Legenda descritiva: Em uma estreia promissora com ouro de Gabrielzinho, o nadador paralímpico mostra a língua de forma brincalhona, em pé na frente da plateia animada, com sua medalha em volta do pescoço. (Créditos: Wander Roberto/CPB)
Início dourado para o Brasil: Destaques do primeiro dia dos Jogos Paralímpicos com vitórias na Natação, Goalball e mais - Confira nossa cobertura.
No primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nesta quinta-feira (29), o Brasil marcou a estreia com três medalhas na natação. Gabrielzinho garantiu o ouro nos 100m costas da classe S2 e confirmou o seu favoritismo. Com o resultado, até o momento, o país ocupa o sétimo lugar no quadro de medalhas da 17ª edição da Paralimpíada de Verão. A boa estreia também foi marcada por vitórias no vôlei sentado e no goalball.
Natação abre com ouro de Gabrielzinho
Logo na estreia, a primeira medalha de ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris veio do favorito Gabrielzinho. O mineiro Gabriel Araújo, 22, confirmou a expectativa e terminou a prova final da natação dos 100 metros costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67. Esse foi o melhor tempo da carreira do atleta e a quebra do recorde das Américas.
À TV Globo/ SporTv, Gabriel prometeu mais medalhas nos próximos dias ↗. Gabrielzinho volta a competir no sábado e no dia 2 de setembro. Essa é a segunda participação do nadador em Jogos Paralímpicos e ele já acumula quatro medalhas, sendo três conquistadas em Tóquio 2020.
A medalha de prata ficou por conta de Phelipe Rodrigues, nos 50 metros livre na Classe S10 (deficiências físicas) masculino. O pernambucano terminou a prova com o tempo de 23s54, superado pelo australiano Thomas Gallagher com 23s40. Essa foi a 9ª medalha em Jogos Paralímpicos de Phelipe, que chega a 6 pratas e 3 bronzes.
O bronze foi conquistado pelo paulista Gabriel Bandeira, na prova dos 100 metros borboleta da classe S14 (deficiência intelectual) masculino. O ouro ficou com o dinamarquês Alexander Hillhouse e a prata com o britânico William Ellard. Essa é a quinta medalha da carreira de Gabriel.
Goalball: Brasil derrota França
A estreia da equipe feminina do Brasil no Goalball terminou em empate com a atual bicampeã Turquia. O jogo terminou 3 a 3 em jogo válido pelo grupo C. As turcas empataram faltando dois minutos para o encerramento do jogo.
Mais tarde, a equipe masculina ganhou da França em outro fato marcante da estreia. Depois de um início conturbado, os brasileiros viraram o jogo e venceram por 8 a 5. O Brasil é o atual campeão paralímpico da modalidade.
Eliminação no Taekwondo
No Taekwondo, a gaúcha Maria Eduarda Stumpf foi eliminada da categoria até 52kg. Ela perdeu na repescagem por 8 a 6 para a Turquia. O primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris marcaram a estreia de Maria Eduarda na competição.
Medalha garantida no Tênis de Mesa
A estreia do Brasil no tênis de mesa resultou em três vitórias e três derrotas na primeira sessão desta quinta-feira, 29, na Arena Paris Sul. As paulistas Cátia Oliveira e Joyce Quinzote derrotaram as egípcias por 3 sets a 0. Elas avançaram às semifinais e garantiram uma medalha para o Brasil.
O primeiro jogo da modalidade foi da dupla paulista formada por Luiz Filipe Manara e Claudio Massad. Eles venceram a Espanha na classe MD18. Mais tarde, a dupla mista formada pela catarinense Bruna Alexandre e pelo paulista Paulo Salmin ganhou dos suecos também por 3 sets a 0. O jogo marcou a estreia da mesa-tenista Bruna Alexandre nos Jogos Paralímpicos que já havia disputado a edição olímpica em Paris.
Outras três duplas brasileiras em diferentes classes foram eliminadas pela China.
Estreia promissora no Tiro com Arco
Na estreia no tiro com arco, o Brasil obteve bons resultados nas classificatórias. Nas classes W1 (atletas com deficiências graves) feminino e masculina, a paranaense Juliana Silva e o cearense Eugênio Franco ficaram em 11º lugar em suas categorias. Os atletas vão disputar uma vaga nas quartas de final nos próximos dias.
Vitória no Vôlei Sentado
O vôlei sentado feminino estreou com vitória no primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As brasileiras ganharam da Ruanda por 3 sets a 0. No jogo, a ponteira paulista Suellen Dellangelica marcou 23 pontos.
Sexta-feira (30): Paralimpíada de Paris 2024
O segundo dia de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começa com o Atletismo no Stade de France. Os brasileiros disputam em modalidades valendo medalha a partir das 5 horas da manhã (horário de Brasília).
Na natação, as eliminatórias na Arena La Défense começam às 4h39 (horário de Brasília) com Patrícia Santos e Esthefany Rodrigues – 100m Livre (S5). As finais estão programadas para às 12h30.
A sexta-feira, 30, também contará com jogos de badminton, goalball, bocha, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado masculino. O dia também terá as competições de ciclismo, remo, tiro com arco, taekwondo e tiro esportivo.
Resultados do Time Brasil nesta sexta (30)
- Atletismo
Júlio César Agripino – 5000m (T11) – Ouro
Yeltsin Jacques – 5000m (T11) – Prata
Lorena Spoladore – Salto em Distância (T11) – Bronze
Wallace Santos – Arremesso de Peso (F55) – Ouro
- Natação
Talisson Glock – 100m Livre (S5) – Ouro
Patrícia Santos – 100m Livre (S5) – Prata
Esthefany Rodrigues – 100m Livre (S5) – Bronze
- Tênis de Mesa
Cátia Oliveira e Joyce Quinzote (Dupla Feminina WD5) – Bronze
- Ciclismo
João Carlos – Ciclismo de Pista – Prata
- Taekwondo
Maria Silva – Taekwondo (K44) – Bronze
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn ↗.