Descrição da imagem: Capa do livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ com três figuras humanas brancas unidas e texto em fundo azul. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Freepik)
Assinado por 17 autores, o livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um convite às mudanças de pensamento e ações da sociedade brasileira
Lutar pela inclusão é reconhecer o direito de todas as pessoas, independentemente de condições físicas, sensoriais, cognitivas, raça, crença ou orientação sexual. Para amplificar as vozes de todas e todos será lançada a obra “Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente”, no próximo dia 22 de outubro.
Um futuro mais inclusivo e diverso se constrói hoje
O livro ‘Inclusão: Construindo o Futuro na Transformação do Presente’ é um compilado de 13 capítulos que abordam assuntos relacionados à inclusão. A obra é fruto de inquietações, vivências e estudos, de vários profissionais que atuam nas áreas da educação, direito, saúde e política, e que almejam uma sociedade mais inclusiva e diversa no País.
“Nossa sociedade atravessou diversas fases no que se refere às práticas sociais, vivenciamos a exclusão, segregação, integração e, agora, o processo de inclusão. Sabemos que é o início de um movimento e isso exigirá de todos a desconstrução diária do capacitismo”, segundo a psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega e o advogado Paulo César Tavella Navega, que organizam a obra.
Confira a lista de autores envolvidos
- Fabiane Favarelli Navega
- Paulo César Tavella Navega
- Denise Wendland
- Ana Cristina Afonso
- Maria Cláudia Moya
- Mari Zulian
- Flávia de Campos Pinheiro
- João Damasceno Lopes Neto
- Samara Cazzoli y Goya
- Arthus Bustamante
- Juliana Filetti Mellega
- Juliana Santos
- Fábia Ramalho
- Lusimone Beltrame
- Carolina Videira
- Fabiana Romero Corrêa Salvador
- Walter Marinho
Por um futuro mais inclusivo e diverso
Ainda de acordo com as(os) organizadoras(es), a sociedade precisa ser capaz de atender às necessidades de todos os seus membros, isso só é possível através de transformações, pequenas e grandes, nas famílias, comunidades, escolas, sociedade civil e na mentalidade das pessoas.
“Tudo começa pela aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana, que se dará a partir do pertencer, do conviver e do cooperar. Que esta obra seja um convite às mudanças de pensamento e ações”, conclui o casal.
Além desse livro publicado pela Alexa Cultural Editora ↗, a especialista em superdotação e educação inclusiva Fabiane e seu marido Paulo César Navega também lançaram em agosto a obra “Pessoas e dEficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos”.
Sobre os organizadores
Fabiane Favarelli Navega é Psicopedagoga e especialista em altas habilidades/superdotação. Mestranda em saúde, interdisciplinaridade e reabilitação (UNICAMP). Docente do curso de Pedagogia da UNIFACP e assessora pedagógica para inclusão de estudantes com AH/SD.
Paulo César Tavella Navega é Advogado especialista em Direito Público e Empresarial. Professor de Direito Civil na UNIFACP. Sócio do Pedroso Advogados Associados com atuação em Direito Civil, Comercial, Empresarial, Família e Sucessões.
Compartilhe: Compartilhar este conteúdo
Este post tem um comentário
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa estar conectado para publicar um comentário.
Você também pode gostar

Ação do TJRJ atende população PcD no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Guia de acessibilidade digital do NIC.br: Baixe grátis

A Banda do Serafim: Teatro gaúcho leva espetáculo de bonecos acessível a escolas de SP, PR e RS

Evento de jornalismo especializado 2020 começa dia 1º de dezembro

Musical acessível Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo segue no Sesc Vila Mariana até 29 de outubro

Lesão medular por mergulho: mais de 90% dos casos são com jovens do sexo masculino

60+: Aumento da longevidade e doenças degenerativas

Dia Mundial do Braille 2023: O real acesso ao sistema no Brasil

Edital Mulheres em Movimento 2024: da Amazônia ao Sul, a luta pela inclusão

Abril Azul: Caminhada pelo Autismo ocorrerá em 7 de abril em SP

Transtorno Bipolar: 5 benefícios do tratamento da bipolaridade

Pingback: Pondé nunca esteve sozinho em seu capacitismo e eu posso provar