidade

    Resgatando a história

    “Todas as Vozes do Fogo é um estudo de como um país cultiva, armazena e conserva sua memória – e todas as suas implicações simbólicas e concretas. É um mergulho imaginativo e lírico em múltiplas camadas de passado para pensar de maneira urgente nosso presente imediato e o futuro que estamos construindo”, resume Andréa Alves, diretora geral do espetáculo.

    Em meio aos escombros do museu, peças do acervo estão sendo resgatadas e recuperadas em um longo e minucioso processo. Uma das mais emblemáticas é o esqueleto humano de mais de 11 mil anos descoberto em Lagoa Santa (MG), em 1975. O mais antigo remanescente humano encontrado no país – a mulher de traços afro-indígenas batizada de Luzia –, cujo crânio resistiu ao incêndio no Museu, ganha vida e assume o papel de narradora atemporal do espetáculo, criando pontes entre diferentes momentos da história, na pele da atriz Ana Carbatti. Luzia, ela própria uma ‘sobrevivente’ do incêndio, faz uma espécie de visita guiada pelo edifício interditado pelo fogo, pelos setores do museu e suas peças, no primeiro dos três atos do espetáculo.

    Já no segundo ato do musical no Sesc, os limites do prédio são extrapolados e o Museu Nacional se transforma em uma metáfora da memória do Brasil, começando pela origem escravocrata, as oligarquias brancas, os povos originários e os povos negros.

    Por fim, o terceiro e último ato trata do momento atual, a devastação do museu e do próprio país, de forma mais sóbria e realista. “Cada ato tem vetores de linguagem bem distintos: o primeiro mais lírico, o segundo com um tom mais paródico, cáustico, e o terceiro mais realista, sóbrio, sem artifícios. Não há personagens fixos e o elenco se alterna em dezenas de personagens, sejam pessoas ou objetos. E a música ajuda a amalgamar esses três momentos, criando uma unidade para essas intensidades tão diferentes”, detalha Calderoni.

    Publicidade

    Foto de musicista tocando flauta no palco do musical acessível Museu Nacional - Todas As Vozes Do Fogo.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, com artista do musical tocando flauta transversal. Musicista de pele negra com cabelos crespos e figurino do espetáculo. Atrás da artista aparecem outros personagens. (Foto: Divulgação. Créditos: Annelize Tozetto)

    Espetáculo inédito

    As cerca de 20 canções inéditas do espetáculo passeiam por diversos ritmos brasileiros e foram compostas por Alfredo Del-Penho e Beto Lemos – que assinam a direção musical – por Vinicius Calderoni e pelo ator, músico e compositor Lucas dos Prazeres e são cantadas e tocadas por todo o elenco. Além de cinco integrantes da Barca – os atores e multi-instrumentistas Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Adrén Alves, Eduardo Rios e Ricca Barros – o musical conta com mais sete artistas convidados: Adassa Martins, Aline Gonçalves, Ana Carbatti, Felipe Frazão, Lucas dos Prazeres, Luiza Loroza e Rosa Peixoto.

    Serviço

    Museu Nacional, Todas As Vozes Do Fogo 

    > Data: De 14 a 29 de outubro de 2022 (Temporada)

    > Horário: Quinta a sábado, às 21h | Domingo, às 18h 

    > Local: Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana)

    > Endereço: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP

    > Informações: Museu Nacional – Todas as vozes do fogo – Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

    Sobre a Cia

    A Barca dos Corações Partidos – Cia Brasileira de Movimento e Som nasceu em 2012, no espetáculo “Gonzagão – A lenda”. Ao longo desses anos, levou mais de 700 mil espectadores ao teatro, ao palco digital e às praças públicas de todo o Brasil. Ao lado da produtora artística e idealizadora Andréa Alves, apresenta aqui seu oitavo espetáculo. É composta por sete atores-bailarinos e multi-instrumentistas. Seus espetáculos já contaram com a participação de criadores como João Falcão, Duda Maia, Luiz Carlos Vasconcellos, Bia Lessa, Chico César, Bráulio Tavares, entre outros.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário